GAME OF THRONES | Perfil de personagem: Catelyn Tully – Stark (Parte 1/2)!

INFÂNCIA, JUVENTUDE, CASAMENTO, FILHOS E MORTE!

Voltemos anos e anos no passado, bem antes da Rebelião que levou os Baratheons ao poder, para entender melhor o enredo de uma das personagens mais importantes do enredo westerosi: Catelyn Stark foi central em muitos dos acontecimentos primários, tanto nos livros como na série televisiva. *se você ainda não viu a origem da Casa Tully segue a baixo link que conta suas raízes e avanço durante os séculos, confira clicando AQUI .

Catelyn Tully era a atual filha mais velha de Lorde Hoster Tully, “Senhor das Terras Fluviais” e um dos nobres mais poderosos da região central do continente de Westeros.

*Catelyn possuiu dois irmãos mais velhos que vieram a falecer precocemente durante a infância, com suas mortes Catelyn passou a ser a primogênita; anos depois mais dois irmãos vieram: Lysa, dois anos mais nova e Edmure, um menino “mirradinho”. Cat, como era chamada pelo pai, sempre foi uma menina linda, de pele muito clara, com as maças do rosto bem destacadas, cabelos longos e muitos avermelhados; belíssimos olhos azuis; de corpo esguio e longilíneo. *muitos dizem ser quase que uma copia exata de sua mãe: Minisa que faleceu após o parto de Edmure. Quando Lady Minisa faleceu, Lorde Hoste imediatamente chamou a menina Cat e lhe disse, que daquele momento em diante, ela seria a “Senhora das Terras Fluviais” no lugar da mãe, passando assim, toda uma responsabilidade de governança da rotina do castelo, a uma menina ainda muito jovem.

Inteligente, Catelyn sempre esteve atenta as tratativas políticas vividas pelo pai como Lorde das Terras Fluviais, afinal, na ausência do pai, era ela quem deveria preparar seu pequeno irmão caçula Edmure para assumir as “Terras Fluviais” como lorde no futuro. Sempre vestida com vestidos de bordados simples e nas cores de sua casa: azul e vermelho; Cat é descrita como sendo gentil, protetora, forte e orgulhosa desde sua infância; ela leva o lema de sua casa extremamente a sério: “Família, Dever e Honra”.

Nessa mesma época a Casa Tully recebeu como protegido um menino chamado de Pyter Baelish de origem da região popularmente chamada de “Dedos”.

CURIOSIDADE 1: a família Baelish descende de um mercenário de Braavos que veio para Westeros a serviços da Casa Corbray e ganhou “um pequeno pedaço” de terra na região dos “Dedos”, para ser mais exata: o menos dos dedos, por isso Petyr passou a ser chamado de “Mindinho”. *Lorde Hoster Tully conheceu o pai de Petyr durante os eventos da chamada “Guerra das Nove Moedas” e ofereceu sua casa como um local onde o menino poderia crescer com a melhor educação possível.

Petyr era uma criança agitada e travessa, muito astuta e rápida em tudo que fazia, no entanto parecia estar constantemente magoado. Cat, assim como seus irmãos, se aproximaram dele e o trataram como igual, mesmo que às vezes, ficasse implícito que ele não era do mesmo nível social que os Tully. Cat e sua irmã Lysa eram muito próximas na infância, tanto que tinham uma linguagem secreta inventada por elas para se comunicarem; porem com a chegada de Pyter muita coisa mudou: eles brincavam com lama juntos e certa vez, ambas deram uma torta de sujeira para Pyter que comeu para agradá-las ficando doente por semanas depois; já adolescentes os três brincavam de beijos e Pyter certa vez, tentou colocar a língua pra dentro da boca de Cat que o afastou, ao contrário de Lysa, que pareceu feliz com a ousadia.

Ao longo de sua juventude Petyr passou alimentar uma paixão por Catelyn, enquanto, Lysa por sua vez, alimentava fortes sentimentos por ele. Catelyn muitas vezes acompanhava seu pai em suas viagens, e visitou as estalagens da região, tornando-se uma pessoa bem conhecida dos camponeses. Sempre que se sentia sozinha ou confusa, Cat recorria a seu amado tio Brynden Tully, irmão de seu pai: um homem rude, de fala fácil, aventureiro e muito sagaz, que lhe contava ótimas “anedotas”, bem como lhe ajudava quando sentia dúvida em como proceder como Lady de Correrio, entretanto, já na sua adolescência, Cat presenciou uma grande briga entre seu pai e o tio, que forçou Brynden a se afastar da fortaleza e lhe rendeu o título de “Peixe Negro”. *mais detalhes em breve em um post exclusivo para o personagem.

Os Tully são fies a “Fé dos Sete” e Catelyn, bem como seus irmãos, tem uma forte ligação religiosa, passando a se dedicar constantemente a orações no septo de sua casa.

Mesmo com as diferenças religiosas e de tradições, Lorde Hoster Tully decide que está na hora de Cat, aos doze anos de idade, arrumar um bom pretendente: sendo sua primogênita, ele busca alguém de elevada posição e encontra o par ideal, através de uma proposta de aliança entre sua casa e a Casa Stark. Brandon Stark é o herdeiro de Winterfell e, portanto, herdeiro do Norte: alto, forte e bonito; rapidamente ganha apreço e o coração de Catelyn durante suas rápidas visitas de cortejo. Durante a festa de noivado, Pyter pediu pra dançar com Cat e permaneceram juntos por seis danças consecutivas até que secretamente tentou a beijar; Catelyn o afastou imediatamente e riu de sua ousadia; magoado “Mindinho” ficou bêbado e foi levado a seus aposentos para descansar. A irmã mais nova de Catelyn, Lysa, entrou sorrateiramente nos aposentos de Petyr e “entregou sua virgindade” a ele naquela noite: bêbado ele pensa que a jovem ruiva em sua cama é Catelyn e se entrega, de corpo e alma a ela, no entanto no final ele chama por Cat, o que deixa Lysa desconsertadamente irritada.

CURIOSIDADE 2: depois dessa noite de amor, Petyr entra em desespero com a idéia de perder Catelyn para Brandon Stark e inconseqüentemente o desafia a um duelo pelo direito a casamento, onde foi derrotado rapidamente com um corte de espada incrivelmente preciso de Brandon desde o umbigo até a altura da garganta. *lhe rendendo uma cicatriz horrível, que o mesmo, esconde até hoje através de roupas de colarinho alto. Brandon só não o matou porque Catelyn entrou na frente e implorou por misericórdia; Brandon por sua vez, querendo agradar sua prometida, permitiu que o mesmo vivesse. *Mindinho teve uma quinzena para se recuperar e então partir de Correrio, Catelyn não foi vê-lo durante este tempo e nem foi se despedir dele quando enfim, Petyr foi exilado das “Terras Fluviais” diretamente por Lorde Hoster; depois disso Petyr passou a alimentar um profundo rancor pelas casas Tully e Stark. *Lysa descobre uma gravidez de Petyr, porem, perde o bebe devido a sua eminente fragilidade física, o que a deixa imensamente amargurada.

Em paralelo a esses eventos, Lorde Rikard Stark prometeu a sua única filha Lyanna ao herdeiro de “Ponta Tempestade”, o Lorde Robert Baratheon, ao mesmo tempo em que Lorde Hoste sela casamento de Lysa com Lorde Jon Arryn: fechando assim a maior aliança de protetores de todos os tempos. *o Norte, as Terras Fluviais, as Terras da Tempestade e o Ninho da Águia juntos, se tornariam a maior área terrestre unificada de Westeros. Durante os pré-eventos da cerimônia do casamento de Catelyn, Lyanna Stark desaparece e seu irmão Brandon, intitulado como o “Lobo Selvagem” devido a seu temperamento febril, parte em busca de justiça junto ao rei Aerys II, pois acreditava cegamente que sua irmã estivesse cativa do príncipe Rhaegar. *detalhes, clique AQUI!

Brandon chegou na “Fortaleza Vermelha” gritando exigências e devido a isso, acabaram preso pela Coroa. Seu pai, o Lorde Rickard Stark, foi convocado para a capital para pleitear pelo filho, mas tratava-se de um embuste e todos acabaram sendo executados por ordem de Aerys II.

CURIOSIDADE 3: Aerys II, os prendeu, ambos, pai e filho, frente a frente, com correntes em seus pescoços, em seguida ateou fogo no senhor de norte Rickard Stark e jogou uma espada as pés de Brandon; em seu desespero, Brandon tentou alcançar a lâmina na vã esperança de salvar o pai que agonizava no “Fogo Vivo” e acabou morrendo por enforcamento. Dizem que o rei Aerys II ria descontroladamente enquanto Brandon sufocava tentando alcançar o pai morrendo em chamas. Logo em seguida o Rei Aerys II enviou uma carta ao “Vale” solicitando que Jon Arryn demonstrasse fidelidade à coroa Targaryen, através da entrega das cabeças de Eddard Stark agora herdeiro do Norte e também de seus outros dois irmãos Lyanna e Benjen, acabando assim com a linhagem Stark por completo, bem como a cabeça de Lorde Robert Baratheon, que diziam as “más línguas” que já planejava em segredo uma rebelião contra a coroa.

*Jon Arryn criou ambos os meninos: Ned e Robert no Vale e os tinha como seus filhos, portanto, jamais, em hipótese alguma, iria levantar espadas contra eles, muito menos contra Ned que sempre foi o mais parecido com ele; dessa forma a guerra contra a coroa Targaryen se deu início.

o/ existe teorias que afirmam que Lorde Ricark Start, Lorde Hoste Tully, Lorde Jon Arryn e Lorde Robert Baratheon, estavam planejando secretamente, uma união que levaria a queda do império Targaryen, o que de uma forma ou outra acabou ocorrendo através dos acontecimentos junto as atitudes enlouquecidas do Rei Aerys II. *saiba mais clicando AQUI 

Perante o grande luto, Eddard Stark, agora novo herdeiro e senhor do Norte, com a ajuda de seu melhor amigo Robert Baratheon convocou todos os seus vassalos para lutar contra o “Rei Louco”, mas antes de partir do Norte, Eddard se casa com Catelyn Tully no lugar de seu irmão mais velho, agora morto. Sem nunca nem ter visto Ned pessoalmente até então: Cat se casou com Eddard na mesma cerimônia em que sua irmã Lysa se casou com o velho Lorde Jon Arryn.

*durante a cerimônia da festa de casamento, Ned se irritou com a idéia da cerimônia de iniciação de núpcias, onde os convidados levam os jovens recém casados para o quarto e no caminho os ajudam a despirsem-se; Ned entendia que Catelyn devia estar apavorada em se casar com o irmão do noivo original, sendo que ambos não tiveram nem chance de uma conversa primaria para se conhecerem e não queria que ela se senti-se ainda mais insegura, sendo assim, proibiu o costume assim que iniciaram a tentativa; quando Ned foi zombado pelos convidados, ele rapidamente avisou que aquele que insisti-se teria de cruzar espadas com ele, o que imediatamente fez com que todos recuassem. Após a consumação do casamento, os Tully, bem como grande parte de seus vassalos das “Terras Fluviais” entram a favor dos Stark na rebelião. *não irei me prolongar nos fatos da Rebeliao, pois já temos o link a cima onde explica os ocorridos desse período.

Cat ficou grávida já na noite de núpcias e permaneceu em Correrio ate o final da guerra, passando assim, o primeiro ano de casamento sem contato com o marido nortenho. A rebelião se prolongou por meses e quando enfim terminou Catelyn já estava com seu filho primogênito Robb nos braços e segue para assumir seu lugar como Lady de Winterfell, ao mesmo tempo que seu marido retornava de Dorne, onde havia ido em busca de sua irmã Lyanna.

Quando Eddard Stark finalmente retorna a Winterfell, antes de Catelyn; ele organizou tudo para que o bebê Jon Snow tivesse conforto e uma ama de leite: comunicando a seu povo que o menino é seu filho bastardo, concebido nos dias da guerra. Catelyn chega alguns dias depois e ao encontrar o marido ansioso pelo primogênito, leva um contra golpe ao descobrir a existência de Jon já instalada no castelo. *o fato dele já estar no castelo, antes mesmo de que seu filho Robb fosse apresentado, faz com que Catelyn se ofende-se profundamente, e a levou a alimentar internamente uma fúria descabida pelo bebe Jon. A noticia do bastardo destrói Catelyn, que se recusa por muitos meses que Ned a toque. *ela nunca o perdôou por isso e sempre tratou Jon como “paria” dentro da família.

Todas as suas tentativas de descobrir quem era a mãe de Jon foram frustradas; Cat ouviu boatos sobre um possível romance entre Ned e a rescem falecida Ashara Dayne de Dorne e como Ned havia ido para essa região com a “desculpa” de achar a irmã, Cat deduz que ela possa ser a mãe de Jon. Quando finalmente teve coragem para perguntar diretamente ao marido sobre a dornesa, Eddard exigiu saber de onde vinha o boato: Ned se enfureceu e aos gritos proibiu de tocar novamente nesse assunto. O nome de Ashara se tornou um “tabu” em Winterfell e nunca mais foi mencionado. *Catelyn se recorda dessa noite como sendo a “única vez em todos os anos de convívio, em que Ned a assustou de verdade” e complementa dizendo que “Ned deve ter amado profundamente a mãe de Jon para ter agido assim com ela”. *que não deixa de ser verdade, agora que sabemos que a mãe de Jon era Lyanna Stark, irmã favorita de Ned e sem dúvida, muito amada por Eddard.

Depois desse acesso de fúria, Cat nunca mais tocou no assunto, no entanto ainda restou a amargura pela presença de Jon no Castelo. Com o passar dos anos Catelyn foi tendo seu coração conquistado por Eddark, que para agradá-la, ordenou que fosse construído um pequeno septo para que ela pudesse honrar suas tradições religiosas: por isso seus filhos foram educados para seguirem tanto os deus antigos do norte, como os deuses novos “os sete”.

Juntos, Catelyn e Eddard tiveram cinco filhos: Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon.

CURIOSIDADE 4: É importante destacar que todos os seus filhos, com a exceção de Arya que tem cabelos castanhos escuros e muito similares ao dos nortenhos, tem cabelos ruivos em vários tons: Robb e Rickon são de cabelos castanhos avermelhados, Sansa de um ruivo vivo e alaranjado e Bran de um vermelho fogo muito similar ao da mãe.

Jon tinha praticamente o mesmo tamanho de Robb, portanto, deduzia-se que suas idades eram praticamente iguais. *Jon tinha cabelos castanhos muito escuros e olhos acinzentados muito tristes; era muito parecido com Eddard e isso incomodava profundamente Cat, já que nenhum de seus meninos puxou as características nortenhas do pai, porem, Arya era uma cópia feminina de Jon, o que lhe deixava novamente irritada, pois a menina algumas vezes insistia em dizer que devia ser bastarda também.

*Cat explicava para Arya que ela puxou o lado nortista pai, enquanto os irmão puxaram o lado Tully dela, bem como Eddard também dizia que ela era incrivelmente parecida com sua falecida irmã Lyanna. *aqui já existia a dica subliminar da mãe de Jon ser Lyanna e de Ned estar escondendo de todos esse fato, justamente para proteger o menino da fúria do amigo Robert Baratheon, já que Jon seria fruto do relacionamento de Lyanna e príncipe Rhaegar Targaryen.

Catelyn agora uma Stark quase que completa, tenta seguir as palavras da Casa Tully sempre ao máximo que pode: “Família, Dever, Honra” mas passa a entender o lema “O Inverno esta Chegando” da casa Stark e o aplica em sua rotina como um lema também seu.

Catelyn é generosa, pacifica em sua rotina, forte sem perder a gentileza, porém, muito orgulhosa; entende de política e administra notavelmente bem Winterfell quando necessário; em sua grande maioria sempre está em concordância com seu marido, porém, quando algo se refere a Jon Snow, ela se mostra amargurada e insensível, tratando o menino em boa parte de sua vida como um ser insignificante.

No geral, Cat é feroz ao proteger seus filhos. Quando Theon Greyjoy foi lhe entregue para criar, ela o tomou para si, mas sem muito afeto, porém, sem dúvida, o trata bem melhor do que a Jon Snow. Alcançando o enredo dos livros e da série, o arco de Catelyn Stark se mostra bem adaptado e muito similar.

A recepção a Coroa Baratheon, bem como os eventos que levaram à queda de seu filho Bran, ocorrem da mesma maneira tanto nos livros como na série, porém, a conversa entre Catelyn e a Rainha Cersei no quanto de Bran, ocorreu apenas na série: nessa conversa Cersei diz que sabe pelo que Cat está passando, pois seu primogênito, um menino grande e de cabelos negros, morreu alguns dias depois de nascer e ela como mãe, nunca se recuperou de sua perda. *esse filho não existe no enredo dos livros e mais a frente da trama, a própria Cersei conta a Ned que sempre que sabia que estava gravida de Robert, ela abortava através de remédios, pois não queria ter herdeiros do rei.

Os fatos que seguem ocorrem também em concordância livro/série: Cat recebe uma carta de Lysa informando que a morte de seu marido foi armada pelos Lannister; por influencia de Catelyn, Ned parte como “Mão do Rei” para Porto Real acompanhado de Sansa e Arya, com a idéia de investigar melhor os acontecimentos e ajudar Robert no que for preciso; a implicância de Cat com os lobos gigantes é ainda mais intensa nos livros do que na série, ate que o ataque a Bran ocorre, depois disso ela autoriza que os animais circulem como desejarem no castelo, afinal, Verão salvou a vida de Bran, sendo assim, os lobos são da família.

Ela parte para Porto Real e encontra imediatamente a guarda de “Mindinho”; diante de Mindinho, ela fica sabendo que a faca usada na tentativa de assassinar Bran pertence a Tyrion Lannister; ela encontra com Ned secretamente e lhe relata tudo, ele diz q irá resolver e pede que ela retorne pra casa; no caminho ela encontra Tyrion Lannister e o captura; já no “Ninha da Águia”, Cat pede ajuda a irmã Lysa que, através de um julgamento, pretende que o “anão Lannister” morra.

Porem, a artimanha falha e Tyrion, solicitando um julgamento por combate, acabando livre. Em paralelo, Tywin Lannister ordenou que Sor Gregor Clegane e seus aliados atacassem e destruíssem as “Terras Fluviais” em retribuição a captura de seu filho caçula, bem como marcha com seu exercito para resgatá-lo. Sor Brynden Tully “O Peixe Negro” abandona seu trabalho no “Ninho da Águia” e se junta, a sua sobrinha Cat, em sua jornada de retorno para casa, garantindo assim sua segurança. Rei Robert morre, e Ned é acusado de traição, o que o leva a morte por decapitação.

Catelyn em desespero parte rumo ao Norte, no entanto encontra o filho Robb, agora proclamado Rei do Norte, marchando de encontro a Tywin Lannister. Cat decide ficar com o filho Rei, por acreditar que o mesmo necessita de seus conselhos políticos e desiste de seguir para Winterfell, onde seus outros dois filhos permanecem “seguros”.

Catelyn está constantemente angustiada por não ter notícias de Sansa e Arya, que aparentam estar nas mãos da família real Baratheon-Lannister como reféns. Rei Robb, por sua vez, quer que Catelyn retorne ao norte, mas ela fica com o exército, para assim, poder ver seu pai moribundo, Lorde Hoster Tully.

CURIOSIDADE 5: assim como na série, nos livros Catelyn também é a responsável pelo acordo de casamento entre a Casa Frey e o Rei Robb; garantindo assim, passagem livre pela “Gêmeas”; caminho esse, mais rápido e seguro para a decida dos exércitos do filho. *Nessa negociação também ficou firmado o casamento de Arya para com um dos filho de Lorde Walder Frey: Elmar.

