Como escolher um bom host?

-por , em 22/07 -
Como escolher um bom host?

Qual blogueiro nunca passou por maus bocados com serviços de hospedagem? Aliás, vamos tornar a discussão mais abrangente neste momento, quem trabalha com internet e nunca passou por problemas bem sérios ou apenas um pouquinho estressantes com empresas de hospedagem? Bom, vou desabafar um pouquinho, dar algumas dicas e fazer com que todos vocês entendam o que acontece por trás deste serviço tão necessário.

 

Para começar, nunca opte pelos serviços gratuitos. Não, não é preconceito. Para começar a história, lembre-se sempre que, por ser um serviço gratuito, a empresa não é obrigada a te dar garantia alguma, ou seja, seu site pode simplesmente sair do ar, você não será informado por isso e, no caso de acontecer algum outro probleminha menor, eles podem alegar sempre que não são obrigados a te garantir nada. Ou seja, maior furada não há.

 

world wide web

 

Agora vamos aos serviços pagos de hospedagem: teoricamente, (entendam bem quando falamos de teoria e de prática) a hospedagem profissional te deixa mais tranquilo com relação a qualidade do seu blog para seus leitores. Dizem por aí que as empresas de hospedagem costumam ter serviços de qualidade, online, 24 horas por dia. Claro, comparando o serviço de um servidor pago ao de um gratuito, a superioridade é infinita, mas isso não garante a estas empresas aquele selinho de “satisfação do cliente” sempre, concordam?

 

Como então eu posso escolher um bom serviço de hospedagem? Gente, sinceramente, isso é uma loteria como quase tudo nesta vida. Quando uma empresa quer te conquistar, quer te oferecer os serviços dela, geralmente, o “atendimento de primeiro nível”, que seria basicamente aquela pessoinha meio robô-meio funcionária que fica te oferecendo coisas, é muito educada, muito disponível, muito solícita, possui palavras de “boas vindas” e “boa sorte” na ponta da língua. Não é assim que sabemos se a empresa é boa.

 

A melhor forma de saber se o serviço de hospedagem é bom mesmo, é, primeiro, pegando feedback de seus amigos que estão no mesmo barco. Qual serviço mais utilizado? Qual empresa melhor recomendada? Pesquise à fundo isso, hospedar seu site não é brincadeira. Depois disso, pesquise os seguintes pontos importantes (dados retirados do site Dinheiro Web):

 

Uso de HD: Neste item você fica sabendo quanto espaço terá disponível no HD do servidor para armazenar seu arquivos, então basta você avaliar seu projeto e ver se o que é oferecido será suficiente.

 

Tráfego de Dados: Aqui é a quantidade de dados que poderão ser enviados e recebidos, lembre-se de que a cada acesso feito em seu blog, dados estão trafegando pela rede, e este limite está sendo contabilizado.

 

Contas de e-mail: quantas contas de e-mail podem ser colocadas para esta hospedagem, isso para alguns projetos não é tão importante, mas para empresas por exemplo muitas vezes ter muitas contas de e-mail é fundamental, portanto atenção a isto.

 

Domínios: quantos domínios podem ser hospedados? Dependendo da hospedagem você pode ter vários domínios em uma mesma hospedagem, isso pode ser algo bem interessante para quem possui vários projetos na web, afinal você economiza dinheiro!

 

website

 

Nós, da Coxinha Nerd, já passamos pelo serviço de hospedagem gratuito, o que causou muito problema para nós no começo. Depois passamos para um serviço de hospedagem indicado por um amigo que, sinceramente, não sei se era porque ele era amigo do dono, mas para ele funcionava perfeitamente e, para nós, nosso site estava sempre fora do ar. Complexo demais. Pedimos indicação a alguns amigos blogueiros e eles nos indicaram outro serviço. Entramos, amamos, nos apaixonamos mesmo, ficamos encantados com o atendimento e o que aconteceu? Nossa expectativa foi jogada lá para cima. Ledo engano, deveríamos ter mantido o sentimento normal de serviço x cliente x empresa – pé atrás sempre. Levamos uma bordoada do atendimento, ficamos tristes com os acontecimentos e, enfim, não tivemos o suporte que esperávamos. Além de tudo, ainda tivemos um atendimento de suporte arrogante – tem coisa pior? Bom, nessa hora, só nos resta relaxar, o atendimento ao público no Brasil é mesmo uma tristeza sem fim. 🙁

 

Se quiserem saber os nomes das empresas citadas no relato acima, enviem um e-mail para contato@coxinhanerd.com.br ou entre em contato diretamente através de nossas redes sociais no Facebook ou Twitter. Responderemos com o maior prazer como forma de indicação negativa, mas não colocaremos nome algum aqui neste post, pois respeitamos a privacidade de todos e não somos um fórum de discussão.

 

Perfil Coxinha

Coxinha Nerd

Em caso de dúvida, envie um email para contato@coxinhanerd.com.br!
A favor dos nerds e contra a tirania dos Kibes.
Facebook | Twitter

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você