Antigos aliados que se unem com o inimigo, apoios baseados em interesses de ocasião, antigos mandatários movendo-se incessantemente para voltar ao poder, disputas épicas, traições internas, o poder do trono em risco constante. Os mesmos elementos que fizeram com que a série Game of Thrones (leia aqui sobre a estreia da quinta temporada da série) se tornasse fenômeno mundial também aparecem no cenário político brasileiro. Estas semelhanças na engenharia do poder motivaram a Ahead Marketing Político a desenhar o jogo das relações da política brasileira, suas ligações, tramas e conflitos com base na série da HBO. E eu achei incrível o resultado! Sem partidarismo, apenas cultura e entretenimento se misturando com a realidade! 🙂

A série já havia inspirado uma comparação com a política brasileira em 2013 (disponível aqui), mas as mudanças do cenário político depois de dois anos fizeram com que uma nova versão deste mapa fosse necessária. “É claro que a trama do poder é um assunto que desperta curiosidade na população e prova disso é o sucesso de séries como Game of Thrones, House of Cards, entre outras. Desde os protestos de 2013, vimos o interesse em política aumentar. O que fizemos foi dar uma forma mais envolvente para um tema que muitas vezes é considerado burocrático. Não dá pra esperar que a população comum se interesse em discutir MP, obstruções e despachos. É preciso tratar o tema com uma linguagem que se adapte ao modelo de conteúdo que as pessoas consomem todos os dias.”, afirma Gabriel Cecilio, um dos idealizadores do projeto.

a guerra dos tronos

Na versão nacional, onze Casas lideradas por políticos notórios se enfrentam para conquistar o direito de se sentar no Trono de Ferro, hoje ocupado por Dilma Rousseff. Dilma, antes integrante da Casa Lula, desenhou seu espaço no cenário nacional e agora tem sua própria Casa no jogo. Ela luta para manter seus aliados do Jardim do Meio e
mantém os olhos bem abertos para possíveis investidas do Vale Tucano, atualmente a grande força de oposição à hegemonia real.

Diferente do mapa anterior, a versão 2015 traz o contexto geral de cada Casa e explica mais profundamente como elas se relacionam. É uma ótima alternativa para entender melhor o contexto político nacional sem a burocracia com que o tema política é tratado normalmente.

app guerra dos tronos

“Apesar de as pessoas passarem a falar mais sobre política depois de 2013, o assunto continua árido, difícil de entender em muitos casos. O cenário político atual é complexo, cheio de ligações que muitas pessoas desconhecem. Por isso, resolvemos traduzir esse momento político. Fizemos isso pegando carona em elementos da cultura pop, com o objetivo de mostrar que é possível compreender a política, por mais densa que pareça ou por menos conhecimento político que se tenha.”, diz Arnaldo Azevedo, também mentor do projeto.

A Ahead Marketing Político entende que conteúdo é o grande ator do processo de comunicação, seja na web ou na rua. Para se desenvolver um conteúdo atraente é preciso conhecer a fundo as particularidades de cada público e ter uma estratégia de amplificação eficaz. A resistência que ainda existe quando se trata de política pode ser contornada com abordagens mais lúdicas, linguagem inovadora e formatos diferentes.

É esse o espírito do projeto Guerra dos Tronos da Política Brasileira (veja ele completo aqui) da Ahead Marketing: mostrar que a busca pelo poder e as alianças feitas para obtê-lo podem ser muito mais interessantes do que parece. Curtiu essa visão mais cultural da nossa realidade? Comente aqui! Beijos! 🙂

Compartilhe: