Eu tenho visto muita gente falando mal do Homem de Ferro 3. Muita gente me disse que o filme é uma merda, que é o pior dos três e que não vale a pena. Bem, eu reconheço que o filme foi diferente dos primeiros dois e, quem estava acostumado com a pegada do Jon Favreu nos filmes de Tony Stark, realmente deve ter estranhado a versão de Shane Black.

 

Mas, diferente não é ruim e, mesmo com esse estranhamento, eu gostei muito de Homem de Ferro 3. Era tão bom quanto eu esperava? Não, mas as minhas expectativas estavam tão lá no alto que eu duvido que qualquer coisa me deixaria totalmente satisfeito. De modo geral, gostei do filme e fiquei satisfeito com o desfecho que ele deu para a saga de Tony Stark. Sei que está rolando o papo de que Robert Downey Jr. não vai mais voltar para a franquia e, por mais que eu não esteja feliz com essa noticia, eu estou satisfeito com como tudo terminou e, por mais que eu queira ver novos filmes do Homem de Ferro, eu consigo aceitar Homem de Ferro 3 como uma conclusão, se isso for, de fato, o caso.

 

Agora, mais de uma semana depois da estreia do filme, eu encontrei um artigo chamado “7 Motivos que fazem de Homem de Ferro 3 o melhor “Homem de Ferro” (7 Reasons Why Iron Man 3 Is The Best ‘Iron Man’). Esse artigo, escrito por Ryan Blaney, está no site Bad Haven. Eu traduzi o texto para o português e estou colocando aqui no site. Mas, se você entende inglês e quer ler o original é só clicar aqui. Agora, sem mais delongas, veja os 7 Motivos que fazem do Homem de Ferro 3 o melhor homem de ferro:

 

#1 iron man

 

Nós vemos um novo lado de Tony Stark no filme de Shane Black. Esse Stark pode ter sido uma parte integral da equipe que salvou o mundo de uma invasão alienígena, mas ele não deixa de ser um “homem em uma lata”. Na real, ele é um homem dentro de uma lata que voou para uma dimensão paralela e foi temporariamente morto em combate. O trauma pós-traumático resultante desse evento se manifesta de formas variadas durante o filme, desde sua compulsão por consertar e criar novas armaduras, até seus ataques de pânico toda vez que alguém sequer menciona os eventos de Nova Iorque. Essa é uma amostra muito mais convincente de um herói que se depara com sua própria mortalidade do que o Batman manco e deprimido do Christian Bale.

 

#2 iron man

 

Há um tipo de inteligência e autoconsciência de alto nível que foi pionerizada por Shane Black em seus filmes de “buddy cop” e que dá aos expectadores uma visão auto-referencial dos personagens em si. Isso coloca o filme em um nível acima da maioria dos filmes de quadrinhos. A interação entre Tony Stark e “O Garoto” é tão autoconsciente e engraçada que, mesmo que os espectadores tenham uma visão pré-concebida de como os filmes desse gênero deveriam ser, Black pega esses preconceito e brinca com eles, entregando algo que é ao mesmo tempo novo e dolorosamente engraçado.

 

#3 iron man

 

Sim, finalmente tivemos o Mandarim. Não, ele não é um mago chinês com anéis mágicos alienígenas. Sim, ele é interpretado por Bem Kingsley e, se você achava que tinha alguma opinião pré-formada a respeito disso antes de ver o filme, você não perde por esperar. Só digo que o papel de pseudo-“Coronel Kurtz se funde com Bin Laden” causa um impacto e tanto.

 

Guy Pierce se destaca como o cientista inteligente e fala-mansa Aldrich Killian, fundador do A.I.M. Depois de sua participação em Lookout no ano passado, Pierce parece pular entre papeis que o público não espera vê-lo e isso é parte da diversão. Guy Pierce está se divertindo, o que significa que nós estamos nos divertindo. E ele finalmente se redimiu depois de sua performance medíocre em Prometheus. Além disso, parabéns por nos poupar de mais uma rodada de cara usando armadura contra cara usando armadura que se tornou tão comum nos filmes da série.

 

#4 iron man

 

Rhodey teve um arco menor neste filme em comparação com o segundo da franquia, mas ele tem uma boa parcela de participação na ação. Tanto dentro quanto fora da armadura do Máquina de Guerra/Patriota de Ferro, Cheadle tem a chance de chutar alguns traseiros. Ele consegue atirar em uma lâmpada há uma boa distância e é inteligente o suficiente para não encarar de frente Guy Pierce cuspidor de fogo.

 

#5 iron man

 

Enquanto O Homem de Ferro 2 estava cheio de referencias que indicavam o filme dos Vingadores, esse filme é praticamente o oposto disso. As vezes é tratado de forma um tanto leviana (“Isso não é uma questão de super-herói”. “Isso é uma questão americana”.). Mas a ausência do Capitão, Hulk e companhia é facilmente justificável pelo fato de Stark levar o ataque do Mandarin tão para o lado pessoal que ele parte em uma busca pessoal por vingança. Se alguém esperava um spin-off dos Vingadores, pode ir esquecendo. Essa é uma abordagem que eu espero que se torne comum nos filmes da Marvel, especialmente em Wolverine Imortal.

 

#6 iron man

 

A maior parte da ação do terceiro ato do filme é um resultado do protocolo “Festa em Casa”, em que Jarvis envia as 40 e não sei quantas armaduras que Tony Stark tem construído em seu tempo livre, até as docas para enfrentar a tropa de capangas Extremis da A.I.M. Stark pula de armadura em armadura ao seu bel-prazer (para a frustração de Rhodey). Cada armadura tem um nome de batalha, como a “Heartbreaker” e a colossal “Igor” (que seja, vocês podem chamar do que quiserem, nós sabemos que é a armadura Hulkbuster) praticamente toda armadura tem uma chance de brilhar. Agora ele tem um exército E um Hulk!

 

#7 iron man

 

Sei que ninguém gosta de falar sobre isso, mas o fato é que o contrato de Robert Downey Jr. com a Marvel acabou depois desse filme. Mesmo com o bônus de US$ 50 milhões que ele ganhou com Os Vingadores, o ator ainda não comentou se vai ou não renovar o contrato. A impressão que passa é que ele não quer abusar da sorte e ficar mais tempo do que o recomendado em uma franquia (Estamos olhando pra você, Depp! E você, Ford!) então Homem de Ferro 3 pode ou não ser a ultima participação do ator na franquia. Esse sendo o caso, é a melhor participação dele no papel desde sua estreia e, mais importante, o filme trás uma conclusão que amarra a história da melhor forma possível. Aconteça o que aconteça depois daqui, esse filme é capaz de segurar a onda sozinho.

 

Perfil Bruno

Bruno Machado

Isso ai! Homem de Ferro 3 for the win!
Facebook