Durante o conselho de guerra em Correrio, após as muitas vitorias do filho, Catelyn defende ardentemente a paz com os sulistas, para garantir assim o retorno de Sansa e Arya em segurança. Cat se manifesta contra o envio de Theon Greyjoy as Ilhas de Ferro, porém, é ignorada por Rei Robb, no entanto, ao aconselhar uma aliança com Renly Baratheon, que se encontra em marcha contra Rei Jofrey I, Robb imediatamente acata a ideia e pede que ela vá representá-lo nas negociações. *me parece que ele quer se livrar da presença mãe nesse momento sabe #RobbChato. Porem, as negociações com Rei Renly, que tinha tudo para serem um sucesso, são interrompidas por sua morte, justamente quando Catelyn estava em sua tenda; o que gera uma grande confusão e Cat acaba tendo que fugir para não ser incriminada pelo assassinato.

Bem como vimos na série, o relacionamento de Cat e Brienne se inicia ai também nos livros, porem, irei  falar sobre Brienne em uma poste especialmente dedicado a ela. Brienne passa a servir Catelyn e ambas escoltam os ossos de Ned ate Correrio, de lá, a “urna fúnebre” é encaminhada a Winterfell. *Ambas permanecem no castelo de Correrio durante os confrontos do Vau, onde Jaime Lannister é feito cativo.

Chega à notícia da invasão Greyjoy a Winterfell, bem como a morte de seus dois meninos: Bran e Rickon. Desesperada ela faz um acordo com Jaime Lannister, que jura libertar suas meninas em troca de sua liberdade; sendo assim, ela o liberta, porém, envia Brienne como escolta para garantir que ele cumpra o acordo. *nos livros essa escolta tem Brienne e o primo de Jaime: Cleos Frey.  *é importante destacar que a existe uma passagem de meses de um evento a outro, pois os deslocamentos de uma região a outro em Westeros não são fáceis, sendo assim, “se deduz” que desde a captura de Jaime, ate sua libertação, foi quase um ano de cativeiro. Em paralelo a isso, Rei Robb se casa.

CURIOSIDADE 6: Ao receber as noticias da tomada de Winterfell, bem como da morte de seus dois irmãos mais novos, Rei Robb Stark se vê obrigado a recuar com suas tropas, para retomar o controle do norte novamente, no entanto, em sua ultima batalha, ele se machuca e acaba sobe os cuidados de Jeyne Westerling, filha mais velha de Lorde Gawen Westerling e Sybell Spicer, vassalos Lannister. *Robb Stark é ferido por uma fecha e é levado para dentro da fortaleza para cuidados médicos.

Enquanto isso Sybell, esposa do Lorde Gawen, junto a seu irmão Rolpf, iniciam em segredo negociações com o seu suserano, Lorde Tywin Lannister, em troca de promessas de casamento dignas para as filhas de Sybell, Jeyne e Eleyna; Rolph e Sybell fazem Jeyne, a filha mais velha, ir cuidar de Robb que esta ferido e muito triste por saber da morte dos dois irmãos menores: Bran e Rickon; Jeyne e Robb acabam fazendo sexo e, após tirar a virgindade da menina, o rei do norte acaba se casando com ela para lhe salvar da desonra.

Rei Robb passa a acolher a família da esposa e os mantém em sua corte, o que irrita muito sua mãe Cat que não confie que os Westerling’s sejam realmente infiéis as Lannister. *detalhe: Robb passa a deixar seu lobo “Vento Cinzento” nos canis de Carrerio, pois o lobo não gosta de Jeyne e de sua família; Cat vê nisso uma possível confirmação de que eles não são “boa gente”, porém, o filho lhe ignora mais uma vez, alegando que “Vento Cinzento” é um animal e não uma pessoa, para saber quem é bom ou mau. Irritado com a mãe, Rei Robb passa a ignorar seus conselhos e a mantem no quarto como uma “prisioneira de luxo” por ter libertado Jaime Lannister, junto ao Castelo de Correrio: seus aliados estão furiosos por ela ter libertado Jaime e é mais “Seguro” ficar em seus aposentos.

