Olá Coxinhos, tudo bem? Hoje vou compartilhar com vocês uma dica super legal de museu para visitar em Lima, ‘La Casa de la Gastronomia Peruana’! Para os que curtem uma ótima culinária, é uma boa pedida. A culinária peruana é muito famosa no mundo inteiro, já vimos varias escolas espalhadas por toda a cidade! Aos sábados acontece um festival gastronômico bem pertinho do centro da cidade, e chef’s famosos fazem pratos típicos daqui! Neste sábado visitaremos o festival, depois conto para vocês como foi!

No museu gastronômico podemos entender um pouquinho da história dos pratos mais famosos do Peru, a origem e o porque de algumas combinações! A maioria dos pratos é extremamente carregada de temperos picantes, tudo por cauda do frio e da altitude das cidades peruanas. O sabor agridoce também é bastante explorado, assim como o consumo de bebidas bem adocicadas, tudo para aquecer o corpo.

O cultivo de grãos e de raízes como a batata doce, por exemplo, também é explicado pela vegetação local! O museu é muito bonitinho e interessante para qualquer turista! Tem bonecos de cera espalhados por todo o local, interpretando cenas famosas de pessoas fazendo frango, pão, cultivando alimentos e vendendo pelas cidades.

 

A civilização Inca era adoradora de deuses como o Sol, a Lua e o Mar. As plantações eram planejadas e organizadas com uma perfeição que poucos países conseguem fazer hoje em dia. Eles eram bem desenvolvidos em muitas atividades. Tinham plantações sazonais, respeitando o tempo de recuperação das terras e as fases do sol e da lua – o que para nós, hoje, são as estações do ano.

O legal nesse museu é a representação dos pratos típicos da região em fotos e em cera. Debaixo de cada foto dos principais pratos você pode encontrar uma vasilha com todos os ingredientes utilizados naquele prato. Isso é legal porque a língua, por mais que pareça igual ao português as vezes, tem umas particularidades bem diferentes e desta forma, conseguimos entender todos os ingredientes utilizados na receita, inclusive temperos!

O Ceviche, por exemplo, é um dos pratos mais famosos aqui no Peru. E é extremamente deliciosamente saboroso! De verdade! Eu achei, quando comi, que ele vinha acompanhado de dois pedacinhos de abóbora, mas no museu descobri que era batata doce. A batata doce aqui no Peru leva a serio o nome, ela é muuuuuito docinha, bem laranja e uma delicia!  Os pedaços de pescado do Ceviche são servidos como sashimis, mas temperados com pimenta e limão! Vocês não tem noção de como é gostoso. O limão queima o peixe e incorpora o sabor, fica simplesmente DIVINO! Super indico a todos que visitarem o Peru, e se forem como eu, não esqueçam de dizer ao garçom que nao querem nada caliente! Senão seu Ceviche vem rasgando na pimenta!!

Bom, é isso pessoal! Procurem pelo Museu Gastronômico quando estiverem em Lima e aprendam um pouquinho da história da culinária Peruana! É tudo muito rico e muito bonito!

Compartilhe: