O mangá Thermae Romae foi criado pela mangaká Mari Yamazaki. Casada com um italiano, e tendo vivido durante onze anos na Itália, ela se diz fissurada em Casas de Banhos  (no Japão existem casas de banho, similares as chamadas termas romanas, são nomeadas sentō e é uma casa de banhos comunal japonesa), razão pela qual visitou diversos lugares com o seu editor a procura de inspiração para a criação de seu mangá. A história deste manga se compõe em seis volumes no total e todos já foram lançados, sendo encontrados nas livrarias e lojas especializadas em mangás.

Sinopse:

Lucius, um arquiteto da Roma antiga, está tendo problemas em construir termas que interessem às pessoas. Um dia, ele é sugado por um buraco no fundo de um banho, e acaba no Japão atual. Em meio à  muitas confusões, Lucius usa o que aprendeu para construir coisas inovadores quando volta à Roma.

Lúcios Modestus

Arquiteto Lúcios Modestus em uma Casa de Banho.

Um dos motivos para o grande sucesso de Thermae Romae é a mistura de comédia e fatos históricos, usados para contar um pouco do fascínio dos moradores da Roma antiga e dos japoneses pelas termas. Na Itália, um dos lugares onde a história se passa, um grande jornal até estampou a seguinte manchete: “O Império Romano finalmente conquistou o cenário de mangás japoneses!”.

Mangaká Mari Yamazaki, autora de Thermae Romae

O objetivo de Yamazaki na criação deste mangá era mostrar aos japoneses outras culturas, de uma forma mais interessante, e ela realmente o consegue com Thermae Romae! Nos faz viajar na Roma Antiga com muito humor. No decorrer da história ela consegue conectar o Japão à Roma através das Casas de Banho e suas tradições que são muito apreciadas pelos japoneses.

Ao ver a capa do primeiro volume, fiquei um pouco chocado. Mas depois de ler o mangá, vi que faz todo o sentido! Afinal, estamos falando de Roma, onde a nudez foi reconhecida como símbolo de beleza.

Por isso eu recomendo: essa história irá lhe garantir boas risadas com as trapalhadas invenções do Arquiteto Lúcios Modestus, que busca revolucionar a forma que se toma banho em Roma, inspirado nas atuais casas de banho do Japão.

 

Dica: O titulo também possui a versão em anime e em live action! Se você gostar, pode conferir nessas versões também.

Compartilhe: