Qual o melhor momento para o Media Kit?

-por , em 19/07 -
Qual o melhor momento para o Media Kit?

Uma das maiores dúvidas que sempre vejo por aí entre os blogueiros pequenos-médios iniciantes-com pouco tempo de casa é com relação ao Media Kit. Para começar, sempre surge aquele momento de tensão sobre usar a palavra ‘Media’ ou a palavra ‘Mídia’ – qual está certo? E mais, uma das maiores e mais complexas questões do mundo virtual: como saber se seus números estão prontos para um Media Kit de sucesso? Complexo hein meus caros?

 

Para começar a desmistificação do Media Kit, saibam que Media nada mais é do que Mídia em inglês, portanto, seja seboso como eu e utilize em seu arquivo o termo Media ou seja anti o imperialismo norte-americano e utilize Mídia. Não faz a menor diferença no final das contas, vai por mim. Mas agora vamos ao caso de maior complexidade, qual o melhor momento e o melhor formato para criar seu media kit?

 

media kit

 

Antes de mais nada, você precisa conhecer (e muito bem, por sinal) seus leitores. A função básica do seu media kit é: dizer às marcas (qualquer uma) que seu espaço publicitário é realmente muito interessante para eles. O que motiva as empresas, além de seus números de acesso, claro, são os perfis de seus leitores. Produtos destinados ao mundo feminino procurarão blogs com leitoras neste perfil, empresas e produtos geeks/nerds, procurarão espaços de anúncio em sites, vlogs e blogs destinados à este público. Mas não se engane, não chegue à conclusões sobre seu público utilizando a descrição do seu blog – você precisa fazer uma pesquisa mesmo.

 

Dica. Utilize um google docs simples (se tiver dificuldade de elaborar algo mais complexo), crie um formulário básico de pesquisa de público e mãos à obra. Divulgue em suas redes sociais, peça aos blogs parceiros que ajude na divulgação e conte com a colaboração de todos. Eu adoro montar formulários de pesquisa e cadastro no site Wufoo, super indico para quem curte algo um pouquinho mais elaborado. Se precisar de tutorial sobre como elaborar pesquisa de mercado e muito mais, clique aqui.

 

media kit analytics

 

Enquanto espera o resultado de sua pesquisa de público, nada melhor do que investir seu tempo no Google Analytics. Muita gente ainda utiliza este forte aliado de forma muito básica, olhando apenas os gráficos prontos e principais. Não se engane, você vai precisar, e muito, dos relatórios do Analytics para construir seu media kit. Se quiser aprender um pouquinho através de tutorial, clique aqui. Verifique alguns bons exemplos de media kit antes de montar o seu, essa dica sempre funciona.

 

Depois de fazer sua pesquisa e verificar seus números de acesso no analytics, não esqueça de suas redes sociais. Seu nível de influência vai muito além dos números do blog, quantas pessoas você influencia através do facebook, twitter, youtube, instagram e muitos outros canais de divulgação? Todos esses dados precisam estar em seu media kit, eles farão os olhos das marcas brilhar de alegria e satisfação.

 

Lembre-se: deixe seu media kit à mostra em seu site/blog – não faça com que as empresas de publicidade ou as próprias marcas fiquem buscando seus dados ou uma forma de contato eternamente. Se não quiser deixar seu media kit exposto, coloque pelo menos um formulário para que ele seja solicitado ou uma forma de contato mais rápida. E fique ligado: o melhor momento para fazer seu media kit é aquele que você se sente à vontade para falar sobre o que você faz, sobre seus objetivos, seu público e seu nível de influência. Sempre existirão marcas pequenas, médias e grandes, assim como sempre existirão blogs pequenos, médios e grandes. 😉 Fica a dica.

 

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Cris Siqueira
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Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

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