Escolha uma Página

O MESMO DO MESMO.

Uma das fórmulas mais batidas de filmes de ação espionagem envolve um ladrão galã, obras de arte com valores exorbitantes e uma parceira igualmente bonita. Somamos isso a máfias e transações milionárias e vois lá, está pronto seu filme de ação. Ao longo dos anos, personagens no maior estilo James Bond foram criados e desenvolvidos para o cinema. Enquanto alguns salvam o dia, outros o ajudam a tornar-se mais atrativo. Conheça Ivan Warding, personagem de Theo James em Lying and Stealing.

Sem título em português ou previsão de estreia no Brasil, Lying and Stealing não surpreende, mas não decepciona. O filme é um clichê ambulante, sem grandes surpresas e extremamente previsível. Todos os elementos citados anteriormente estão ali. O longa está avaliado em 63% pelo Rotten Tomatoes, um dos sites de maior referência em opiniões sobre filmes.

O filme

Theo James vive Ivan Warding, o galã citado no início do texto. Warding é um criminoso extremamente habilidosos, especialista em não ser visto e sair carregando algo de valor exorbitante na mala. Suas especialidades são milionários da elite de Los Angeles, cujas paredes de casa são decoradas com pinturas e adornos caríssimos. Ele sempre procurou viver de forma solitária, sem obedecer ordens e apenas fazendo o que faz de melhor.

Seus crimes passados o deixaram em dívida com Dimitri Maropakis (Fred Melamed), um chefão do crime organizado repleto de recursos. Dimitri não é conhecido por perdoar ou dar segundas chances, afinal, ninguém nunca ficou vivo para dizer o contrário. Warding é obrigado a obedecê-lo para pagar suas dívidas, caso contrário, pagará com a vida. Disposto a se ver livre do mafioso de uma vez, ele realiza dois últimos grandes crimes.

Os personagens

Lembram-se da parceira igualmente bonita do primeiro parágrafo? Em Lying and Stealing ela é vivida por Emily Ratajkowski, que interpreta Elyse Tibaldi. A moça é uma atriz aspirante de Hollywood, buscando o sucesso no mundo do entretenimento. Elyse se envolveu com as pessoas erradas e agora está em dívida, tendo de servir de acompanhante de homens ricos e satisfazê-los das mais diversas formas.

Quando os destinos de Elyse e Ivan se cruzam, eles descobrem uma maneira de se ajudar. Ivan quer se livrar de Dimitri e Elsye quer quitar suas dívidas para, enfim, voltar a tentativa de ser atriz. Juntos realizarão um último golpe, mas que promete ser o mais difícil de suas vidas.

Lying and Stealing

Lying and Stealing, como dito anteriormente, é previsível do início ao fim. Basta olhar para o pôster para imaginar que Theo e Emily formarão um casal no longa. Além disso, sabemos que este não é o tipo de filme que surpreende ao matar um de seus protagonistas. Os personagens são dependentes, por consequência, Elyse e Ivan precisam terminar vivos. Não há surpresas, mas com pouca duração (aproximadamente 90 minutos), tornar-se algo agradável e rápido de se assistir.

O filme não consegue seguir um ritmo e pode se tornar chato para o público em alguns momentos. Esperamos por grandes momentos de ação que acabam não acontecendo. Ivan é um criminoso refinado e seus passos são silenciosos. Ao passo que a seriedade dos golpes se agrava, esperávamos cenas repletas de lutas, tiros e sangue espalhados pelo chão. Elas acontecem, mas não são prioridade aqui.

O elenco

O elenco não decepciona, mas sabemos que são capazes de fazer muito mais. No cenário de Lying and Stealing, porém, são exatamente aquilo que o filme precisa que sejam. O roteiro atribui destaque aos dois protagonistas, não dando chance a outro membro do elenco.

Por fim, Lying and Stealing se tornará mais um dentre os filmes de ação envolvendo roubos e “agentes secretos”. Não será lembrado como um dos positivos, mas certamente não estará entre os negativos. É uma boa pedida para um fim de tarde de domingo, na qual não queremos grandes surpresas e/ou cenas de grande emoção. É um filme leve e que provavelmente não mudará a vida de ninguém.

Lying and Stealing ainda não tem previsão de estreia no Brasil.