Hackathon #FordNaCpbr

-por , em 06/02 -
Hackathon #FordNaCpbr

Não chore por nós! Não conseguimos ir para a Campus Party 8, com muito aperto no coração, por diversos motivos! Mas nem por isso ficaremos longe de vocês! Já estamos sabendo que está rolando por aí, desde o dia 5 de fevereiro, o primeiro Hackathon da Ford e ficamos empolgadíssimos com a novidade! A Ford está reunindo 50 desenvolvedores de aplicativo com o objetivo de criar os melhores aplicativos compatíveis com o SYNC AppLink. O sistema SYNC AppLink permite o acesso aos apps dos smartphones via comando de voz, sem que o motorista precise retirar as mãos do volante e os olhos da pista. Isso não é incrível? O resultado, com anúncio previsto para o fim do dia de hoje, dará como prêmio, um Novo Ka, que conquistou a crítica especializada e público em geral com uma proposta inovadora e completa para o segmento de compactos.

Durante as quase 20 horas de maratona já completadas, os desenvolvedores ajudaram a contabilizar alguns dados impressionantes e curiosidades interessantes. Veja o infográfico abaixo e alguns imagens da maratona.

hackathon ford na cpbr 8

Dá uma olhadinha nas fotos do Hackathon:

drink infinity ford

Agora, a pergunta que não quer calar: Você sabe o que é um Hackathon?

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O Hackathon é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis. A maratona pode durar entre um dia ou uma semana. Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios, conhecer outros profissionais da área, fazer networking, participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico de programação.

Os primeiros eventos desse gênero parecem ter acontecido em 1999, primeiro com os programadores do OpenBSB e depois com os participantes de uma conferência desafiados a criarem um software em Java para a empresa Sun Microsystems. Desde então, as maratonas se tornaram populares nos Estados Unidos, acontecendo também em outros países e em encontros internacionais.

Espero que tenham curtido a ideia! Torcemos para que, muitas empresas brasileiras, levem a sério essa maneira incrível de incentivar a criatividade em equipe!

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você