Hoje está sendo um dia cheio para o pessoal da segurança digital da companhia de servidores Dyn. Responsável por hospedar alguns dos maiores sites da internet, como Twitter, Spotify, PSN, CNN, Paypal, Reddit, ente muitos outros, a rede está sofrendo ataques do tipo DDoS desde a manhã dessa sexta feira, deixando suas páginas fora do ar em algumas regiões.

DDoS é a sigla para Distributed Denial of Service, ou  ataque de negação de serviço. O ataque consiste em vários computadores “zumbis” (ou bots) que acessam um mesmo domínio ao mesmo tempo. Muitas vezes nossas máquinas estão infectadas para esse tipo de programa mas nunca nos damos conta, pois nada é visivelmente modificado no nosso uso, salvo uma pequena queda no desempenho.

Com o gigante número de acessos ao mesmo tempo, os servidores caem e a página atacada fica fora do ar por um tempo. Hackers costumam utilizar do ataque DDoS para chamar atenção de alguma página ou empresa, para boicotá-las ou apenas por diversão.

Parece que hoje foi combinado um ataque em massa, pois diversos sites foram afetados. O fato ocorreu pois os servidores da Dyn foram atingidos, e a sua queda provocou a instabilidade em todos os sites lá hospedados. De acordo com o site oficial da empresa, tudo já está normalizado e já estão investigando a origem dos ataques.

Estima-se que o número de acessos tenha sido gigantesco – o maior ataque DDoS da história movimentou dados em uma velocidade que ultrapassou 1 TB por segundo. As maiores reclamações de queda se sites vieram dos Estados Unidos, mas muitos casos foram vistos na América do Sul e na Europa, além da Índia e Austrália.

Qualquer outra notícia você verá aqui no CoxinhaNerd! Nos persiga pelas redes sociais para ter tudo em primeira mão: é tudo COXINHANERD!

Leia mais sobre Tecnologia

Compartilhe: