JESSICA JONES | 4 Lições feministas reforçadas na segunda temporada!

FIGHT LIKE JESSICA JONES

Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino.

A segunda temporada de Jessica Jones nos ensinou que feminismo é simples e fácil, basta que você viva de acordo com o que mais acredita.

Separei alguns pontos que me chamaram atenção na nova temporada da série na Netflix para trazer pequenas reflexões. Acho importante que a gente consiga aplicar o melhor das séries e dos filmes nas nossas vidas… Assim, nos tornamos pessoas cada vez melhores. 😉

O QUE É LUTAR COMO UMA GAROTA?

Na segunda temporada, Jessica JonesTrish, Harper e a própria mãe da Jessica, enfrentam, sozinhas, demônios pessoais. Elas lutam com a força que tiram de dentro de seus corações e mentes para vencer os desafios. Não se trata de socos e chutes e sim de enfrentar seus dramas. Os problemas, sem recorrer a nenhum homem, sem precisar que alguém lhe abra os melhores caminhos.

Todos que estão ao seu lado, na sua vida, devem complementar sua auto-confiança… e não ser a representação de sua auto-confiança!

SOMOS MANIPULADAS POR NOSSAS FRAQUEZAS

Durante anos, as mulheres foram colocadas como o lado mais fraco do universo, o sexo frágil, aquelas que não sabem tomar decisões e definir seus destinos sozinhas. Assim como acontece com Jessica. Conhecemos a heroína na primeira temporada ao lado de seu maior vilão, Kilgrave – o manipulador de mentes. Mesmo morto na história, os impactos negativos que ele causou na mente de Jessica continuaram vivos na segunda temporada.

Não deixe que manipulem sua mente, que definam que você é e que digam como você deve agir e viver. Você é a dona da sua mente e da sua história!

SOLIDARIEDADE SISTER

A sociedade nos prepara para uma vida em que homens são ‘brothers’ e se defendem a qualquer custo. Bem como para uma vida em que mulheres são as maiores inimigas das próprias mulheres, recheadas de inveja e vaidade. Em Jessica Jones, vimos que a relação de TrishJessica é complicada e bem normal. Duas irmãs de criação, onde uma tem super poderes e problemas com suas relações sociais e a outra, é artista, famosa e cheia de amigos! Mesmo com diferenças, problemas e rusgas, as duas se ajudam e estão presentes em todos os momentos uma da outra. O que chama a minha atenção é: elas se defendem, cegamente, custe o que custar.

Juntas, somos mais e melhores! Mexeu com uma, mexeu com todas! Precisamos investir na sororidade e abandonar esse conceito de inveja e vaidade. Isso só nos enfraquece.

SOZINHAS TAMBÉM SOMOS FORTES

Muitas mulheres são criadas para uma vida de esposa, de mãe, de estar ao lado de um homem que lhe sustente e ofereça um futuro bom. Para várias mulheres hoje, em pleno século XXI, essa situação parece retrógrada demais. Acredite, grande parte das mulheres do mundo ainda vive uma realidade como essa – seja de forma velada ou não. Em Jessica Jones, na primeira temporada, os dois maiores destaques da série foram: Luke Cage, seu par romântico e Kilgrave, o vilão. Curiosamente, grande parte do público masculino achou a segunda temporada fraca – sem maiores justificativas. Não acha engraçado que uma temporada que destaca os sentimentos e o crescimento pessoal da personagem principal feminina, tenha sido questionada por sua falta de conteúdo realmente relevante?

Um relacionamento deve complementar sua auto-confiança, seu amor próprio e não ser a sua confiança ou o seu amor único. Você precisa se sentir bem com você mesma e lutar suas lutas diáriasvcom suas forças pessoais. Você é a protagonista da sua vida.

A segunda temporada de Jessica Jones tem muitas cenas, lições, fatos feministas do dia a dia, sem militância mas com formatos orgânicos. Em tempos de extremismos e muito preconceito jogado e impensado, acho válido reforçar uma história com personagens que vivem o conceito do feminismo em seu formato mais simples e sincero. Assista, re-assista e recomende Jessica Jones para seus amigos. Todos precisamos de lições que equilibrem as forças e as capacidades da humanidade. Todos, juntos, somos melhores. Acreditem.

As duas primeiras temporadas de Jessica Jones estão disponíveis na Netflix.

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

SAINT SEIYA | Primeiro trailer do novo anime gera polêmicas!

  A Netflix divulgou o primeiro trailer de seu mais novo anime, Saint Seiya. O vídeo logo gerou polêmicas por ter mudado o sexo do personagem Shun, cavaleiro de Andrômeda. Diversos fãs reclamaram da mudança tanto pelo fato de gostarem do personagem como ele era...

NARCOS MÉXICO | Netflix confirma segunda temporada da série!

  Logo após ter sua primeira temporada divulgada, Narcos: México já está confirmada para sua segunda temporada! Muitos fãs já estão ansiosos esperando pela continuação da trama! Narcos: México explora a origem da atual guerra do tráfico ao voltar às suas raízes,...

CCXP | Stranger Things e Game of Thrones estampam havaianas!

Um pé em cada série! A CCXP18 está chegando e a Havaianas promete lacrar com o público nesse evento, considerado o mais épico do ano. Nessa edição, a marca estará presente com um estande que promete deixar muito fã “fora da casinha”. Nesse ano, os fãs das legítimas...

Quem escreveu?

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!