Mãe Nerd? Sim, senhora!

-por , em 11/05 -
Mãe Nerd?  Sim, senhora!

Recentemente, acompanhei via rede social, uma noticia sobre mães sexys, logo em seguida, o que achei uma tremenda coincidência: pipocou em minha timeline uma matéria sobre mamães saradas, então me perguntei, onde as mães nerds entram nessa historia? Não que beleza e inteligência caminhem em lados opostos, muito pelo contrário, acho que ambas podem sim ser complementares. Mas digo, por que não valorizar também nossa inteligência?

Esses dias, para a minha surpresa, enquanto eu lia um livro, meu filho senta ao meu lado olha pra mim e diz: “Mãe, você é nerd!

Surpresa com a afirmação tão convicta do meu pequeno, quis saber mais sobre o que ele pensava e então indaguei:

 E o que isso quer dizer?

-Quer dizer que eu quero ser inteligente igual a você! – respondeu ele

Fiquei enternecida com a resposta, quase não contive as lágrimas e naquela hora, me senti muito orgulhosa pela imagem que passo aos meus filhos.

Sim, também tenho outro filho que tem orgulho de minha inteligência. Acho que ser nerd é algo lindo, e influenciar meus filhos desta forma é algo melhor ainda, pois ofereço a eles o melhor que tenho, dando também oportunidades de ver o mundo pelo lado B da coisa.

Vejo ainda que a inteligência materna é pouco valorizada, é logico que “dá mais ibope” matérias do tipo que mencionei no começo deste artigo, do que aquelas que apontam para mulheres que se destacam pela inteligência – Qual é a graça de ser uma mãe nerd? Muita! Isso eu garanto.

Por isso que nós, mães nerds, não devemos sentir qualquer tipo de constrangimento pelo conhecimento que temos, muito menos disfarçar o orgulho que sentimos em ser assim! Afinal, conquistamos toda essa bagagem com muita dedicação, algo semelhante a dedicação que temos depois que nos tornamos mães. Eu quero sim que meus filhos se espelhem em mim, que vejam que não é somente beleza que deve ser valorizada. Quero discutir com eles, temas profundos que contribuam para sua formação, seja ela intelectual ou subjetiva. Quero que eles vejam em mim uma mulher inteligente, única, especial e que saibam que jamais abri mão daquilo que sei em detrimento da beleza. Quero que me vejam como uma pessoa curiosa acerca do mundo e que percebam que assim como eles, eu também tenho muito que aprender ainda.

Como mãe, quero poder olhar para os meus filhos e conversar de igual para igual, rir de coisas que nem todo mundo entende e sentir orgulho de ter criado filhos que admiram meu jeito nerd de ser”, porque isso é uma das melhores coisas que posso dar a eles.  Quero que acima de tudo, eles saibam que fui a melhor mãe que pude ser, que dei o meu melhor e que fiz aquilo que acreditei ser o certo, mostrando que uma mulher pode sim ter orgulho daquilo que carrega e que não precisa ficar se preocupando em ser o que não é.

E, por fim, quero que meus filhos não me percebam como uma “mãe diferente”, mas saibam que eu sou única e sintam orgulho em ter por perto uma mãe assumidamente nerd.

gisele

Luciana Fogo
por

Luciana Fogo

Chocólatra assumida, sou também uma viciada em livros e totalmente capaz de virar a noite com uma boa história! Mas o meu maior amor é ter INFORMAÇÃO! Pergunte que eu descubro!

Recomendamos para você