De acordo com a própria Apple, o novo iOS 10 é a versão com mais inovações até hoje. E não é pra menos, todo o visual das notificações e alguns aplicativos nativos foram repaginados e muitas funções novas adicionadas! Lançado nesta terça-feira, 13 de setembro, o novo sistema operacional da maçã já divide opiniões sobre suas novidades. Hoje nós vamos mostrar alguns pontos dessa mais recente atualização do sistema operacional da Apple!

As mudanças muito bem faladas são, por exemplo, a integração da Siri com aplicativos de terceiros, como o WhatsApp, permitindo que você execute uma infinidade de novas funções utilizando a assistente pessoal. A novidade já veio localizada em português brasileiro, o que não era padrão da empresa normalmente – ela lançava as novidades em poucos países e só mais tarde liberava para as outras nações. Outra novidade muito bem aceita foi o renovado iMessage. O aplicativo, que é uma espécie de WhatsApp da Apple, permite que você converse por mensagens com qualquer outra pessoa no mundo que tenha um iPhone ou um iPad. Ele já existia, mas ganhou novas funções interessantes, como novas animações ao enviar as mensagens (algo que lembra muito os winks do saudoso MSN), possibilidade de mandar um texto “manuscrito” (você escreve na tela como se estivesse escrevendo em um papel e o texto é enviado desta forma) e o Apps for iMessage, que é uma área da AppStore com apps para utilizar em conjunto com o mensageiro, permitindo que você jogue em tempo real com outra pessoa ou envie stickers, por exemplo.

Por outro lado, parece que a empresa errou ao modificar algumas funções. Algo que está gerando polêmica foi a retirada da função “deslize para desbloquear”, presente desde o lançamento do primeiro iPhone em 2007. Agora, para desbloquear o celular, podemos utilizar o Touch ID – o leitor biométrico do iPhone – ou apertar o botão Home para inserir a senha. O problema é que o esse botão sempre foi criticado por quebrar facilmente se usado com muita frequência, e desbloquear o celular é algo que fazemos o tempo todo, aumentando muito as chances de dar problemas no Home.

O novo aplicativo Home foi inserido para centralizar os produtos automatizados na sua casa. Aumentar e diminuir luz, ligar TV, abaixar o som, muitas coisas foram prometidas para o aplicativo. O problema é que nem são todas as marcas de automação são suportadas pelo aplicativo, além de ainda não ser tão comum ter uma casa automatizada na maioria dos países (como o Brasil) e a Apple obriga você a ter o aplicativo instalado, gastando memória e espaço na tela. Pode parecer pouco, mas para iPhones com pouca memória isso faz diferença.

Por fim, a Apple também repaginou o sistema de notificações do iOS. Tirando as animações novas e funções de resposta rápida, a mudança foi mais visual, o que agradou uns mas também foi alvo de algumas críticas. A empresa costuma lançar atualizações para cada versão do sistema, corrigindo bugs ou adicionando novas funções, mas por enquanto essas foram as novidades!

E você, gostou da atualização? Não deixe de comentar aí embaixo, na nossa página no Facebook e nas outras redes sociais: Como diriam agora Cris e Panda: é tudo COXINHANERD (tudo junto mesmo!).

Leia mais sobre Apple e Tecnologia