Nesta quinta feira (14/07), a Samsung lançou oficialmente no Brasil o sistema Samsung Pay, que permitirá aos seus usuários realizar pagamentos em estabelecimentos diversos utilizando seus smartphones ao invés do cartão. Apresentado durante o lançamento do Galaxy S7, inicialmente com suporte para cartões de crédito e débito das bandeiras MasterCard e Visa, o sistema, que passou por um período de testes desde junho, agora está pronto para ser utilizado por todos e, permitirá o cadastro até 10 cartões por aparelho.

A grande diferença do sistema da Samsung para os que são oferecidos pelas concorrentes Apple eAndroid, é a tecnologia MST (Magnetic Secure Transmission), que gera um campo magnético similar ao gerado pelas tarjas dos cartões. Esse pequeno detalhe torna possível que mesmo terminais de pagamento sem a função contactless, possam aceitar o sistema, bastando aproximar o smartphone da área onde a tarja do cartão deveria ser utilizada.

Para realizar os pagamentos, o sistema é até bem simples e requer poucos passos: selecionar o cartão, identificar-se utilizando sua digital e aproximar o smartphone do terminal de cobrança. E a versão para o Brasil conta com uma opção extra: gerar em código de barras o seu CPF, para ser escaneado pelo atendente em casos de notas com o CPF, facilitando o processo.

Lançamento Samsung Pay

Não haverá cobrança de taxas para os usuários do serviço e, o sistema estará disponível, à partir do dia 19/07,  para os aparelhos Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy S6 Edge+, Galaxy Note 5, Galaxy A5 (2016) e Galaxy A7 (2016). As variantes existentes no Brasil do Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge não suportam a tecnologia MST, então, embora possam utilizar o sistema, não poderão fazê-lo em terminais de pagamento sem a função contactless.