O legado da Bienal do Livro no Brasil!

-por , em 07/09 -
O legado da Bienal do Livro no Brasil!

De dois em dois anos, como o próprio nome já diz, acontece a Bienal do Rio de Janeiro, com estandes das maiores editoras, com autores e lançamentos imperdíveis. O que a bienal de 2015 tem de diferente das edições anteriores do evento? Você já viu a quantidade de matérias sobre os Booktubers nos maiores canais de comunicação? Cada vez mais se fala daqueles que atuam na internet, diariamente, motivando jovens de todas as idades a ler, a conhecer histórias fantásticas e personagens fictícios e reais da história do mundo. Esse ano, os livros mais vendidos na Bienal do Rio de Janeiro, pertencem aos maiores youtubers do Brasil – jovens que tem, entre 20 e 30 anos e que trabalham, por prazer, no mundo do entretenimento virtual.

A internet, vista como vilã por diversas gerações que não estavam acostumadas com sua utilização tão intensa, está transformando a vida, a mente e o futuro de muitos jovens no Brasil. Sabemos da dificuldade de investimento que nosso país tem, o governo dificilmente prioriza a cultua em um momento que falta saúde e muitos outros detalhes básicos para nossa sobrevivência. Ver uma geração de jovens que se empenha em criar, por conta própria, uma massa de outros jovens culturalizados, chega a ser incrível demais.

Por isso, pela primeira vez, desde que foi criada, a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, se tornou um evento muito maior do que simplesmente exposição de livros e lançamentos das editoras nacionais. As palestras estão lotadas., os autores nacionais, internacionais, conhecidos, desconhecidos, famosos ou não, estão sendo ovacionados, interrogados e entrevistados por jovens de todas as idades – sério, tem youtuber, ou booktuber, de 10, 11 anos. E eles levam a sério tudo o que fazem!

São jovens que leem mais de 10 livros por mês, que falam bem, se expressam melhor ainda e garantem que, seus amigos conhecidos e desconhecidos, terão o mesmo direito que eles, de ler histórias fantásticas e melhorar o futuro que sempre foi tão incerto por aqui. Dá um certo orgulho assistir que, os jovens de hoje, não mais precisam de governos, instituições e pessoas mais velhas para lhes dizer o quanto é importante manter o hábito da leitura – eles o fazem por prazer. Eles não precisam de uma prova de literatura para ler um livro de Machado de Assis e esquecer o que foi lido depois, eles fazem porque é gostoso conhecer a história literária do nosso país.

Bienal do livro 2015

Se você mora no Rio de Janeiro e ainda não foi na Bienal do Livro, se é um jovem ou se tem filhos, sobrinhos, netos, que amam ler, amam cultura e são apaixonados por internet, vá até a Bienal. Experimente um dia desse delicioso evento que, só nos traz alegrias e conhecimento! 🙂 Para maiores informações sobre o evento, clique aqui e vá para o site oficial.

E se quiser nos acompanhar pela Bienal, confira nossas redes sociais e inscreva-se em nosso canal no Youtube, os links estão aqui embaixo:

Facebook Instagram Snapchat Twitter Youtube

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você