LIVRO | O Caso da Mansão Deboën, de Edgar Cantero

Scooby-doo be doo!

Antes de receber da Editora Intrínseca, O Caso da Mansão Deboën, nunca tinha ouvido falar de Edgar Cantero. O escritor espanhol certamente surpreendeu com o lançamento de seu mais novo sucesso. O livro traz uma capa colorida, que passa a fazer sentido depois de conhecermos a história. Inicialmente pensamos ser uma trama infantil e/ou típica adolescente. Mas ao passo que a história se desenvolve, vemos pontas soltas serem atadas e um verdadeiro thriller se desenvolver.

Sinopse

Mais de uma década antes, em 1977, eles eram apenas quatro jovens inquietos, acompanhados de um simpático cachorro, quando foram até o lago da cidade de Blyton Hills para desvendar um mistério. Em vez de monstros assustadores e espíritos vingativos, o Clube dos Detetives de Blyton, como eles se intitulavam, descobriu que tudo não passava da tramoia de um criminoso fantasiado. Mas o que eles viram e ouviram naquele dia jamais deixa de aterrorizá-los.

Com a vida estagnada e imersa em um caos insuportável, Andy se convence de que é preciso enfrentar o passado que não os permite seguir em frente. O grupo então se reúne para tentar entender o que realmente aconteceu naquele fatídico verão e, desta vez, terão certeza de que a resposta é muito mais macabra e perigosa do que imaginavam.

O livro

O que aconteceria se misturássemos Scooby-Doo com Supernatural, transformando-os em um livro? É provável que o resultado fosse O Caso da Mansão Deboën.

O trama traz um grupo formado por três jovens amigos e um cachorro. Conhecidos como O Clube dos Detetives de Blyton, Andy, Kerri, Nate e Peter, os jovens só queriam se divertir nas férias de verão. Como toda criança, procuravam pistas e tentavam resolver mistérios da cidade. Ao lado de Sean, um weimaraner gigantesco, eles rondavam Blyton Hills solucionando casos bizarros.

Inegavelmente, as semelhanças com os os donos da Mistério S.A não são poucas. Mas nada com Cantero é por acaso, nem mesmo as referências. O livro é sim uma homenagem do escritor ao desenho animado, buscando trazer uma história mais madura.

 

A História

Anos após o acontecimento que marcou sua infância, o Clube dos Detetives de Blyton decide se encontrar. Ninguém superou o que aconteceu no passado, por consequência, o futuro deles se tornou assombrado. Um grande marco aconteceu ao passo que a vida dos jovens seguiu em frente. Peter não resistiu às lembranças de Blyton e acabou tirando a própria vida. Andy teve problemas junto a polícia, Nate foi parar em hospício e Kerri é uma bióloga frustrada. Tim, seu cachorro, é um descendente de Sean.

Mesmo que não esteja mais entre eles, Peter está constantemente na mente de Nate. O menino tem visões do amigo, que procura o ajudar a sobreviver no dia a dia. Ao lado de Andy e Kerri, o grupo retorna à cidade que os marcou. Muita coisa mudou, mas o oculto e o desconhecido permanecem no Lago Adormecido. Antigos mistérios serão investigados e pontas soltas serão, enfim, amarradas.

O Caso da Mansão Deboën

O livro de Edgar Cantero me surpreendeu. Além de fazer inúmeras referências a Scooby-Doo, a maneira como o autor desenvolve seus personagens e cenários nos possibilita criar imagens na cabeça. São muitos detalhes sobrenaturais, e embora tenhamos pontos de realidade, há elementos que precisam ser imaginados.

A trama é repleta de mistérios, envolvendo criaturas subterrâneas e um antigo deus vingativo. Há momentos em que é possível imaginar o que vai acontecer no final e isso pode chegar a desanimar. Mas não larguem de mão, pois Cantero certamente surpreende. Com uma escrita leve, porém madura, ele estimula a curiosidade e a ansiedade do leitor. E quando achamos que detalhes não serão solucionados, ele encontra sua maneira de atar as últimas pontas.

Horror?

O principal enfoque de O Caso da Mansão Deboën não é o terror. Assim como acontecia no desenho, provocar medo não era realmente o objetivo de cada episódio. O livro replete tal façanha, buscando estimular o mistério e a criação de teorias apocalípticas sobre os acontecimentos.

Então se você não curte livros de terror por medo, fique tranquilo, O Caso da Mansão Deboën é ótimo!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

SINTONIA | Série da Netflix idealizada por KONDZILLA chega esse ano!

Com produção de LosBragas Mais um sucesso da Netflix está chegando esse ano. Trazendo seis episódios de 40 minutos cada, Sintonia será produzida por Rita Moraes, Felipe Braga e Alice Braga. Felipe participou também da idealização da série, ao lado de ninguém menos do...

NETFLIX | Confira as informações da empresa na E3!

Obrigada Netflix Na última quarta-feira, a Netflix realizou um painel no E3 Coliseum. O objetivo foi discutir o trabalho companhia com alguns dos desenvolvedores de games mais talentosos do mundo. Com isso, o streaming busca construir jogos que darão aos fãs a...

O ESCOLHIDO | Série estreia em junho na Netflix!

Série estreia dia 28 Mais um sucesso está chegando à Netflix. O streaming lançou hoje o pôster e o trailer oficiais de O Escolhido, primeiro suspense sobrenatural brasileiro da plataforma. https://www.youtube.com/watch?v=MDjQ_N4lYok No vídeo podemos ver a identidade...

Compartilhe:

Quem escreveu?

Paula Ramos

How you doin'? Aluna da Sonserina esperando a carta de Hogwarts desde os 7 anos de idade. Bióloga de formação, jogadora de quadribol, professora de idiomas, constantemente no lado negro da força e uma pessoa traumatizada por não ter virado CSI.