Estou vendo a onda de protestos, inclusive aqui em Maceió e fiquei com o assunto na cabeça. Como minha coluna não se propõe a temas políticos diretamente, pensei em alguma coisa que tivesse relação com o clima que vivemos atualmente. Diversas bandas utilizam a música, seja ela de qual estilo for para protestar e/ou tomar uma posição em relação a assuntos polêmicos.

 

1 – Megadeth 

 

“Neste dia eu decido ungir meus punhos, Engajando-os no modo de poder e guerra Não paro por nada, Falta pouco para cumprir meu destino, “Desejo, e morrerei por ti, por aquilo em que acredito.” – Dave Mustaine berra isso, embalado por um riff cavalar, e um ódio na voz que te faz levantar e ir pra rua e brigar pelo que você quer.

 

 

É importante frisar que algumas músicas não tem uma temática propriamente política. São músicas incentivadoras, que jogam a realidade na tua cara. Essa música do Megadeth você pode inserir ela em diversos contextos: Se você vai para uma entrevista de emprego, e precisa de ânimo, de força, essa música pode entrar no contexto. Se você vai fazer vestibular, uma cirurgia ou realmente vai para rua protestar, é um bom tema!

 

2 – Metallica 

 

A música a seguir é tapa na tua cara. Dependendo da sua interpretação, ela pode se encaixar em diversas ocasiões de nossas vidas.  – “Ódio, eu sou o seu ódio, Sou o seu ódio quando você quer amor Pague, pague o preço, Pague por nada ser justo.”

 

 

O Metallica sempre conseguiu fazer riffs extremamente pesados e essa música, com um baixo proeminente, realmente é um soco para quem escuta pela primeira vez.

 

3 – Black Flag 

 

“Sentamos colados à televisão a noite toda… E todas as noites! Por que ir ao mundo exterior para tudo? É uma situação assustadora Não temos nada melhor pra fazer do que assistir TV e Pegar um par de cervejas! O noticiário mostra como é lá fora… É assustador! Você pode sair se quiser… Acho que não vamos arriscar!” – O Black Flag fala sobre um assunto que sempre gera polêmica: Televisão. Na verdade, a grade de programação. A letra dá aquela pontada em todos aqueles que estão “alienados”, vivendo em função da TV e só tendo acesso ao mundo exterior através dela:

 

 

4 – Ex4

 

Sempre estou no youtube buscando, fuçando por bandas novas de qualidade.E tem uma boa banda nacional que combina inteiramente com este post:

 

 

Banda de qualidade, com uma leve semelhança com Titãs. Letras bem feitas, ótimos arranjos. Tem potencial para ir muito mais longe. E falando de Titãs…

 

 

Qual versão é melhor é uma opinião de cada um. Eu prefiro essa. Muito mais atitude, mais peso e raiva.

 

5 – Carro- bomba 

 

Uma das melhores bandas no nosso cenário atual, o Carro-Bomba tem músicas marcantes. Você escuta uma vez e… Pronto, gravou! E de acordo com o tema de hoje:

 

 

Música swingada, forte e com uma letra densa, bem interpretativa, indo contra o mundo cada vez mais de “plástico”, sem vida, sem cor.

 

Bonus track: 6 – Ultraje a rigor

 

Tá,eu poderia colocar “Inútil”. Mas aí seria muito óbvio né?! O Ultraje tem diversas músicas que podia entrar nessa lista, mas essa tem um “que” de Brasil :

 

 

Lembrando sempre, muita coisa boa ficou de fora. Eu tentei fazer uma lista diferente, variada, mostrando gente nova e tirando do baú algumas coisas. Se você tem alguma opinião, direcionamento político, alguma revolta e que se expressar, as redes sociais não é o único caminho. Escreva um poema, um texto… Sabe tocar um instrumento?! Melhor ainda! Compunha, divulgue. Use a arte como instrumento para se expressar.

 

Perfil Jefferson

Jefferson Montenegro

Seria lindo um protesto com todos os envolvidos gritando:” THIS DAY WE FIGHT!
Facebook | Twitter

Compartilhe: