Escolha uma Página

De olho na história

Até hoje foram inúmeras as produções baseadas na Segunda Guerra Mundial. Desde jogos a filmes e livros, o conflito gerou correntes de pensamentos e dramas dos mais diversos tipos. Com o lançamento da nova edição de O Homem do Castelo Alto, clássico de Philip K. Dick, algumas curiosidades sobre o assunto foram comentadas. Nada melhor do que trazer pontos importantes e obras relevantes sobre um dos maiores conflitos do país.

1. Tragédia no oriente

Embora o número de russos mortos no conflito se destaque, a China contabilizou 20 milhões de perdas. Já o Japão viu perecer 2 milhões de soldados – um número quatro vezes maior que o registrado no front norte-americano

2. O anúncio do caos

Talvez um dos momentos mais marcantes da história inglesa tenha sido o dia 3 de setembro de 1939. Exatamente às 11h15 daquela manhã, o primeiro-ministro Neville Chamberlain foi ao rádio declarar guerra à Alemanha, após Hitler invadir a Polônia. Em seguida, a transmissão reproduziu o som das sirenes que ficariam conhecidas durante os bombardeios às cidades inglesas.

3. Ataque direto à pátria

O ataque a Pearl Harbor pelos japoneses foi o gatilho para a entrada dos Estados Unidos na guerra. Porém, um outro ataque nipônico foi ainda mais ousado, por ter ocorrido diretamente em solo norte-americano. Em 1944, os japoneses lançaram cerca 10 mil balões incendiários em direção aos EUA, com 300 atingindo o território. No total, 6 civis foram mortos no estado do Oregon.

4. Vivos para contar história

A Segunda Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945 e registrou mais de 72 milhões de mortes. Foi o conflito mais mortal da história humana. Mesmo assim, até 2012 foram registrados 5,2 milhões de sobreviventes. Curiosamente, neste mesmo ano faleceu a última sobrevivente relacionada à Primeira Guerra Mundial, a inglesa Florence Green, aos 110 anos.

5. E o Brasil?

O Brasil participou do conflito ao lado dos Aliados, enviando cerca de 25 mil soldados para a Europa em 1944. Embora sua relevância tenha sido bem pequena se comparada às demais nações, o país foi importante para a vitória das batalhas de Monte Castello e Montese, no norte da Itália. Estes eventos ajudaram a expulsar as tropas nazistas e encerrar o conflito na região.

Inscreva-se em nosso canal do Youtube, postamos vídeos todos os dias de diversos temas como filmes, séries, tecnologia, eventos, viagens e muito papo divertido! Além, claro, das lives que rolam toda semana por lá! Venha fazer parte da nossa galera Coxuda do youtube: youtube.com/coxinhanerd

ENTRE NOS NOSSOS CLUBINHOS  http://bit.ly/nossosclubinhos

APOIE O COXINHA NERD http://coxinhanerd.com.br/apoia-se

COMPRE SUA COXINHA http://desejonerd.com.br

JÁ ASSISTIU NOSSO ÚLTIMO VÍDEO DO CANAL?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: