A maior dificuldade dos blogueiros que, como eu, curtem explicar cada detalhe de um determinado assunto, é manter “de bom grado” um leitor em seus posts até o final. Grande parte das pessoas, hoje em dia, não tem paciência para uma longa leitura. Devemos ser objetivos demais em nossas opiniões, ou temos alguma alternativa que garanta a leitura dos textos até o final?

 

O primeiro passo para garantir que seus textos serão lidos é, claro, o conteúdo. Não existe regra para conteúdo, existe o que seus leitores curtem ler. Não adianta criar um conteúdo rebuscado demais, ou desleixado demais, encontre seu ponto de equilíbrio. Outra dica importante é com relação aos erros de português. Ninguém aqui é Professor Pasquale, mas não vamos nos empolgar demais e colocar tudo quanto é erro de concordância e muitos outros no blog né?

 

leitores

 

Chamando a atenção do leitor ~ Já falei isso inúmeras vezes, seu título é a porta de entrada do seu texto – não deixe de utilizar todos os recursos que possui para criá-lo. Utilize palavras chamativas, atrativas, que o atrairiam no Google, por exemplo. Depois, foque no primeiro parágrafo. Ele é a propaganda do seu texto. São aqueles 10 ou 15 segundos que determinarão se a pessoa sairá ou não do seu blog com falta de interesse. Prenda seu leitor, aprenda a conversar com ele durante o texto, como se estivessem se olhando nos olhos. Seja convincente!

 

Garantindo que ele não se canse ~ Se for comentar sobre muitos temas, enumere, crie tópicos, seja com títulos ou imagens, categorize seus textos e os leitores vão segui-lo através de um ritmo. É muito importante que o leitor não se sinta atropelado pelos seus argumentos. Se conseguir categorizar seus textos ou embalar os leitores com imagens ou vídeos, com certeza eles permanecerão por mais tempo em seu blog.

 

Formatando e concluindo com sucesso ~ Para muitos blogueiros, a formatação dos textos não é nada importante. Mas vai por mim, ter um texto organizado, visivelmente atrativo, garante que muitos retornem ao seu blog. Textos bagunçados cansam os olhos e, consequentemente, a leitura em si. Lembro ainda que, a conclusão do seu texto precisa ser agradável, nem agressiva e nem “em cima do muro” demais. Conclua seu texto com coerência. O último parágrafo precisa estar alinhado com o título, com o primeiro parágrafo, com o corpo do texto e com suas próprias conclusões.

 

Depois de seguir esses pequenos passos e dicas, nada como sentar à frente do seu computador e colocar a cabeça para funcionar, criando textos e resenhas que valham à pena serem lidas por seus fiéis leitores do blog. Vai por mim, vale muito a pena investir em uma boa estrutura textual.

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Dúvidas? Envie um e-mail para contato@coxinhanerd.com.br.
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Compartilhe: