Legend of the Five Rings!

-por , em 21/11 -
Legend of the Five Rings!
Legends of the Five Rings completa 15 anos com uma luxuosa nova edição (4ª) que promete atrair novos jogadores para o gênero de Fantasia Samurai. Para os que não conhecem, Legends of…* ou L5R é o primo card games de mesmo nome, em que o resultado dos torneios interfere diretamente nos eventos históricos do Império Esmeralda de Rokugan – o RPG acompanha tais mudanças desde sua estréia em 1995. O jogo trata das aventuras dos samurais de Rokugan, seus dilemas morais, suas intrigas políticas e guerras a serviço dos senhores de seus respectivos clãs, além de lutar contra a ameaça sobrenatural.

Com o passar do tempo, história começou a se tornar uma grande confusão para os que iniciavam no game e a editora, Alderac, resolveu criar então uma nova edição “temporalmente neutra”, ou seja, que pudesse ser utilizada em qualquer Era, por veteranos ou iniciantes.
A quarta edição foi pensada para resolver todos os problemas – e eram muitos – das anteriores. De cara, o desejo era reformular e simplificar a complexa malha de regras herdadas das versões anteriores, e nisso a editora foi extremamente bem sucedida. Tudo está mais conciso e dinâmico, como dizem os jogadores, todos os itens do livro estão mais ‘bem definidos’. O combate foi reconstruído praticamente do zero, com manobras que fazem sentido, finalmente. Mas além da limpeza de todas as regras e definições, a edição dos textos melhorou bastante, e as ilustrações então, nem se fala… Todas elas evocam pinturas japonesas, de muito respeito.
Existe um suplemento já publicado chamado Enemies of the Empire, um manual de monstros com regras adicionais para ronin e outros componentes humanos, muito superior ao Creatures of Rokugan da terceira edição. O próximo livro é o Emerald Empire com várias informações sobre a geografia, leis e costumes do Império. Estão previstos mais dois livros para o futuro, um sobre os grandes Clãs e outro sobre várias Eras diferentes.
Veja algumas imagens dos clãs de L5R e anime-se para começar uma campanha:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você