HISTÓRIA | Você sabe como surgiu a festa do Halloween?

Pra já ir entrando no clima!

Haloween ou Dia das Bruxas, como é mundialmente conhecido, surgiu há mais de 2 mil anos, baseado nas datas festejadas pelo povo Celta. Naquela época, os celtas acreditavam que o Halloween – chamado também de Samhain – era uma ocasião especial, onde a divisão entre os mundos visível e invisível se tornava mais sutil. Era o momento em que as forças sobrenaturais estavam ativas e os fantasmas e espíritos estavam livres para fazer o que bem quisessem. Estavam abertas as portas para todos os seres.

Nos dias de hoje, a tradição de mais de 2 mil anos tornou-se uma grande brincadeira. Na noite do dia 31 de outubro, crianças americanas, inglesas, irlandesas e escocesas preparam-se para relembrar a data, conhecida também como Festival do Fogo. Vestidas com fantasias de bruxa, fantasma, monstros e duende, elas percorrem longas distâncias saudando os moradores com a frase “Gostosuras ou Travessuras” pedindo doces e guloseimas para serem saboreadas no final da noite. A brincadeira surgiu do medo que os povos antigos tinham das criaturas do outro mundo. Para amansar os humores desses seres, as pessoas colocavam na frente de cada casa um prato com doces.

Durante o caminho, as crianças são iluminadas pelo grande amigo Jack, uma abóbora com careta em forma de lanterna, usada para iluminar as Fadas, Gnomos e Duendes e auxiliar a realização dos pedidos nessa noite mágica. Conta a lenda que Jack era um fazendeiro e, na noite de Halloween, não deu uma abóbora a uma bruxa. Irritada, a feiticeira o transformou em uma lanterna de abóbora.

Na tradição Celta, o Halloween celebrava a chegada do Ano Nono. Um Reveillon que começava no dia 31 de outubro e só terminava no dia 02 de novembro. Chamada de Época de Passagem, a data era considerada o momento mais propício para a realização dos desejos.

PAPILLON | ATOR DE SONS OF ANARCHY LUTA POR SUA SOBREVIVÊNCIA NA PRISÃO!

DISNEY | NAH CARDOSO ESTREIA PROGRAMA SOBRE O QUEBRA-NOZES E OS QUATRO REINOS!

Nos países católicos, como a Igreja não conseguiu desvincular essa tradição do povo do campo, originou-se o Dia de Finados. No Brasil, comemora-se o Dia de Todos os santos em 1º de novembro e Finados, no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides das pessoas que já faleceram.

O costume do Halloween foi levado para os Estados Unidos na década de 1840 pelos imigrantes irlandeses que saiam de seu país por causa da escassez de seu principal alimento, a batata. Nessa época a travessura (brincadeira) favorita na Nova Inglaterra (Estados Unidos), era escrever sobre as paredes das casa e retirar as trancas dos portões.

Na noite do dia 31 de outubro, os Druidas, sacerdotes do povo Celta, faziam oferendas na floresta entre os carvalhos (consideradas árvores sagradas). Acendiam fogueiras e, enquanto dançavam ao redor do fogo, agradeciam pela conheita. Ao amanhecer, os druidas davam a cada família uma centelha daquela fogueira para que ela acendesse com ele o fogo com o qual iria cozinhar. Acreditava-se assim, que a casa estaria protegida dos maus espíritos.

A Origem da palavra Halloween

A igreja católica designou o dia 1º de novembro para honrar todos os santos (All Saints or All Hallows). A noite anterior ao Dia de Todos os Santos (All Saints Day) era chamada de Noite de Todos os Santos (All Hallows Even). A expressão Noite de Todos os Santos (All Hallows Even) foi abreviada para Halloween.

Os esotéricos têm outra versão para o Halloween. Para eles, a palavra Halloween se originou das Hallowinas, conhecidas como as guardiãs femininas do Saber Oculto das Terras do Norte (Escandinávia). Após a conquista da Gália pelos romanos, os vencedores apagaram a cultura pré-existente como forma de desestruturar e impor a nova ordem. Isso assegurou ao vencedor o afastamento do risco de reorganização do vencido.

– Texto por Tânia Gori 

PÉ PEQUENO | FILME CHAMA GRANDE ATENÇÃO NA VENDA DE INGRESSOS!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

ORANGE IS THE NEW BLACK | Última temporada ganha primeiro teaser!

  Orange is the New Black marcou o início de uma era monumental da televisão e, por seis temporadas inesquecíveis, trouxe histórias contemporâneas difíceis, relevantes e humanas. Em sua temporada final, as mulheres de Litchfield concluem que a prisão mudou suas...

BLACK MIRROR | Netflix divulga trailer para cada um dos episódios!

  O primeiro trailer de Black Mirror nos mostrou que teremos apenas 3 episódios nessa quinta temporada, mas não haviam sido mostrados muitos detalhes. Recentemente a Netflix divulgou trailers separados para cada um dos episódios, dando  um pouco mais de detalhes....

Compartilhe:

Quem escreveu?

Lucas M. Mertens

Escritor, roteirista e editor. Um cinéfilo maldito que adora reclamar de diálogo expositivo nos filmes, mas no fim das contas se diverte. Um filme nunca é ruim até que se prove o contrário. Querendo um dia acordar e estar no meio de Hogwarts estudando poções.

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Inscreva-se na newsletter do Coxinha!

Por favor, cheque seu email para confirmar a inscrição!