Gundam é uma das maiores franquias de animes no mundo inteiro chegando, esse ano, em seu 37º aniversário com seu ótimo Iron Blooded Orphans. Mas hoje não vamos falar sobre o episódio mais recente da série, e sim dos seus primórdios. Vamos entender um pouco mais da série clássica, chamada de Universal Century (ou somente UC para os fãs). Continuem lendo para entender um pouco mais dessa gigantesca e majestosa série: Kidou Senshi Gundam!

Vamos do princípio, Mobile Suit Gundam (機動戦士ガンダム, Kidou Senshi Gundam) foi criado em 1979 por Yoshiyuki Tomino  e por Hajime Tayate, pseudônimo da empresa Sunrise e foi a causadora de uma grande revolução no mundo dos animes, criando o conceito de Real Robots e os transformando em material bélico, deixando o protagonismo para seus pilotos e não para as máquinas em si.

A Universal Century foi a “primeira linha” de Gundam e a mais aclamada pelos fãs, só não sendo mais famosa que a Cosmic Era de Gundam SEED, que iremos falar um pouco mais tarde. A U.C. dura, no anime, aproximadamente 155 anos (do ano UC 0068, que seria 2068 no nosso calendário, até o ano UC 0223). Aqui vamos explicar um pouco do que é a Universal Century e seus principais acontecimentos no primeiro anime da série (Mobile Suit Gundam).

Em um futuro não muito distante, a Terra chega ao estado de superpopulação, onde os continentes não possuem mais capacidade de suportar as necessidades dos humanos e foi idealizada a solução de lançar a humanidade em Colônias auto-suficientes no espaço (o conceito de colônia é muito utilizado na franquia). As colônias nada mais são que gigantescas naves cilíndricas energizadas pelo sol e dotadas de um sistema de gravidade artificial, solo e atmosfera para a vida humana prosseguir.

Para gerenciar as colônias, forma-se um governo coletivo na Terra chamado apenas de Federação, cuja organização é predominantemente militar. Tal qual na época das grandes navegações, as colônias são forçadas a fornecer recursos para o planeta, cuja população não pára de crescer. Tal situação se manteve durante aproximadamente 50 anos. Entretanto, ocorre uma revolução nas colônias da região de Side 3, a mais longínqua do planeta. Um pensador idealista chamado Zeon Deikun reúne uma milícia armada e derruba o governo local da Federação. Zeon acreditava que, para que a humanidade pudesse viver no espaço, ela deveria evoluir, tal qual evoluiu para dominar o planeta Terra. Tal raça seria chamada Newtype, e substituiria com o tempo os Oldtypes. Os Newtypes seriam seres dotados de elevada percepção extra-sensorial, capazes de compreender pessoas e máquinas com apenas um simples olhar. Mas, para que a humanidade evoluísse, ela precisaria abandonar seu laço com o planeta Terra definitivamente e migrar para o espaço. Eis aí o motivo da revolução de Zeon.

Os principais acontecimentos no primeiro século da Universal Century são as seguintes:

>> UC 0079 – Zeon declara sua independência da Federação e inicia a Guerra de Um Ano. No início da guerra foram utilizadas armas de destruição em massa como armas nucleares, biológicas e químicas que levaram à morte cerca de 25% da população da Terra. Depois da assinatura do Tratado do Ártico, Zeon começa a utilizar suas novas armas humanóides chamadas de Mobile Suits, o MS-05B Zaku I. Como retaliação, a Federação cria os protótipos RX-78-2 Gundam, RX-75-4 Guntank e RX-77 Guncannon; Derrota do Principado de Zeon na batalha de A Baoa Qu, onde Zeon começa vitoriosa com a destruição de um terço da frota da Federação com um único tiro do Canhão Solar, e, por conta de uma briga interna em Zeon, a Federação acaba virando o jogo e destruindo a principal base de Zeon.

>> UC 0080 – Perto do final da Guerra de Um Ano, as Inteligências de Zeon descobrem um Gundam em fase de testes escondido numa base da Federação no Ártico. Pilotos de MS de Elite de Zeon são convocados para destruir o protótipo, porém a missão fracassa com o lançamento do Gundam para a colônia Side 6. Forças de Zeon invadem a colônia neutra Side 6 numa operação secreta para destruí-lo, porém fracassam. Agora Zeon ameaça atacar Side 6 com mísseis nucleares como punição pela perda de seus homens, a menos que um de seus homens remanescentes envolvidos na missão consiga destruir o Gundam.

O restante da história vamos contando com o andar da franquia e, no próximo post, vamos falar sobre o sucessor de Gundam, Mobile Suit Gundam Z.

LEIA TAMBÉM

ANIMES QUE MARCARAM SUA INFÂNCIA!

5 ANIMES PARA VOCÊ CURTIR NA NETFLIX!

5 ANIMES QUE VOCÊ GOSTOU MAS NÃO ASSUME PRA NINGUÉM!

ANIMES DE SOBREVIVÊNCIA!

Compartilhe: