CURIOSIDADES | Saiba quais os hábitos de 22 países com caroneiros!

QUEM NÃO AMA AQUELA CARONA NAS HORAS COMPLICADAS?

Pegar a estrada e dividir a viagem com outras pessoas é um hábito que vem ganhando cada vez mais força ao redor do mundo. A prática já caiu no gosto de franceses a poloneses, passando por ucranianos, brasileiros e mexicanos. Para entender como cada um desses povos planeja e se organiza na hora de viajar compartilhando o trajeto, a BlaBlaCar, maior plataforma de caronas do mundo, realizou um levantamento exclusivo analisando sua base de 50 milhões de membros distribuídos em 22 países.

No Brasil apenas 11% das viagens são publicadas com sete ou mais dias de antecedência, já na Rússia esse percentual cai para 9%. Aliás, mais da metade das viagens publicadas por condutores russos (54%) são programadas com menos de 24 horas de antecedência, número bem baixo se comparado aos hábitos na Holanda, onde a maior parte das viagens (43%) são programadas pelo menos sete dias antes da viagem.  

Outra curiosidade é em relação aos motivos das caronas. Embora visitar familiares seja a principal razão na maioria dos países, na Bélgica lideram os trajetos com foco em turismo de lazer, aquele de final de semana, feriado ou férias. Ainda, é na Bélgica e no Brasil que estão os maiores índices de viagens feitas para visitar namorado (a) ou cônjuge (13,5%) quando comparado a outros países.

Veja a seguir os detalhes desse levantamento:

Tempo de publicação e reserva

Apesar da fama do brasileiro de deixar tudo para a última hora, são os russos que registram o maior índice de viagens publicadas (54%) nas últimas 24 horas, depois vem os indianos, com 43% das viagens publicadas nesse intervalo, seguidos dos romenos e ucranianos (43%). Não que os brasileiros fiquem muito atrás: por aqui, o percentual de viagens publicadas com menos de 24 horas é de 38%, enquanto o das viagens postadas com mais de sete dias de antecedência é de 11%.

Já a Índia ganha nas reservas feitas na reta final, com 61% das caronas reservadas pelos passageiros apenas 12 horas antes da viagem.  A Rússia também se destaca nesse quesito, com 52% das viagens reservadas nesse intervalo; a Ucrânia aparece na sequência, com 50% — contrastando com países como a Holanda, em que a maioria (27%) reserva com três ou mais dias antes de embarcar.

Países com o menor intervalo entre publicação (pelo condutor) e viagem, com a maioria das viagens sendo postadas nas últimas 24 horas:

1° Rússia (54%)
2° Índia (46%)
3° Romênia e Ucrânia (43%)
4° Turquia (41%)
5° Brasil e México (38%)

Países com o menor intervalo entre reserva (pelo passageiro) e viagem, com a maioria das viagens sendo reservadas nas últimas 12 horas:

1° Índia (61%)
2° Rússia (52%)
3° Ucrânia (50%)
4° Romênia (49%)
5° Turquia (46%)

Distâncias das viagens

Dos 22 países analisados, a Hungria é o local com o maior percentual de viagens longas. Lá, 39% das viagens têm mais de 600km de distância, já que as principais rotas do país ligam a capital, Budapeste, a cidades de países vizinhos. Em contraponto estão a Ucrânia, Romênia, Índia e República Tcheca, países em que a maioria das viagens percorre entre 100Km e 200Km. Esta também é a faixa onde estão a maioria das viagens no Brasil (34%), sendo 240Km a média das distâncias percorridas no país.

Países com os maiores percentuais de viagens longas (+600Km):

1° Hungria
2° Polônia
3° Ucrânia
4° Sérvia e Turquia
5° Rússia

Países com os maiores percentuais de viagens curtas (de 100Km a 200Km):

1º Brasil
2° Índia
3° Romênia
4° República Tcheca
5° Ucrânia

Razões para viajar

A Bélgica é o único país entre os 22 analisados onde o turismo de lazer é considerado o principal motivo para viajar – 26% das viagens realizadas por lá apresentam esse motivo. Nos demais (com exceção da Romênia), o principal motivo é um só: visitar familiares. Viagem a trabalho ou estudo é outro motivo forte apontado pelos membros da BlaBlaCar. Na Romênia essa é a principal razão (com 33% das viagens motivadas por essas visitas a familiares). Já no Brasil, Rússia, Ucrânia, Eslováquia, México, Croácia e República Tcheca essa é a segunda principal razão.

Principais motivos das caronas no Brasil:

1° Visitar a família (33%)
2° Viagem a trabalho ou estudo (29%)
3° Visitar namorado (a) ou cônjuge (13,51%)
4° Turismo lazer (7,9%)
5° Visitar amigos (6,9%)

Mobile x Desktop

O Brasil está entre os países que mais utilizam o celular para publicar ou reservar uma carona, ao lado de Índia e Turquia. Na hora de publicar, 83,1% dos condutores brasileiros utilizam o telefone móvel, seja por meio da versão mobile do site ou pelo aplicativo; já na hora de reservar, esse percentual é de 84,7% por aqui. Na Hungria e na República Tcheca o cenário é bem diferente, com metade das viagens sendo publicadas pelo desktop (52,9% na República Tcheca e 49,9% na Hungria). Quando o assunto é reserva de viagens – processo que é feito pelos passageiros e não pelos condutores -, os tchecos lideram no desktop junto com os holandeses, onde 47,3% das viagens são reservadas pelo computador.

Países líderes em publicação pelo celular:

1° Turquia (91,3%)
2° Índia (84,4%)
3° Brasil (83,1%)
4° México (82%)
5° Rússia (77,4%)

Países líderes em reserva pelo celular:

1° Turquia (89,9%)
2° México (87,2%)
3° Índia (85,5%)
4°Brasil (84,7%)
5° Rússia (82,5%)

Principais rotas

Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro aparecem como os destinos mais comuns dentro do Brasil, mas além de viagens intermunicipais, a BlaBlaCar também é uma opção para cruzar fronteiras. Trechos como Montevidéu (Uruguai) – Porto Alegre (RS), Chuy (Uruguai) – Porto Alegre e Chuy – Pelotas (RS) já foram registrados pelos usuários brasileiros, e as viagens mais longas realizadas com a plataforma neste ano foram Paulínia (SP) – Ushuaia (Argentina) e Bogotá (Colômbia) – São Paulo (SP). Na França, país de origem do aplicativo, Paris – Bruxelas (BE), Lille – Bruxelas (BE) e Lyon – gênova (IT) são as principais rotas internacionais.

Sobre a pesquisa: os dados foram extraídos de uma análise feita de janeiro a agosto de 2017, com base nos 50 milhões de membros da BlaBlaCar ao redor do mundo.

Veja mais sobre Curiosidades

Compartilhe:

Quem escreveu?

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Inscreva-se na newsletter do Coxinha!

Por favor, cheque seu email para confirmar a inscrição!