Lombinho ao Molho Espumante!

-por , em 12/08 -
Lombinho ao Molho Espumante!

Quem disse que espumante e lombinho são coisas de festas de final do ano? Incrivelmente saborosos e deliciosos, esses dois achados culinários merecem sua atenção ao longo do ano, em pequenos almoços familiares ou para amigos e até mesmo em pequenas comemorações românticas, quem disse que comer na rua é comer melhor? Recomendo demais essa receita, já preparei algumas vezes em minha casa e todo mundo sempre ama. O bom é que ambos – o espumante e o lombinho – ficam super baratos em qualquer mês, por isso vale bem a pena investir nessa super produção para qualquer ocasião. Faça, prove e depois me diga o que achou, lá embaixo, no espaço de comentários, ok?

Ingredientes

01 Peça de lombo de porco (mais ou menos 1 1/2 kg) / Suco de 02 limões / 02 Cebolas raladas / 04 Dentes de alho amassados / Sal e pimenta do reino moída a gosto / 10 Fatias de Bacon Picadinhas / 01 Colher (chá) de alho picadinho / 01 Maçã verde sem casca e sem sementes, picadinha / 100g de Gorgonzola esfarelado / 20g de Uvas passas pretas / 20g de Damasco picadinho

Ingredientes para o molho

Caldo que se formou na assadeira / 1/4 Xícara (chá) de açúcar mascavo / 01 Colher (sopa) de amido de milho / 1/2 xícara (chá) de espumante / 1/4 Xícara (chá) de Uvas passas pretas / 02 Cravos da Índia / 01 Pitada de canela em pó / Sal e Pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparo

Com uma faca afiada limpe 1 peça de lombo de porco (mais ou menos ½ kg). Tempere-o com suco de 2 limões, 2 cebolas raladas, 4 dentes de alho amassados, sal e pimenta do reino preta moída a gosto. Reserve. Numa frigideira coloque 10 fatias de bacon picadinho e leve ao fogo médio para fritar por 1 minuto. Adicione 1 colher de chá de alho picadinho, 1 maçã verde sem casca e sem sementes, picadinha e refogue bem. Desligue o fogo e deixe esfriar. Acrescente 100 gramas de gorgonzola esfarelado, 20 gramas de uvas passas pretas, 20 gramas de damasco picadinho e sal a gosto e misture bem. Reserve.

Com uma faca comprida, reta e afiada e faça um furo no centro da peça de lombo, no sentido do comprimento inteiro, sem furar do outro lado da peça. Retire a faca e volte a furar, no mesmo lugar, mas formando uma cruz. Pegue um pedaço de cano de PVC (com 2 cm de diâmetro e mais comprido do que a peça de lombo) coloque no furo da peça e vá empurrando e rodando o cano para dentro do lombo até preencher a peça inteira. Retire o cano da peça e coloque o recheio de maçã e gorgonzola dentro do cano.

Coloque o cano com recheio inteiro dentro da peça de lombo. Pegue outro cano de PVC, de diâmetro menor (1,5 cm de diâmetro e comprimento maior que a peça de lombo) e tampe uma das extremidades com uma rolha. Coloque o cano com a extremidade fechada com uma rolha dentro do cano com recheio e vá empurrando o recheio para dentro da peça de lombo. Conforme você empurra vá retirando o cano (com recheio) da peça de lombo (como se fosse uma seringa). Faça isso até o recheio preencher toda a peça. Retire o cano.

Numa assadeira coloque o lombo recheado e leve para assar a 180° C coberto com papel alumínio por mais ou menos 2 h. Retire o papel alumínio e deixe dourar por 20 minutos. Retire do forno, corte em fatias e sirva em seguida com molho de espumante.

Para preparo do molho: Numa panela coloque o caldo que se formou na assadeira, ¼ xícara de chá de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de amido de milho, ½ xícara de chá de espumante, ¼ xícara de chá de uvas passas pretas, 2 cravos da índia, 1 pitada de canela em pó, sal e pimenta do reino preta moída a gosto, misture e leve ao fogo médio. Deixe ferver por mais ou menos 10 minutos. Retire do fogo e sirva.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você