O GOOGLE DEEPMIND ESTÁ APRENDENDO COMO PASSAR POR OBSTÁCULOS E ISSO É HILÁRIO!

A tecnologia de inteligência artificial pode e já foi utilizada pra diversos fins, desde ajudar médicos e cirurgiões, passando por limpar a casa e até a criar um roteiro de filme. Mas e quando fazemos um programa desses aprender sozinho a fazer o famoso parkour?

O que está acontecendo é que o Google DeepMind, o programa da gigante de Mountain View que aprende sozinho por tentativa e erro, está aprendendo a se locomover numa emergência em ambientes com obstáculos. E para isso, a I.A. está basicamente fazendo parkour!

Confira o experimento:

Apesar das cenas serem hilárias, é muito interessante notar o aprendizado dos bonecos de teste. Mesmo correndo – o que já é muito difícil para um “robô” humanoide fazer de forma equilibrada – o programa consegue desviar da maioria dos obstáculos, e todos em que ele falha o aprendizado é grande.

Não é a primeira vez que um programa de inteligência artificial tenta aprender como fugir de obstáculos. O problema é que normalmente o resultado dos testes faz o boneco decorar um circuito específico e conseguir fugir apenas dele. O que o DeepMind está querendo fazer é conseguir sair com sucesso de qualquer situação, em qualquer ambiente!

Esse aprendizado pode ser bastante útil hoje e no futuro, ajudando robôs a fugirem de situações de risco, salvarem outras vidas ou mesmo os ensinando a andar pra cima e pra baixo em nossas casas e cidades sem que isso seja muito cômico ou estranho. Por enquanto, só os GIFs que esse experimento está nos proporcionando já estão valendo muito a pena!

Veja mais sobre Tecnologia