Into the Wild – Na Natureza Selvagem

-por , em 28/10 -
Into the Wild – Na Natureza Selvagem

Ver um filme baseado em fatos reais sempre choca, seja ele dramático ou não… O filme ‘Into the Wild’ – Na Natureza Selvagem, baseado em fatos reais da vida de Christopher McCandless faz mais do que chocar, faz você pensar na vida, nos seus propósitos e no que está sendo feito para melhorar o nosso nível de humanidade.

O filme conta a história de Christopher, 22 anos, um jovem recém-formado na faculdade que resolve doar todo o seu dinheiro a uma instituição de caridade para sair pelo mundo em busca de uma experiência genuína que transcende o materialismo do cotidiano. O rapaz abandona a vida boa na casa dos pais sem que ninguém saiba e se joga na estrada…
Christopher abandona seu carro, queima o dinheiro que tinha no bolso e viaja pelos Estados Unidos a pé, de carona, de canoa, arranjando empregos temporários e chega ao México desconfiando das relações humanas e influenciado por suas leituras que incluem Tolstoi e Thoreau. Seu objetivo era chegar ao Alaska para estar longe do homem e em comunhão com a natureza selvagem e pura. Todos os eventos que ocorrem durante sua aventura o transforma em um símbolo de resistência para inúmeras pessoas. O filme tem sua narrativa feita pela irmã de Christopher demonstrando o quanto ele queria fugir de sua família materialista, hipócrita e cheia de mentiras.
Além de todo o enredo que é por si só espetacular, Na Natureza Selvagem traz uma trilha sonora de arrepiar os cabelos em determinadas cenas. A banda de Eddie Vedder hipnotiza o espectador através dos cenários norte-americanos trazendo uma reflexão sobre o verdadeiro sentido da humanidade e a nossa relação com a natureza que tanto nos dá mas que também pode nos deixar sem absolutamente nada.
Christopher era um aventureiro heroico ou um idealista ingenuo, um Thoreau rebelde dos anos 90 ou mais um filho americano perdido, uma pessoa que tudo arriscava ou uma trágica figura que lutava com o precário balanço entre homem e natureza e contra o materialismo da sociedade? Infinitas são as discussões que o filme nos traz e nenhuma delas chegará ao verdadeiro propósito de Christopher, acredito que nem ele mesmo sabia qual era seu verdadeiro propósito. O que era uma viagem de auto-conhecimento de um jovem americano se tornou lição de vida para milhares de pessoas no mundo inteiro…Christopher queria mais do que planejavam para ele e acabou sendo muito mais do que ele mesmo planejou.
Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você