Com uma longa carreira em curtas-metragens, principalmente no gênero terror, o diretor Helvécio Parente faz sua estreia nos longas com o documentário Jedi Carioca – A Trajetória do Conselho Jedi Rio de Janeiro. O filme conta a história da formação do CJRJ em 1997, que tem atualmente mais de mil associados, os Cavaleiros Jedi, com direito a carteirinha e tudo. A reunião de fotos, vídeos e entrevistas de um grupo de jovens que estava à procura de outros fãs da saga Star Wars tem momentos bem divertidos, como a ida de ônibus à primeira Jedicon, em 1999, em São Paulo.

“Os perrengues lembrados e narrados por Fernando Caruso são muito engraçados e provam o quanto este grupo é fã de Star Wars”, revela o diretor. A versão completa do filme, com 1h48m de duração, será exibida na Jedicon Rio 2015, dia 28, às 13h30. Ele foi exibido apenas uma vez, no Cine Geek JediRio, no Odeon e foi aclamado pela plateia nerd. “Fomos os primeiros fãs de Star Wars a nos organizar no Brasil. Queremos comemorar os 18 anos de fundação com a chegada de “Star Wars: O Despertar da Força”, não podemos deixar a data passar em branco. Vamos fazer uma grande festa, mas para isso precisamos do apoio de todos os fãs. Que a Força esteja conosco!”, ressalta Brian Moura, presidente do Conselho Jedi.

A Jedicon será uma verdadeira festa comemorando a maioridade do Conselho Jedi RJ. A produção e organização ficam por conta da Imagem Cultural, com realização e curadoria do CJRJ. A programação é extensa e bastante interessante nos dois dias (28 e 29) da Jedicon, no Planetário (R. Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 – Gávea), das 10h às 19h. Terá debates sobre a aguardada estreia, em dezembro, de O Despertar da Força (sétimo filme da série e primeiro lançado pela Disney), dirigido por J.J. Abrams, recebendo, também, seu primeiro convidado internacional, o escritor americano Timothy Zahn, autor de diversos livros aclamados pelos fãs, que continuam as aventuras de Star Wars no Universo Expandido da saga.

JEDICON RJ

Também poderão ser vistos filmes produzidos por fãs, palestras de especialistas e painéis especiais com analistas, críticos e humoristas convidados, batalhas de sabre de luz e muito mais: shows, espetáculos, venda e exposições de colecionáveis e produtos relacionados ao tema. E haverá o lançamento do Almanaque Jedi, um manual de fã para fã escrito pelos próprios líderes do Conselho Jedi Rio de Janeiro. Atração à parte será o inédito casamento Jedi, na Cúpula Galileu, com direito a tudo temático.

Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos com desconto (www.ingresso.com/hotsite/jedicon2015rj). Crianças até 6 anos não pagam e de 7 a 12 pagam meia entrada. Quem levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal) paga meia entrada.

Compartilhe: