Internet lenta, um dos maiores ciberataques da história!

-por , em 28/03 -
Internet lenta, um dos maiores ciberataques da história!

Se alguém percebeu eu não sei, mas eu percebi que a internet ficou mais lenta mundialmente nesta quarta-feira em decorrência da briga entre um grupo que luta contra o avanço do spam e uma empresa que abriga sites. A disputa atingiu a estrutura central da rede e especialistas em segurança descreveram o evento como um dos maiores ciberataques da história.

 

De acordo com o The New York Times, milhões de usuários comuns observaram lentidão no site do Netflix ou não conseguiram acessar determinados outros sites. O grupo Spamhaus, que tem bases em Londres e Genebra, é uma organização sem fins lucrativos que tenta ajudar provedores de e-mail a filtrar spams e outros conteúdos indesejados. Para conseguir seu objetivo, o grupo mantém uma lista de endereços que devem ser bloqueados – uma base de dados de servidores conhecidos por serem usados para fins escusos na internet.

 

A disputa começou quando o grupo Spamhaus colocou a empresa holandesa Cyberpunker em sua “lista negra”, que é usada por provedores de e-mail para eliminar spam. Segundo a Cyberpunker, seus serviços se limitam a hospedagem de “qualquer site”.

 

v de vingança

 

Sven Olaf Kamphuis, que diz ser um porta-voz da Cyberpunker, faloou que o Spamhaus estava abusando de seu poder, e não deveria ser autorizado a decidir “o que acontece e o que não acontece na internet“. “Estamos sofrendo este ciberataque por pelo menos uma semana”, disse à BBC Steve Linford, executivo-chefe do Spamhaus. “Nossos engenheiros estão fazendo um trabalho imenso em manter-nos de pé. Este tipo de ataque derruba praticamente qualquer coisa”. Linford afirmou que o ataque estava sendo investigado por cinco grupos policiais cibernéticos no mundo. Os autores da ofensiva usaram uma tática conhecida como Negação Distribuída de Serviço (DDoS, na sigla em inglês), que inunda o alvo com enormes quantidades de tráfego, deixando inacessível.

 

Perfil Hélida

Hélida Garcia

Estudante, viciada em tecnologia, gosta de Xbox e Geeks, coleciona fofoletes,
adora ler sobre assuntos nerds e quer ser social media.
Facebook | Twitter

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você