Neste final de semana acontece em São Paulo o Hackathon, evento de programação organizado pela 99jobs. A proposta é reunir grandes empresas que propõem diversos desafios de programação para serem solucionados por estudantes da área de Tecnologia da Informação e assim, descobrir e contratar novos profissionais, além de proporcionar a experiência aos jovens talentos, além de oportunidade de carreira.

O termo “Hackathon” vem dos encontros de desenvolvedores de softwares que trazem desafios simulando problemas de programação para serem solucionados. No evento deste fim de semana, empresas como Magazine Luiza, IBM, Grupo Abril, entre outras, apresentam desafios a serem solucionados pelos estudantes, que tem a ajuda de especialistas da área. Quem se destacar e apresentar os melhores projetos tem a possibilidade de uma oportunidade de trabalho em alguma das empresas participantes que por sua vez, podem observar o desempenho de possíveis futuros colaboradores. Além disso, há uma premiação aos melhores desenvolvedores.

Não tem sido raro este tipo de incentivo às startups em grandes eventos. A última Campus Party em janeiro foi bem explícita intenção de estimular o empreendedorismo na área de tecnologia. O palco sobre o assunto na arena foi uma das grandes mostras e apostas de que a Internet é o grande caminho para novos negócios e que jovens profissionais (ou não) que tenham grandes ideias também tenham maiores oportunidades de apresentar seus projetos e serem incentivados a tirar a ideia do papel ou então, como o caso do Hackathon deste fim de semana, inserir jovens universitários nas grandes empresas para iniciarem suas carreiras.

campus-party-2014-empreendedorismo

Não é exagero nenhum dizer que as startups de tecnologia são o caminho natural de empreendedorismo. Todo este incentivo procura um retorno: novas empresas que apostem em novas ideias e novos profissionais que as grandes empresas querem para si para colocar estas ideias em prática. Oportunidades não faltam, então em frente! Se você tem uma ideia e talento aproveite que está chovendo na sua horta 🙂

Compartilhe: