Mais andanças pelo Peru [Lima]

-por , em 08/08 -
Mais andanças pelo Peru [Lima]

Olá Coxinhos, como estão? Ontem andamos um pouquinho pelo Centro Histórico de Lima e conhecemos um pouquinho da cultura do país e a história da colonização espanhola! Na verdade, tem gente que acha chato esse tipo de passeio, mas sugamos tudo o que foi possível, é uma aula de história viva e a desconstrução de alguns paradigmas!

Posso dizer que mesmo recebendo muitas recomendações de outros viajantes sobre a criminalidade aqui no Peru, principalmente nos centros urbanos, estou muito tranqüila andando pelas ruas e turistando bastante!

rua de lima

As praças centrais tem WiFi liberado e bom! Muito bom! É normal ver pessoas sacando notebooks, smartphones e iPads na rua. No inicio ficamos meio tensos, mas depois relaxamos ~ só um pouquinho também, porque brasileiro de verdade, não relaxa nunca com isso né? Mas a qualquer momento podemos parar e postar alguma coisinha, é bem legal isso. A avenida acima é a ‘Jirón de la Unión’ ~ muito boa para caminhar, com varias lojas, restaurantes e cinemas. Muito bonitinha e organizada!

igreja lima

No meio dessa avenida encontramos esta Igreja chamada ‘Catedral de Nuestra Señora de Mercedes’ ~ a estrutura externa é linda, a arquitetura espanhola é realmente admirável! Mas não entramos, até porque estava fechada! Continuamos nossa caminhada em direção a ‘Plaza de Armas’.

palacio municipal lima

Na Plaza de Armas estão o Palácio Municipal, a Catedral Principal e os prédios dos Ministérios (esse ai em cima amarelinho). Visitamos a Catedral e ela é uma gracinha. Foi reconstruída na década de 1980 depois do terremoto que destruiu praticamente o centro de Lima inteiro. Isso é uma coisa bem ruim de ver, o orgulho que os Peruanos tem da história local e a tristeza que eles contam sobre a destruição por terremotos. Mas isso também faz parte da história e nos, brasileiros, realmente não temos noção do que é passar por isso.

catedral lima

A Catedral principal foi construída por Francisco Pizarro, cujo corpo esta enterrado no local. O guia nos contou uma história muito interessante sobre Pizarro, ele foi um conquistador que fundou Lima, descobriu Cuzco e matou o ultimo soberano do Império Tahuantisuyu ~ erroneamente ensinado para nós como Império Inca. Isso, inclusive, foi uma coisa impressionante que descobrimos! Inca é o nome do titulo do soberano do Império Tahuantisuyu – esta civilização teve ao todo 14 Incas. Fala serio, destruímos suas aulas de história em apenas algumas poucas palavras!

interior da igreja

Esta imagem acima é a parte central da igreja, onde ficavam sentados todos os sacerdotes e o arcebispo nas cerimônias. Cada assento foi talhado a mão e representa uma imagem famosa da igreja católica! É bem bonito!

sacristia

Este é o salão da sacristia, tudo muito rico e ornamentado em vermelho e com muito ouro! Pizarro não tinha origem espanhola, mas por ter se juntado as tropas conquistadoras oficiais, se tornou admirador da riqueza e da ambição do país! Visitar estes lugares da vontade de estudar mais e entender um pouquinho melhor da história do país! E é isso que estamos fazendo, reforçando nossos conhecimentos com cultura e muita informação!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você