Aprenda a fazer iogurte natural caseiro!

-por , em 27/03 -
Aprenda a fazer iogurte natural caseiro!

Fizemos um vídeo explicando nossa dieta Dukan (veja aqui) e outro explicando como preparar o delicioso pãozinho Dukan que nos salva diariamente no café da manhã (veja aqui). No vídeo da receita, citamos o iogurte natural caseiro, que temos feito semanalmente e que rende dois litros – o que nos permite economizar uma grana né? O iogurte natural não é a coisinha mais barata dos mercados e, como é muito necessário para compor a maioria das receitas Dukan, preferimos fazer desse jeito e tem super funcionado. Se você nunca tentou fazer em casa, essa é sua chance – veja como é simples e rapidinho.

Ingredientes

02 litros de leite desnatado (pode usar leite sem lactose, se preferir, mas eu uso o desnatado normal mesmo)

01 potinho de iogurte natural (de forte consistência) de mais ou menos 170 gramas

Modo de preparo: Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo médio. Desligue o fogo assim que o leite ferver. Deixe esfriar só um pouquinho (ponto de colocar o dedo no leite, sem queimar) – se, por acaso, formou-se uma película acima do leite, descarte-a. Nesse momento, jogue todo o conteúdo do copinho do iogurte no leite e misture. Feche a panela e envolva-a com alguns panos de prato para mantê-la bem aquecida. Deixe bem fechado por cerca de 8 ou 10 horas, em temperatura ambiente – não coloque na geladeira. Se, na sua cidade, estiver muito calor, ele pode ficar pronto antes das 8 horas – acompanhe pela consistência. Para manter a consistência por mais tempo, retire o soro que se forma por cima, com uma concha e descarte. Guarde na geladeira em recipiente com uma vedação muito boa.

Dicas:

– A quantidade de dois litros rende bem por duas semanas aqui em casa (para duas pessoas) e nunca estragou. Mas, acho que não é bom estender o iogurte na geladeira por mais tempo que isso.

– Evite colocar muitos talheres diferentes dentro do pote e ficar trocando muito o pote depois de pronto. Assim, você evita a contaminação.

– Na dieta Dukan, não podemos consumir frutas, mas costumamos bater o iogurte com o suco clight – fica delicioso, como se fosse um iogurte de fruta mesmo.

– Uma outra receita bem deliciosa para café da manhã é colocar farelo de aveia, adoçante e canela no iogurte!

– Você pode fazer uma nova receita com o seu próprio iogurte, comprando só o leite da segunda vez. Basta separar o copo no final, para isso.

Espero que tenham curtido! Não esqueça de publicar a foto do seu iogurte no Instagram com a hashtag #CozinhaDuBem 🙂 Beijos

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você