CONTÉM SPOILERS!

Locke & Key chegou no último dia 07 de fevereiro na Netflix. A série deu vida aos acalamados quadrinhos homônimos de Joe Hill!

A história acompanha a família Locke se mudando para uma misteriosa mansão após a morte do patriarca. No entanto, a casa guarda chaves encantadas e muitos segredos, que os conectam ao passado. Nossos protagonistas buscam a verdade e tentam proteger chaves “encantadas” de um demônio que não medirá esforços para tê-las. Louco né?

A série tem muitas referências e pensando nisso, listamos aqui algumas que identificamos ao longo dos dez episódios.

Confira:

NÁRNIA

Em um diálogo com sua irmã, Bode menciona um clássico da fantasia ao se referir ao livro O Leão, A Bruxa e o Guarda-Roupa, na seguinte frase: “Somente crianças podem entrar em Nárnia”.

RUFUS

Muitas das atitudes de Bode, em relação ao seu boneco, é baseada na personalidade de Rufus nos quadrinhos!

ESPADA

A cena em questão, foi retirada diretamente dos quadrinhos, uma verdadeira homenagem ao autor e aos leitores da história.

TOM SAVINI

Tom Savini, homenageado pelo esquadrão Savini, fez realmente uma participação especial na série.

SUSSURROS

Já se perguntou por que as chaves sussurram? Isso ocorre devido ao material diferente com que elas foram confeccionadas.

FERRO SUSSURRANTE

Quando Savini diz que a chave é “mais leve do que qualquer ferro que ele sinta”, é uma pista do material que originou as chaves!

HOMEM INVISÍVEL

Se você olhar atentamente para o set do Esquadrão Savini, poderá ver um pôster de O Homem Invisível em uma parede. O original, de 1933, é considerado um clássico.

MEMÓRIAS NÃO CONFIÁVEIS

A ideia é que as memórias não sejam confiáveis, é comunicado pelo fato de que a memória de Bode, do monstro, que viveu no poço é muito diferente da versão que eles acabam encontrando nos quadrinhos.

DESENHOS DE MARCOS

Logo na primeira cena, conseguimos ter o vislumbre de projetos de Keyhouse, o símbolo ômega e até desenhos da Chave Animal, Chave Angel e possivelmente a Chave Skin, que são dos quadrinhos – o irônico é que essas chaves específicas não aparecem na primeira temporada da série!

MATHESON

A expressão “Bem-vindo a Matheson” faz referência ao título da primeira HQ “Bem vindo a Lovecraft”. Nos livros, o autor Joe Hill nomeou a cidade em homenagem ao autor de horror HP Lovecraft, enquanto no programa, o nome foi alterado para fazer referência ao autor de terror Richard Matheson.

PSICOSE

Os irmãos protagonistas da história, fazem referência à Psicose ao olhar a Keyhouse pela primeira vez. Eles comentam: “Um pouco Norman Bates, né?” – Curiosamente , Carlton Cuse, produtor da série, também produziu a série Bates Motel (inspirada na história de Psicose).

RELÓGIO

Ele não entra em jogo nesta temporada, mas o relógio do avô, no saguão de Keyhouse, é importante nos quadrinhos – com a ajuda do Timeshift Key, ele permite que Kinsey e Tyler se tornem viajantes do tempo e vejam eventos do passado da Keyhouse!

HARRY POTTER

As semelhanças com Harry Potter são notórias e a série não poderia deixar isso em branco. Podemos ver uma pequena piada de Hogwarts, principalmente sobre o recebimento da cartinha, no primeiro episódio!

O ILUMINADO

Não poderíamos deixar de notar isso, não é mesmo? Bode corre pela Keyhouse com seus tênis de rodinha – o que se assemelha à Danny, com seu tricículo, em “O Iluminado”!

POR QUE OS ADULTOS NÃO LEMBRAM?

É uma regra promulgada por um ancestral de Locke, chamado Hans Riffel. Ele quis garantir que os adultos não pudessem usar as chaves para o mal.

CHAVE FANTASMA

A observação de Bode de que o corpo de uma pessoa que usa a Chave Fantasma é “como uma meia sem um pé nela”, é uma frase retirada dos quadrinhos.

LUCAS

A infecção de Lucas nos quadrinhos e na série funciona de forma distinta: nos livros, Rendell e seus amigos usam a Chave principal (chave da cabeça) para tirar todas as suas memórias de aventuras e a magia da Keyhouse. Eles esperam que isso seja suficiente, mas a personalidade de Lucas é significativamente alterada depois. Quando ele finalmente recupera suas memórias e fica furioso, eles são forçados a matá-lo.

ESCURIDÃO

A frase “olá, escuridão, meu velho amigo” é também uma frase tirada dos quadrinhos. Essa é uma referência à música de 1964 de Simon & Garfunkel, “Sound of Silence”!

A primeira temporada de Locke & Key já está disponível na Netflix!