*Lorde Hoste adoece ainda mais durante todos esses eventos e acaba falecendo, deixando Cat mais uma vez em luto. Para acalmar os ânimos junto a Casa Frey, fica acordado um casamento entre Lorde Edmure Tully, irmão mais novo de Catelyn e atual Lorde das Terras Fluviais e uma jovem filha de Walder Frey, assim todos se direcionam para as “Gêmeas” a fim de vivenciar o casamento.

Jeyne é deixada em Correrio e Catelyn segue com Robb em marcha rumo ao norte, parando apenas para comparecer ao casamento de Edmure com uma das meninas Frey.

A cerimonia ocorre normalmente e todos estão felizes e bebendo muito, no entanto, a festa é interrompida logo após a retirada de Edmure e sua nova esposa para a cerimônia de núpcias. A Casa Frey, aliada as Casas Bolton e Lannister, tramaram uma emboscada, onde transformam o casamento em um massacre, que passou a ser conhecido em Westeros como “O Casamento Vermelho”.

CURIOSIDADE 7: nos livros a esposa de Rei Robb não está grávida, sendo assim, a cena sangrenta onde a jovem é esfaqueada na barriga pertence somente a série. *outro detalhe diferente é a origem da esposa de Robb, que nos livros é filha de um vassalo Lannister, enquanto que na série, ela diz ter origem na cidade Volantis, em Essos, fazendo de sua família um mistério na trama.

Na série, ao ver o horror que se passa no salão, Catelyn pega uma das esposas de Lorde Walder Frey e ameaça matá-la, se ele não libertar Robb, desdenhoso Lorde Walder Frey ordena a morte de Robb mesmo assim: Cat em fúria mata a menina e em seguida é morta degolada. E termina assim seu enredo na série.

Já nos livros Rei Robb é morto, bem como todos os seus aliados que não conseguiram fugir. Catelyn a princípio serie levada como refém, porém, diante da morte do filho, enlouquecida ela fere seu rosto com as unhas e é Raymund Frey quem recebe a autorização de Lorde Walder para que degole a mulher. Depois de um dia e uma noite, o corpo de Catelyn, já em decomposição, é despido e jogado nas aguas do rio “Verde”, afinal ela é uma Tully e como um peixe, deve apodrecer nas aguas das “Terras Fluviais”.

Sabemos que seu corpo é encontrado três dias depois, e devido a um ritual fúnebre intitulado “O Último Beijo”, Lady Catelyn ressuscita, não mais como a mulher nobre e honrada que conhecemos, mais sim uma mulher brutal, sanguinária e vingativa, que atende pelo nome de Senhora Coração de Pedra”, pass Essa parte do enredo não foi adaptada pelo HBO e portanto, não tem pretensão de aparecer na trama final da série televisiva.

A transformação de Lady Catelyn Stark na famosa personagem “Senhora Coração de Pedra” será abordado na parte dois de seu perfil… então ate lá o/ bjos fui!!!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

GAME OF THRONES | A extinção da casa Casterly e a casa Lannister!

  OS REIS DO ROCHEDO E AEGON, O CONQUISTADOR A Casa Casterly é uma casa extinta, mais ou menos, seis mil anos atrás, no enredo de GOT, tendo sua origem diretamente ligada aos “Primeiros Homens”, povo esse que governaram as “terras” do continente, até a chegada...

GAME OF THRONES | Martin libera índice do livro ‘Fogo e Sangue’!

BORA MERGULHAR NUMA NOVA HISTÓRIA? Essa semana, George R. R. Martin, magistralmente, mais uma vez, liberou um extra sobre seu novo livro “Fire and Blood” (Fogo e Sangue) que terá seu lançamento oficialmente no dia 20 de novembro de 2018, no Brasil. Em sua pagina do...

Compartilhe:

Quem escreveu?

Marcela Simões

Devoradora de livros, Hq’s, mangás, filmes, séries, animes - enfim, tudo que envolva fantasia me atrai, mas não me limito a esse tipo de enredo; bem eclética, amo quando mergulho em algum tema e só o abandono depois de ter conseguido toda e qualquer informação possível. Puxar assunto? Fale de Game of Thrones ou Harry Potter que o papo vai longe!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Inscreva-se na newsletter do Coxinha!

Por favor, cheque seu email para confirmar a inscrição!