É fato que o cinema, e os streamings estão apostando nas adaptações. E principalmente as adaptações oriundas de livros tem ganhado grande força, desde que grandes sagas ganharam espaço na mídia, entre elas: Harry Potter, Jogos Vorazes e Divergente isso vem crescendo mais e mais. Quem ganha com isso tudo, principalmente somos nós que podemos ver nas telas, aquilo que sempre esteve presente na nossa imaginação. Mas, principalmente além de fomentar a indústria do entretenimento, incentiva e muito o consumo literário o que por si só, já é um grande ganho cultural.

Listamos aqui, entre filmes e séries que foram baseados em livros, será que vc sabia?:

ALTERED CARBON

A série da Netflix foi inspirada na série de 3 livros escritos por Richard Morgan, sendo o primeiro lançado em 2002. O Thriller de ficção científica acompanha Takeshi Kovacs, um ex-militar de elite, após sua última morte, tem sua consciência transportada a Bay City, a antiga São Francisco, e é trazido de volta à vida para solucionar o assassinato de um magnata.

ENDER´S GAME

Inspirado em um conto publicado em 1977 na revista Analog Science Fiction and Fact. virou livro nas mãos de Orson Scott Card, publicado em nos EUA em 1985 e no Brasil em 1990. A adaptação cinematográfica foi lançada em 2013 com Asa Butterfield no elenco e na trama, para impedir um novo ataque da força alienígena que quase acabou com a raça humana, o jovem Ender Wiggin é recrutado pelo corpo militar internacional. Ele treina para se transformar no melhor jogador, e sua missão é acabar com a guerra.

EU SOU O NÚMERO 4

O primeiro da série de ficção com 7 livro conhecidos como “Os Legados de Lorien”; lançado no Brasil em 2011, sendo adaptado para o cinema em 2011. Acompanha Nove alienígenas fugiram do planeta Lorien, onde eram conhecidos por números, para se esconder na Terra. O objetivo era se esconder dos Mogadorians, inimigos que precisam eliminar todos eles – e na ordem certa – para que poderes especiais não possam ser usados contra eles no futuro.

JOGADOR NUMERO 1

Escrito por Ernest Cline, foi lançado em 2011 e adaptado para os cinemas em 2018. A história se passa no ano de 2045, o mundo passa por uma grande crise energética, destruição e pobreza são os cenários mais comuns.

O MARAVILHOSO AGORA

Escrito por Tim Tharp e publicado em 2008, ganhou uma adaptação para os cinema com Shailene woodley e Miles Teller em 2013. A trama acompanha Sutter Kelly, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa.  Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre.

HOMENS, MULHERES E FILHOS

Escrito por Chad Kultgen, foi publicado em 2011. Sendo adaptado para o cinema em 2014, com grandes nomes em seu elenco. A história carregada de dramas e aprendizados acompanha Adultos e adolescentes tentam reorganizar seus relacionamentos, transformados pela internet.

NERVE

Escrito por Jeanne Ryan, publicado em 2012, ganhou uma adaptação para o cinema em 2016 que acompanha Vee, pressionada pelos amigos, decide participar do jogo online Nerve, que faz desafios reais aos seus jogadores. Porém, o jogo toma um rumo assustador e, ao chegar no estágio final, Vee precisa tomar decisões que irão determinar o seu futuro. Esse é um dos casos onde o livro e o filme são muito diferentes!

O ÓDIO QUE VOCÊ SEMEIA

Escrito por Angie Thomas e publicado em 2017, foi adaptado para o cinema em 2018 e conta a história de Starr Carter é uma adolescente negra que presencia o assassinato de Khalil, seu melhor amigo, por um policial branco. Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade pela honra de seu amigo, custe o que custar.

PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN

Escrito por Lionel Shriver, foi publicado em 2003, ganhando uma adaptação cinematográfica em 2012 que inclusive ganhou globo de ouro e outros prêmios. A trama acompanha a narração de Eva, lidando com as consequências da criação conturbada de Kevin, hoje acusado por um crime terrível.

O EXORCISTA

Escrito por William Peter Blatty, foi publicado em 1971, virando filme em 1973. O filme aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos. O livro de Blatty teve inspiração no exorcismo de um garoto de 14 anos de idade, documentado em 1949.

QUEM É VOCÊ ALASKA

Escrito por John Green, foi publicado em 2005. Depois de muito se especular, ganhou uma adaptação em 2019 pela Hulu. Tanto o livro, quanto a série acompanha Miles que decidiu se matricular em Culver Creek, o mesmo internato no Alabama em que seu pai estudou.  Enquanto busca se encontrar e descobrir quem é, ele vive experiências inesquecíveis ao lado de Coronel, Takumi e da enigmática Alasca. Depois dela, a vida de Miles nunca mais será a mesma.

Existem muitas outras adaptações que não mencionamos aqui. Entre elas: A Bússola de ouro, Psicose, Duff, A barraca do Beijo e até mesmo Por Lugares Incríveis. Conhece mais alguma? Conta pra gente!