Top 10 mandingas de ano novo!

-por , em 28/12 -
Top 10 mandingas de ano novo!

Todo ano procuramos seguir tradições no último dia do ano, na grande festa da virada, naquele momento que, acreditamos, todas as energias do universo estão voltadas a planejar seus próximos 365 dias. Para facilitar a vida dos menos tradicionais e mais zoeiros de plantão, vamos enunciar aqui as 10 mandingas mais famosas e tradicionais para a noite de ano novo! Aposto que você já faz a maioria delas.

usar branco

Para trazer paz ao mundo e uma boa dose para nós mesmos, todos devemos usar branco para acompanhar os fogos de artifício.

comer lentilha

Ignorada solenemente durante o ano e desprezada diante do onipresente feijão, a lentilha se vinga no Ano Novo e vai para o prato de todos aqueles brasileiros que desejam que o ano que se inicia, seja próspero.

nada que cisca

Para acompanhar a lentilha, em geral, temos carne de porco, porque alguém inventou que dá azar comer qualquer animal que cisca (aves) ou que anda para trás. Como não dá pra comprar bacalhau duas vezes por ano, elegeram o porco para o réveillon.

roupas intimas

Além da roupa branca para trazer paz, inventaram também que a roupa de baixo contribui enormemente para aquilo que o próximo ano vai ser. Por isso, cada cor de cueca ou calcinha atende a um objetivo, mas é preciso que a peça seja nova!

estar no alto

Para prosperar e atingir o reino dos céus (ou a bonança terrena, caso você não queira ir tão longe no próximo ano), reza a lenda que é preciso passar a virada do ano em cima de uma cadeira ou de um banco e depois descer com o pé direito. Ter um bom ano requer habilidade.

folhas de louro

A verdade é que paz, amor e realizações não são suficientes para que o ano seja bom. Para garantir que venha junto uma quantia das boas, a mandinga diz que devemos colocar uma folha de louro na carteira.

uvas

Uvas trazem sorte. Alguns acreditam que basta comer três delas e fazer um pedido para cada uma, outros afirmam que é preciso comer doze delas. Por via das dúvidas, coma as três primeiras fazendo um pedido para cada uma delas e as outras nove só para reforçar.

pe direito

Os canhotos que me perdoem, mas tudo nas mandingas é feito com uma parte do corpo do lado direito. Vai ver porque estudos dizem que canhotos vivem, em média, nove anos menos que os destros. De qualquer forma, a mandinga diz que, quando der meia-noite, devemos pular com o pé direito.

3 pulinhos

Ainda sobre os pulos, há uma simpatia que diz que – para garantir um ano novo próspero – é preciso dar três pulinhos com uma taça de champanhe na mão sem derramar a bebida e, só depois, jogar tudo para trás sem olhar. Eu avisei que era preciso habilidade, não avisei?

7 ondinhas

Segundo uma das mais consagradas mandingas, é preciso pular as primeiras sete ondas do ano. Se eu fosse você, não passaria o réveillon no Havaí. E também não passaria o reveillon em Copacabana, afinal, vai ser difícil você conseguir se livrar da multidão e chegar na beira da água antes da primeira onda bater. Em todo caso, boa sorte!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você