Se você possui alguns gadgets, cada um com suas funções e sistemas diferentes, e não conhece maneiras de transferir arquivos de um para o outro sem recorrer à vários cabos, este post é para você. Darei algumas dicas sobre a maneira como estou usando atualmente meu computador com Windows, smartphone com Android e tablet com iOS, considerando que há uma rede sem fio em casa e todos possuem acesso à mesma.

 

Primeiro, irei usar uma historinha que costumo contar para quem deseja saber exatamente do que estou falando:

 

“Chego no portão de casa e assim que o smartphone se conecta à minha rede sem fio já mando o comando para ligar o computador, e devido ao tempo de boot relativamente impressionante do Windows 8, ao percorrer a distância do portão até a porta de casa o pc já está ligado. Assim que entro em casa, pelo próprio smartphone dou o play e uma música aleatória começa a tocar em minhas caixas de som localizadas no quarto. Mas e se eu quiser escutar minhas músicas na cozinha? Para não ter o trabalho de transferir as caixas para lá ou coloca-las num volume alto o suficiente, prefiro pegar o tablet e através dele fazer streaming de músicas e até mesmo vídeos armazenados no pc, e consigo controlar a reprodução dos mesmos pelo smartphone. Preciso transferir algo para o smartphone, simplesmente puxo o arquivo pelo aparelho, pois as pastas do pc já estão mapeadas no aplicativo de FTP do meu Android.”

 

Relembrando: liguei o pc, escutei músicas, assisti vídeos e passei arquivos para o smartphone sem nem chegar perto do computador. É possível fazer todo o contrário também: usar o computador para controlar os outros dispositivos sem ao menos tocar neles. Não irei fazer um tutorial explicando como fiz isso pois usei vários aplicativos diferentes, e para cada um deles um procedimento é necessário. Darei algumas explicações sobre cada um e deixarei os tutoriais para outra hora.

 

APLICATIVOS DE ACESSO REMOTO

 

É através deles que controlo tudo o que está sendo feito no pc mesmo sem estar na frente de um monitor. Esses aplicativos mandam comandos pela rede e executam as tarefas no computador, tais tarefas podem ser vistas e controladas através desses aplicativos. Abaixo, os dois que mais uso:

 

UNIFIED REMOTE



unified-remote

 

 

Disponível para Android e iOS, é o melhor aplicativo de controle remoto na minha opinião. Além de possuir controles específicos para a maioria dos programas mais utilizados, possui controles para mouse e teclado, que tornam possível acessar qualquer coisa do computador à distância, inclusive a função de ligar, através de um recurso chamado Wake On Lan. Esse aplicativo funciona apenas como controle remoto, ou seja, não é possível ver a tela do que está sendo controlado nele.

 

SPLASHTOP 2

 

splashtop1

 

O Splashtop 2 é um aplicativo de acesso remoto que, além de mostrar o que está sendo feito no pc, faz streaming de músicas e vídeos com uma taxa de perda de quadros praticamente imperceptível, o que torna possível a reprodução de um dvd em um tablet por exemplo, sem a necessidade de converter o filme e transferí-lo para o mesmo.

 

Para o iOS, já há a opção de fazer streaming de músicas pelo próprio iTunes, mas além de limitar a compatibilidade para poucos formatos, eu particularmente achei o recurso um pouco lento para carregar a lista de músicas.

 

SERVIDORES FTP

 

Na hora de transferir ou visualizar arquivos entre os aparelhos sem ficar plugando aquele monte de cabos, os aplicativos de FTP quebram um bom galho. Basta instalar o servidor onde estão os arquivos desejados, e o cliente no gadget que irá acessar esses arquivos. No meu caso, instalei servidor e cliente em todos, pois desejo acessar e ter acesso à todos os gadgets seja qual for o que eu estiver utilizando.  Após instalar, basta mapear os dispositivos no pc e nos aparelhos para ter acesso aos mesmos com apenas um toque ou dois cliques. Há diversas opções de aplicativos que fazem isso, mas os que mais gosto são o AndFTP (Android), FTP On The Go (iOS) e CesarFTP (Windows).

 

Perfil Greg

Greg

Há tutoriais e explicações para cada um desses aplicativos na internet, mas a melhor maneira de utilizá-los quem vai decidir é você.
Facebook | Twitter