O lixo plástico está se transformando!

-por , em 24/06 -
O lixo plástico está se transformando!

Sabe aquele tipo de pesquisa que te faz pensar, e muito, sobre o que vai acontecer com o futuro da Terra? Na verdade, mais do que pensar no futuro da Terra, é importante pensar de onde viemos, o que eram os seres vivos desse planeta que habitamos há muitos anos? Como eram as rochas, os terrenos, o ar? Quando analisamos tudo isso, chegamos à conclusão de que somos apenas parte de toda essa evolução. Começamos a acreditar que o presente, passado e possível futuro, podem existir em linha reta e que causamos todos os problemas aqui na Terra por um motivo maior. Não um motivo maior do nível religioso, mas do nível científico mesmo. Porque estamos aqui, estragando tudo o que a natureza criou? Porque achamos que somos o centro do universo, quando nascemos e morremos como todo o resto na natureza?

Pois é, pois parece que tudo tem uma razão gigantesca de ser mesmo, e até mesmo nosso impacto negativo já está sendo visto com outros olhos pelos cientistas de todo o mudo. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Western Ontario, o nosso lixo está formando um novo tipo de rocha – seria isso possível mesmo? Parece que o novo material ficará para sempre no registro rochoso do nosso planeta e ele é formado a partir da aglomeração do lixo plástico derretido em praias que se mistura com sedimento, fragmentos de lava e detritos orgânicos. Esse material foi encontrado na praia Kamilo, no Havaí (uma das ilhas mais sujas do mundo), mas não é improvável que ele também exista em outras partes do planeta.

O material recebeu o nome de plastiglomerado, e foi encontrado em duas formas. A mais comum se forma como estruturas rochosas soltas ao combinar conchas, corais, basalto, detritos de madeira e areia com plástico derretido. A outra variação, mais rara, ocorre quando o plástico derrete sobre a rocha e se incorpora a ela. O estudo foi publicado na GSA Today. Não é exatamente novidade que a passagem da humanidade na Terra deixará marcas eternas no nosso planeta, mas é triste perceber que isso é causado pelo nosso descuido com o planeta. Ao menos as futuras civilizações, seja lá como forem, terão algo a mais para estudar sobre os nossos tempos. [ScienceAlert]

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você