A mitologia grega sempre esteve presente nos filmes, mas eles nem sempre foram coerentes. Algumas histórias distorcem as lendas originais, entretanto não podemos dizer que todas as adaptações foram de péssima qualidade. Vou começar falando um pouco sobre um filme atual: Percy Jackson, que lançou seu  segundo filme recentemente.

A trama juvenil, baseada nos livros de Rick Riordan, fala sobre como surgiram os  Semi-Deuses (já o filme não é tão fiel ao livro quanto a mitologia). O filme nos mostra o Minotauro, a Hidra e a Medusa. Por exemplo: a Medusa, personagem tão temido na Mitologia era uma mulher bela mulher de asas de ouro e presas de bronze, que possuía três irmãs, as quais  foram castigadas por Atenas por sua ousadia em dormir com Poisedon dentro de seu Templo. Medusa foi então transformada num ser repugnante de pele escamosa e de cabelos de serpente, e aqueles que olhassem para ela seriam transformados em Pedra! Já no filme, de forma engraçada, Percy mata a medusa olhando através do reflexo no Ipod.

images-3

O mais interessante é que a Medusa sempre tem a cabeça arrancada – vemos isso em outro filme, um dos mais discutidos: Fúria de Titãs que mostra a rebelião de mortais contra Deuses. O filme teve sucesso e as lutas foram muito bem produzidas. A morte da Medusa nesse filme teve outros motivos, seu objetivo foi usarem sua cabeça para derrotar o Kraken.  Um outro detalhe: no Jogo God of War, Kratos usa a cabeça da Medusa o tempo todo!

clash_of_the_titans_42

A Medusa já é figura pop dos filmes e séries, mas poucas pessoas conhecem realmente sua história. Então, por que os filmes distorcem para melhor se adaptar a História dos  Livros?