Quando falamos em leitura geek/nerd, alguns clássicos se sobressaem. É o caso de “The Witcher”, “O Hobbit”, entre tantos outros. Então, que tal uma lista mágica com 8 Livros que todos os nerds devem ler?

A cultura nerd vêm crescendo a cada ano, com isso, livros e games traçam vínculos bastante em comum. Desde a criação de personagens mágicos, narrativas construídas em torno deles, aventuras em reinos imponentes e linguagem criativa. Entre os gêneros mais populares, destacam-se as histórias de super-heróis, de fantasia e ficção científica.

Conheça as obras mais imperdíveis de todos os tempos; são 8 leituras nerds obrigatórias. Vem ver!

1 – O Senhor dos Anéis

A trilogia tão aclamada no cinema foi lançada na década de 1950 por J.R.R. Tolkien. Os livros contam a história de Frodo, um jovem hobbit encarregado de destruir um anel mágico que contém poderes sobrenaturais. 

Assim como nas telonas, as sagas “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei” reúnem aficionados por todo o mundo. É impossível falar de cultura nerd sem mencionar as obras mais marcantes de Tolkien.

2 – Harry Potter

Entre os livros que todos os nerds devem ler, a saga de Harry Potter está nas principais prateleiras. O livro, escrito pela autora britânica J.K. Rowling, é dividido em 7 volumes. A narrativa conta a história de um jovem que soube no dia do seu aniversário que é filho órfão de pais bruxos, além de possuir poderes mágicos. 

Podemos dizer que o sucesso dos livros também é consequência das produções cinematográficas. As quais arrebataram milhões de geeks até os cinemas mundo afora. Trata-se de uma das aventuras mais reverenciadas pelos apaixonados por fantasia.

3 – Eu, Robô

A coletânea produzida por Isaac Asimov, entre 1940 e 1950, reúne 9 volumes que desenvolvem a revolução das máquinas diante do tempo. A linha traçada pelo autor envolve leis da robótica, potencializando seu modelo de ficção científica.

A partir de Eu, Robô, novos contos literários surgiram através da mesma temática. Comprovando o sucesso da obra para a cultura geek. 

4 – The Witcher

Recentemente disponibilizada na Netflix, a narrativa de The Witcher se transformou em série, estrelada pelo ator Henry Cavill. No entanto, a franquia foi lançada pelo polonês Andrzej Sapkowski, na década de 80.

Nela conhecemos a história de Geralt de Rivia, um mutante poderoso que convive com outros personagens mágicos. Entre os destaques da saga, estão: A Espada do Destino e O Sangue dos Elfos.

5 – O Guia Definitivo dos Mochileiros das Galáxias

Se você é uma daquelas pessoas que adora mergulhar em um universo diferente de tudo que já viu, esta saga irá te prender do início ao fim. Estamos falando de cinco volumes que revelam a vida de Arthur Dent. Um cidadão bastante comum que vê uma reviravolta surgir em sua vida.

Depois da descoberta de que sua casa havia sido demolida, Arthur descobre que o mesmo acontecerá com o planeta. O personagem cria uma amizade inesperada com um alienígena conhecido como Ford Perfect. A quem recorre para ajudar a resolver todo este dilema.

6 – Contato

A obra “Contato”, desenvolvida por Carl Sagan, é um verdadeiro clássico da ficção científica. Onde podemos vislumbrar como o contato com seres fora da Terra poderia ser diferente de tudo que já vimos no cinema.

O autor, que também é astrofísico, compõe seu romance com paralelos entre a narrativa e sua percepção científica. O livro apresenta a possibilidade da captação de sinais no radiotelescópio, contendo mensagens significativas. As quais podem servir de aprendizado sobre as nuances do universo e da humanidade.

7 – Guerra dos Tronos

A literatura que virou sucesso da TV, traz à tona diversos enredos que se alinham de maneira magnífica. A saga de George R.R. Martín valoriza os cenários medievais, as tragédias, guerras, seres com poderes mágicos e o simbolismo dos reinos imponentes.

A partir desse livro que todo nerd deveria ler, destacamos as forças naturais e sobrenaturais. Estas imperam entre os Starks, Lannisters e outras figuras marcantes. O que vale em “Guerra dos Tronos” são os sacrifícios, o instinto de sobrevivência, a paixão pela vitória e o Trono de Ferro.

8 – A Piada Mortal

Uma leitura obrigatória para todos os membros e simpatizantes da cultura nerd é o inesquecível clássico “A Piada Mortal”. Nos quadrinhos, o super-herói é sempre enaltecido pela sua representação de justiça, bondade e poder. Porém, a grande tirada desta obra é a história intensa de Coringa, um dos maiores vilões de todos os tempos.

Alan Moore, um dos roteiristas mais privilegiados da ficção, construiu uma história impecável para revelar a origem do temido vilão. A ilustração incrível feita por Brian Bolland é outro grande destaque que conduz a loucura do Coringa com muito talento. Fazendo com que o livro seja uma referência nas narrativas do Batman.