Já conhece a Internet das Coisas?

-por , em 06/01 -
Já conhece a Internet das Coisas?

Internet das Coisas é o futuro da tecnologia e da comunicação e, para nossa alegria, de acordo com os especialistas da área, chega com força total em 2015! Tudo depende dos maiores estudos focados em wireless e nanotecnologia, mas, como os laboratórios especializados estão bem avançados, parece que muito mais rápido do que imaginamos, viveremos a realidade virtual conhecida na década de 1980 pelo desenho dos Jetsons! Já imaginou? Para ligar os objetos e aparelhos do dia a dia a grandes bases de dados e à internet, é necessário um sistema eficiente de identificação. Apenas dessa forma se torna possível registrar os dados sobre cada uma das coisas – a identificação por rádio frequência, RFID, já nos permite esse tipo de comunicação e a partir de agora, o céu é o limite!

Os avanços da miniaturização e da nanotecnologia significam que, cada vez mais, pequenos objetos terão a capacidade de interagir e se conectar. A combinação desses desenvolvimentos criará uma Internet das coisas – aquela que interliga todos os objetos do mundo de um modo sensorial e inteligente.#sonho Para quem não conhece, a tecnologia RFID, que usa frequências de rádio para identificar os produtos, é vista como potenciadora da Internet das Coisas. Embora algumas vezes identificada como sucessora dos códigos de barras, o sistema RFID oferece para além da identificação de objetos, informações importantes sobre seu estado e localização.

Mas o que isso tem a ver comigo e com a minha vida? Bom, sem querer ser generalista, praticamente tudo! 🙂 2015 está sendo descrito, pelos especialistas da área de tecnologia, como o ano divisor de águas da internet e do mundo high tech! Isso mesmo, tudo o que seus pais e avós acham super avançado em termos de tecnologia, está prestes a dar mais um grande salto e viveremos essa mudança sem nem perceber! De acordo com Ronaldo Lemos, professor da UERJ e pesquisador do MIT Media Lab, “Os aparelhos inteligentes vão começar a entrar na casa dos consumidores de forma silenciosa”. Ou seja, todos seremos beneficiados pelos avanços tecnológicos, de alguma forma!

internet das coisas

Os eletrodomésticos poderão ser acessados pelos smartphones e tablets, como já até acontece com alguns modelos. É bem comum comandar detalhes do carro através do smartphone hoje em dia e essa realidade se tornará cada vez mais viva a partir de agora. O fato é que podemos utilizar a Internet das Coisas com muita tranquilidade, não é um bicho de sete cabeças, mas, ao mesmo tempo, como diria o Tio Ben (todo mundo sabe quem é né?) “Grandes poderes trazem grandes responsabilidades” e, por isso, é sempre bom ter bom senso com o lançamento dos avanços tecnológicos. O ser humano tem histórico de enlouquecer com as coisas! kkkkkk

O que você acha dessa novidade? Está ansioso pelo futuro? Porque ele chegou e nem te avisou! 🙂 Beijos!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você