O paladar geek/nerd tem sido modificado com o passar dos anos, antigamente não era moda ser nerd, não era moda ser “book addict”, mas, de uns tempos pra cá, isso tem mudado, e muito! Essa moda pode ser, de repente até deve, considerada boa, porque o hábito de leitura entre jovens aumentou de uma forma linda, chega a ser poético. Para nós, tios e tias nerds, a qualidade da leitura pode ser duvidosa. Se pararmos para analisar desde o lançamento de Opúsculo, ops… Crepúsculo, desculpa!!! Desde o lançamento da Saga Crepúsculo, a quantidade de jovens que se voltaram para esse mundo fantasioso cresceu muito, como alguns anos depois (Graças a Lestat), quando esse mesmo público ficou órfão de literatura, foi necessário correr para outros campos, o que foi (tem sido) um momento excelente para tão aclamada literatura teen.

Confira essa comparação e os motivos pelos quais tem gente mais ansiosa pelo lançamento de Jogos Vorazes do que Star Wars! Uma saga que começa na leitura desse post e termina nas telas dos cinemas em todo o Brasil, em dezembro de 2015. Qual filme mais aguardado para você? Comente lá embaixo, no final do post!

Nomes como: Peter Jackson, Katniss Everdeen e seja lá quem for o protagonista de A Culpa é das Estrelas, caíram na boca do povo e conquistaram milhares de leitores mundo a fora. Agora a duvida permanece:

katniss

POR QUE DIABOS JOGOS VORAZES É MAIS ESPERADO QUE O NOVO EPISÓDIO DE STAR WARS?

why

Gente, a resposta esta bem aí para quem quiser enxergar… Porque essa nova leva de literatura é mais simples, mais fácil, descompromissada, sem esquecer o mais importante: ela não requer conhecimento prévio, você pode, simplesmente, ir ao cinema e engolir o que restou da história, sem a necessidade de entender o contexto como um todo, sem a curiosidade que é tipica de quem aprendeu a amar algo desde o inicio, sem a dedicação de quem espera por algo há mais de 3/4/5 anos…

ahhhhhh

É fácil entender porque esses livros tem sido devorados por mais e mais jovens, em quantidades colossais. Não existe a necessidade de passar horas devorando, digerindo o que o autor propôs. Existe a necessidade de entender a profundidade dos relacionamentos, porque acaba sendo tudo “lugar comum”, muitas das batalhas travadas no Olimpo por Percy Jackson, podem ser, facilmente, localizadas nos desafios que o Thomas de Maze Runner precisou encarar, a grande diferença é o cenário, são os nomes, mas sempre vamos encontrar personagens super parecidos! O mocinho, o indeciso, a menina bonita e o amigo cheio de piadinhas que é sempre usado para aliviar o clima quando a coisa pesa.

percy jackson

Lógico que você, eu e o João não queremos aceitar que é tudo muito parecido, porque mesmo sendo menos profundo que nossos reais amores literários, a gente se pega torcendo pros moleques saírem do labirinto, pro Olimpo ser salvo, para os distritos encontrarem paz.

maze runner

Star Wars é um clássico, é, praticamente, unanimidade dentre os nerds. É difícil o nerd, o old school, que não tem vários action figures dos personagens, que nunca chorou em uma estreia, que nunca ficou revoltado quando um acontecimento fugiu as suas expectativas, que nunca pensou em chamar os filhos de Luke, Leia ou Han (porque você e eu sabemos… Não dá pra chamar um filho de Yoda, pelo menos não o meu, hahahaha…). A galera das antigas vem de um tempo onde não era necessário encher o mercado de opções aleatórias, e parecidas, era só jogar um filme bem feito, era só inventar um planeta novo com dois sóis, era só dar som de Joãããããããããããão (não resisti, me julguem!) a sabres que brilhavam e conquistar milhares de fãs, fãs de verdade, fãs que terão aquilo ali para sempre, aquela historia para dividir com os filhos, os filhos dos filhos e servir de assunto eterno com os outros Jedis ou Siths (também conhecidos como amigos cosplayers).

star wars

Então, pesquisas feitas com teens podem sim resultar em Jogos Vorazes, mas, agora pede para eles correrem numa convenção decente para vermos quem leva a briga. E você? Está esperando por Jogos Vorazes, Star Wars ou ama as duas sagas igualmente? Me conta aqui embaixo! 🙂