Hominus Brasilis: Todos deveriam assistir!

-por , em 04/09 -
Hominus Brasilis: Todos deveriam assistir!

Hominus Brasilis traz aos palcos do Rio de Janeiro e Niterói a história do homem no mundo de uma forma nunca antes contada. A partir de detalhada pesquisa através da trajetória da humanidade, o grupo de quatro atores – Helena Marques, Matheus Lima, Dio Cavalcanti e Patricia Ubeda – utiliza o corpo e sonoplastia vocal, ao vivo, para contar episódios marcantes da História. Desde o Big Bang até hoje em dia, a peça pincela grandes momentos da humanidade e convida o espectador a se emocionar com o surgimento da vida, a extinção dos dinossauros, a expansão marítima da Europa, as grandes guerras e também eventos que marcaram a história brasileira, como a chegada dos portugueses, a escravidão, a ditadura militar e a repentina morte de Ayrton Senna.

O espetáculo utiliza uma linguagem cênica inédita no Brasil: todas as cenas acontecem sob uma plataforma de 2m x 1m. Não há cenário, nem adereços. Apenas corpo e vozes e, sem ajuda de outros recursos cênicos, a peça apresenta um olhar irreverente sobre nossa trajetória, permitindo que a plateia identifique facilmente as figuras e momentos marcantes da história da humanidade.

Nós fomos convidados para assistir a estreia da peça, no Centro Cultura da Justiça Federal no Rio de Janeiro e ficamos apaixonados pelo trabalho dos atores. O exercício corporal, a forma de expressar situações diversas através de pequenas mudanças de comportamento uns com os outros, dentro da peça, nos faz ficar vidrados o tempo inteiro, acompanhando cada pequeno passo da humanidade. Aconselhamos a todos que deem uma lida no programa da peça antes de começar, e que abra sua mente para uma viagem no tempo sem limites de sentimentos e emoções. Amamos e recomendamos a todos que estejam no Rio e em Niterói por esses dias. Da mesma forma que torcemos muito para que, em breve, eles consigam muitos patrocínios e rodem o Brasil inteiro! A peça é incrivelmente inteligente e tocante! 😉

linha do tempo

A PLATAFORMA

A técnica que dá base ao espetáculo é parte de uma pesquisa sobre o espaço cênico e suas possibilidades, em um processo que busca entender como utilizar uma área mínima para encenar histórias grandiosas. O espaço da cena reduzido aumenta a potencialidade poética e a força teatral, concentrando as imagens e guiando o olhar do espectador. Por meio da Plataforma, a redução do espaço deixa de ser um obstáculo e passa a ser um aliado da cena e do artista.

A Plataforma já foi base de espetáculos muito bem sucedidos no exterior e vem sendo objeto de estudo da Cia de Teatro Manual desde 2011, quando Matheus Lima e Helena Marques retornaram de um intercâmbio de pesquisa financiado pela FUNARTE na LISPA (Escola Internacional de Artes Performáticas de Londres). Desde 2013, a pesquisa que deu origem à Hominus Brasilis vem sendo aprofundada em parceria com o ator e diretor carioca Julio Adrião (conhecido pela bem sucedida montagem de Descoberta das Américas), que assina a Supervisão da Cena do espetáculo.

Não deixem de conferir, veja abaixo onde e quando você poderá ver Hominus Brasilis:

De 02 a 18 de setembro => Centro Cultural da Justiça Federal, Av. Rio Branco, 241 – Rio de Janeiro. Ter, qua e qui às 19h.

De 05 a 14 de setembro => Teatro Municipal de Niterói, Rua Quinze de Novembro, 35 – Niterói. Sex, sáb, dom às 19h.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você