Fazer Jailbreak é aderir à pirataria?

-por , em 03/06 -
Fazer Jailbreak é aderir à pirataria?

Ao pensar em Jailbreak (desbloqueio de aparelhos com iOS, o sistema operacional da Apple) logo nos vêm à cabeça o termo “pirataria”. Mas não é bem assim que as coisas funcionam. O desbloqueio pode trazer inúmeras vantagens aos consumidores sem causar danos aos desenvolvedores.

 

O desbloqueio de um gadget, seja ele um console ou um smartphone, quase sempre está agregado a ideia de baixar dezenas de aplicativos e games piratas para curtir os aparelhos sem pagar nada por isso. Os motivos são vários, tais como impostos abusivos, liberdade de compartilhamento e a série de limitações pelas quais a Apple já é conhecida e que podem ser resolvidas com o Jailbreak sem ferir o bolso dos desenvolvedores e nem afetar a qualidade dos aparelhos.

 

É disso que quero tratar, os lados “legais” do Jailbreak. Sendo mais específico, falarei do Cydia, aplicativo que é instalado durante o desbloqueio do aparelho e funciona como uma espécie de gerenciador de repositórios, com temas, aplicativos em geral (livres, pagos e crackeados), tweaks (adicionam funções extras ao sistema) e sons.

 

jailbreak ios

 

Nele, é possível encontrar conteúdos que melhoram ainda mais a experiência com os gadgets, dentre os quais citarei o SwypeSelection, que torna o teclado padrão do iOS muito mais atraente, e o Activator, que permite configurar funções de botões, gestos e até mesmo chacoalhadas. Ambos os aplicativos são totalmente gratuitos e estão disponibilizados apenas para quem faz desbloqueio por ferirem alguma política da App Store que não permite conteúdos que façam alterações profundas no sistema.

 

Assim como estes apps, há inúmeros aplicativos e tweaks bacanas (que podem ser pagos, ao contrário do que muitos pensam) que deixam o gadget mais atrativo e dão chances àqueles desenvolvedores sem lugar na App Store, mesmo tendo ideias que, particularmente, considero geniais.

 

Perfil Greg

Greg

O desbloqueio desbloqueia novas ideias!
Como elas serão usadas, só depende de você.
Facebook | Twitter

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você