Algumas curiosidades sobre a humanidade habitam nossos cérebros e, por falta de maior importância, simplesmente não procuramos saber nada a respeito. Uma dessas curiosidades é sobre a mão inglesa, não sei se a maioria de vocês sabe, mas ela é do lado direito do carro (ou pista), ao contrário da nossa que é do lado esquerdo. Você sabe porque esta diferença?

Pode parecer complicado besta e até mais difícil dirigir na mão contrária a que estamos acostumados, mas alguns países usam a direção do lado direito para facilitar a dirigibilidade. Segundo especialistas, a mão inglesa também facilita muito mais a visibilidade. Nos países que utilizam a mão de circulação inglesa, os carros possuem o volante e pedais no lado direito do veículo. Países como a Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales utilizam a chamada mão inglesa.

Essa forma de direção está relacionada à história da França e da Inglaterra. Segundo relatos, na idade medieval, os cavalos circulavam à esquerda para deixar a mão direita livre para segurar a espada. No século XVIII, Napoleão Bonaparte, que era canhoto, decidiu inverter a situação na França. Assim, França e Inglaterra, que eram países inimigos, passaram a circular nas cidades de forma diferente. Com o tempo, os ingleses começaram a dirigir apenas pela pista da esquerda. Essa tendência pegou e é utilizada até hoje.

Algumas ex-colônias britânicas, como Índia, África do Sul e Nova Zelândia, também utilizam a mão esquerda. No Brasil, a mão de direção segue o padrão mundial. Curtiu esta curiosidade? Nós a encontramos no Site de Curiosidades. Dá uma passadinha lá!