O Boulevard Olímpico, novo pedaço preferido do carioca, foi escolhido para receber a primeira edição da LER. Entre os dias 24 e 27 de novembro, das 10h às 21h, o espaço se transformará em Boulevard Literário com a presença de escritores, editoras, livrarias e leitores.

Com acesso gratuito ao público, o evento será realizado no Píer Mauá e a programação vai celebrar a literatura em toda a sua diversidade. A LER vai proporcionar debates de diferentes assuntos com as mais variadas vozes. De acordo com Jerônimo Vargas, diretor da Base Eventos, a LER tem como foco a troca de conhecimento, a interação e a discussão. “A LER será um evento que entrará para o calendário da cidade do Rio”, acredita Vargas, que espera um público de 80 mil pessoas.

O evento conta com exposições interativas e oficinas de escrita. A programação do Café do Livro inclui, entre outros assuntos, ficção policial, memória, poesia, sexualidade, comportamento e tecnologia, reforçando a diversidade.

Juntam-se ao Café do Livro espaços infantis para promover o hábito da leitura de forma lúdica, área dedicada à leitura para jovens adultos, apresentações teatrais de clássicos da literatura nacional, além do Jardim Literário, que contará com convidados declamando poesias, esquinas com espaços para lançamento de livros e encontro com blogueiros, área dedicada a saraus abertos à participação ativa do público e o salão do livro com estandes de livrarias e editoras independentes e artesanais. Os sebos e os livros digitais também terão áreas destinadas a eles.

Um dos apoiadores do evento, o Canal Futura apresentará uma série de curtas-metragens que têm a literatura e a diversidade como temas. A área de convivência, o Boulevard Literário, contará com food trucks e quituteiras da região, além de bancos em formatos de livros, minibibliotecas e personagens de grandes clássicos da literatura circulando para animar o público presente.

Quem adora gibis não pode deixar de passar na Gibizeira, uma grande feira de quadrinhos, com venda de material, oficinas, intervenções e trocas de informações, aproximando público e artistas. Luiza Lemos e Roberta Araujo dividirão uma mesa para bater um papo sobre quadrinhos, tabus, gênero e feminismo.

Já Alex Genaro e João Carpalhau falarão sobre o tema “Uma desconstrução do modelo do herói tradicional à brasileira”. Os dois são criadores do Detrito, quadrinho publicado pelo selo Capa Comics, que traz a Baixada Fluminense retratada como pano de fundo. Cartunistas cariocas que tiveram suas carreiras iniciadas em “O Pasquim”, Amorim, Ykenga e Ota conversam com o público sobre a mudança dos gibis ao longo dos anos. E, ainda, cerca de 30 artistas renomados estarão expondo seus trabalhos no festival.

A LER também está repleta de atrações para geeks e nerds. O Conselho Jedi Rio de Janeiro, grupo que promove anualmente a Jedicon, realizará atividades nos quatro dias de evento. Nos dias 24 e 25, o público assiste, no Espaço Geek, o painel “Geeks Independentes, um bate-papo com autores independentes de ficção”, que apresenta os novos talentos da literatura e os desafios de se lançar no mercado literário.

Diariamente, o auditório e teatro Machado de Assis receberá o Painel Jedicon, com os temas: “O estrondoso despertar da força”, “Desbravando o universo expandido de Star Wars na literatura”, “Rogue One – uma história Star Wars”, “Almanaque Jedi e a trajetória do Conselho Jedi Rio de Janeiro”.

Outra atividade diária é o “Quis” sobre as principais franquias do mundo geek/nerd, das 11h ao meio-dia, no Espaço Jovem. No Palco Sarau, haverá um concurso de cosplayers, com premiação de um kindle por dia para a melhor performance, das 14h às 16h.

A lista de autores confirmados no evento é extensa contando com a presença de Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Marcelo Rubens Paiva, Alberto Mussa, Paulo Lins, Eucanaã Ferraz, Gregório Duvivier, Heloísa Seixas, Luiz Antônio Simas, JP Cuenca, Mario Lucio Souza, Sérgio Rodrigues, Pedro Dória, Mary del Priore, Teresa Cárdenas, Aílton Krenak, Raphael Montes, Ana Paula Maia, Rafael Cardoso, Alexandra Lucas Coelho, José Luiz Peixoto, Alessandra Maltarollo, Sérgio Monte, Amara Moira, Ana Miranda, Ana Paula Maia, Ana Paula Lisboa, Braulio Tavares, Joaquim Ferreira dos Santos, Raphael Vidal, Thammy Miranda, Miró, Bruna Beber, Anderson França e Vinícius Grossos.

Leia mais sobre Eventos e Livros