Já que hoje é meu aniversário, decidi fazer um post especial baseado no tema!

Com certeza, você já comeu muito bolo em festa de aniversário, não é mesmo? Docinhos e saborosos, fica difícil resistir a uma fatia, mesmo quando não se é lá fã desse tipo de guloseima, como eu. Mas, toda regra tem sua exceção e, graças a alguns confeiteiros, tem vezes em que o bolo é tão, mas tão legal, que nós temos até dó de pensar em comê-lo. Sabe por quê?

Existem no mundo confeiteiros que aprenderam a trabalhar com a massa, o açúcar e o chocolate de um jeito diferente. Eles aprenderam a tornar esses ingredientes em escultura. E preste atenção, pois não estou falando de florzinhas em bolo de casamento, não! Refiro-me a esculturas MESMO! Dá só uma olhada:

bolo-personalizado-3d

 

Transformar bolos em arte, com certeza, é um método de trabalho com alimentos que exige destreza, paciência, mão firme e criatividade, podendo chegar a ter um grau de dificuldade maior que o de qualquer outro tipo de escultura alimentícia, dependendo do que se tem em mente. Entenda o porquê: para se fazer o bolo propriamente dito, tempo e ferramentas ideais são obrigatórios, pois primeiro, prepara-se a massa do bolo para fazer a base, e então, se for esculpi-la, deve-se ser cuidadoso para não retirar massa demais, correndo o risco de estragar a obra ou até mesmo desbalancear a estrutura, deixado-a frágil. Ainda é recomendável que ela esteja parcialmente congelada, ou seja, retirada do freezer para ser trabalhada 20 minutos antes de se por a mão na massa. Some tudo isso ao fato de que, dependendo do tamanho da escultura e do tipo de ingrediente com que será feita (se é com o próprio bolo ou com chocolate, por exemplo) deve-se trabalhar com ela pausadamente, devolvendo-a para a geladeira periodicamente para que não derreta. É… Esse tipo de arte não é para qualquer um não, mas eu te asseguro que, para quem sabe fazer, os resultados podem ser divinos!

cakeb

Em New Jersey, EUA, existe um homem conhecido como “Buddy” que é um mestre em transformar bolos em arte. Sua rede de confeitarias, a “Carlo’s Bakery”, hoje é ponto turístico da cidade, com sua fama na região sendo devida ao trabalho que prestam e o reality show de sucesso “CakeBoss”, estrelado pelo homem. Financiada pela rede TLC, a série mostra Buddy, juntamente de sua família e funcionários, vivendo seu cotidiano na confeitaria e o processo de preparação e modelagem de seus bolos personalizados. É um programa que eu, pessoalmente, amo assistir, pois os bolos que ele faz são, além de lindos e bem trabalhados, GIGANTES! E, claro, ele sempre tenta fazê-los da forma mais criativa e detalhada possível.

Para se ter uma noção, Buddy, que chegou a receber a chave de sua cidade natal, já fez bolos para pessoas comuns, fãs, artistas, famosos e até mesmo um bolo comemorativo dos 40 anos da Vila Sesamo, entregue no estúdio para toda a produção e o elenco do show, com direito a um bônus especial ao cookie monster 😀

Vale a pena conferir o episódio:

E então, é deixando todo mundo com água na boca que eu me despeço, deixando para vocês um compilado de bolos-escultura que achei pela rede. Beijinhos e até a próxima!