Um dos painéis mais comentados do FIQ foi o que apresentou os artistas e as novidades da série de romances gráficos da Maurício de Souza Produções, conhecidas como Graphic MSP. Porém, num bate papo pós-feira, ouvi opiniões de que esse material estava sendo superestimado, que nem era tão legal assim… Então vou aproveitar essa deixa e trazer essa discussão para o leitor do Coxinha Nerd!

Primeiro, para quem não conhece, explico do que se trata esse projeto: deixar novos autores “brincarem” com personagens do vasto catálogo do Maurício. Para o teste inicial foram feitas quatro edições com o Astronauta, a Turma da Mônica, Chico Bento e Piteco.

msp1

Astronauta: Magnetar – Danilo Beyruth e Chris Peter: Nesse caso, o maior mérito do Danilo foi me fazer comprar uma revista do pior personagem do Maurício de todos (e tive a oportunidade de lhe falar isso pessoalmente… hehehehe). Brincadeiras a parte, Magnetar fala sobre solidão, mas também é uma aventura e uma luta por sobrevivência. Em alguns momentos me lembrou da fase melancólica do Surfista Prateado.

Turma da Mônica: Laços – Irmãos Vitor e Lu Cafaggi: uma linda história sobre amizade, seja a de um menino que fala “elado” e seu cãozinho ou a de uma turminha muito atrapalhada que vive se metendo em grandes confusões, num clima que vai te fazer lembrar-se de mil referências da Sessão da Tarde.

Chico Bento: Pavor Espaciar – Gustavo Duarte: Causos! Sustos! Ficção Científica! Uma história divertidíssima dos primos (e grandes amigos) Chico e Ze Lelé. O primeiro trabalho de Gustavo Duarte que li foi “Có!” e fiquei alucinado com seu estilo gráfico de ilustrar e narrar a história, e ele consegue elevar seu nível acima com essa edição.

Piteco: Ingá – Shiko: Uma aventura pré-histórica, uma história de amor ou os dois? Somando-se a isso, monstros ancestrais que parecem ter saído de um filme do Ray Harryhausen, e uma edição que empolga e te surpreende.

msp2

E aí? O que você acha? Vale a pena, ou tão fazendo muita festa à toa? Vou te dar uma sugestão: leia todas e tire suas próprias conclusões, sabendo que você corre o sério risco de ficar marcando na parede os dias que faltam para sair as novas edições… Sim, vem mais por aí… As próximas edições serão Papa-capim (Marcela Godoy e Renato Guedes), Bidu (Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho), Turma da Mata (Greg Tocchini, Davi Calil e Artur Fujita), Penadinho (Paulo Crumbim e Cristina Eiko) além das continuações de Astronauta e Laços.

Compartilhe: