GAME OF THRONES | Casa Stark: Ascensão, domínio do norte e da Casa Targaryen!

DETALHES SOBRE A “CASA STARK”

Sabemos que a Casa Stark é uma das mais antigas do continente de Westeros, no entanto, mesmo sendo uma das casas em foco, tanto dos livros como na série, alguns detalhes só foram possíveis de conhecer através de entrevistas ou contos que o próprio autor George R.R. Martins disponibilizou.

Descendentes diretos dos “primeiros homens”, sua origem esta ligada ao primeiro Stark oficialmente citado na obra, Brandon “O Construtor”; ele foi o responsável pelo projeto e também pela execução da construção da “Muralha de Gelo” que por gerações ajudou a segurar os chamados “Outros” longe do restante do continente.

Teorias abordam que possivelmente a “Muralha” seja tão firme devido à magia que as próprias crianças da floresta realizaram como segurança contra o “Rei da Noite”.

Como já sabemos, a muralha é protegida pela “Patrulha da Noite”, que se trata da guarda mais antiga do continente, sendo fundada logo após o período conhecido como “A Longa Noite”, menos de oito mil anos atrás; a idéia dessa guarda partiu também de Brandon “O Construtor” e suas regras permanecem as mesmas desde seu surgimento.

CURIOSIDADE 1: a Patrulha chegou a ostentava dezenove castelos ao longo dos quinhentos quilômetros da Muralha; guarnecida por mais de dez mil homens; as casas dominantes da região no inicio apenas concordavam em uma questão: a muralha devei ter sua guarda constantemente renovada com jovens soldados “sempre e para sempre”, dessa forma muitos filhos caçulas de casas ricas eram encaminhados para lá e vestiam o negro com muito prazer; era uma honra imensa ter um filho na patrulha. Infelizmente hoje, no enredo das Crônicas de Gelo e Fogo, apenas três castelos permanecem ativos e guarnecidos apenas por mil homens; sendo esses indivíduos, em sua grande maioria estupradores, ladrões, assassinos e bastardos. *abordarei melhor sobre a patrulha da noite em um post futuro o/ aguardem!

O que poucos sabem é que apôs “O Pacto” ser firmado entre as “crianças da floresta” e os “primeiros homens”, muito do povo da floresta se firmou nas matas fechadas, deixando as áreas abertas para as aldeias dos primeiros homens se desenvolverem.

Brandon “O Construtor” decidiu que já era hora de se instalar com sua família em um novo local, mais afastado de “Sua Muralha” e optou por uma área já aberta anos antes; local esse muito estrategicamente escolhido, pois possuí um imenso manancial de águas térmicas sobre seu solo.

CURIOSIDADE 2: no livro um: A Guerra dos Thronos, em um dos capítulos de Jon Snow, numa das muitas noites geladas que enfrenta na Muralha, pensa consigo sobre Winterfell e suas paredes agradavelmente quentes. *poucos sabem, mas Winterfeell possui paredes ocas, ou seja, Brandon construiu e fez funcionar um sistema único de irrigação de água quente, que é capaz de fazer com que as águas termais transitem pelas paredes do castelo, o que faz de Winterfell um local muito agradável mesmo diante do inverno mais tenebroso #inteligentão.

Brandon determinou como lei máxima de sua casa, que a “Árvore Represeiro”, ou também é conhecida como “Árvore-Coração”, fosse respeitada, adotando para si a religião dos “Deuses Antigos” pertencente aos “Filhos da Floresta” mantendo um bosque privado dentro de seu castelo; foi dele também a idéia da “Cidade de Inverno”, um vilarejo construído ao redor de Winterfell, para que nos períodos de inverno intenso o povo do norte possa se juntar em um único local e sobreviver unidos, compartilhando as colheitas de forma igualitária; foi a parti dessa decisão que nasceu o lema da casa Stark:

 “O Inverno Esta Chegando”

Sendo a única casa em Westeros que possui um “AVISO DE ALERTA” como lema; posteriormente o lobo gigante passou a ser pintado em suas bandeiras; não se sabe ao certo o porquê da escolha do animal como símbolo; alguns dizem que é devido à família de Brandon ter vivido entre eles no inicio da “Era da Alvorada”, outros alegam que seja devido à união que a “Alcateia” simboliza principalmente em tempos difíceis, o que talvez o tenha inspirado durante a “Era dos Heróis” pela união que os povos da região desenvolveram.

É menos lembrado ainda, que nessa época a Casa Stark era apenas uma vassala dos Reis das Terras Acidentadas; no entanto, após a “Longa Noite” foi os Starks que uniram os povos e juntos fizeram algo para proteger o continente, enquanto os “Reis das Terras Acidentadas” permaneciam seguros em seus “Fortes”; e como já sabemos “O Norte se Lembra” e essa atitude não foi jamais esquecida pelo povo.

CURIOSIDADE 3: região das Terras Acidentadas, conhecida por suas planícies montanhosas é onde se diz estarem os túmulos de muitos dos primeiros homens estrangeiros no continente; hoje nos acontecimento do enredo de Got, essa região tem a chamada “Vila Acidentada” e é caminho obrigatória a quem deseja chegar a Winterfeel; na série quando o Rei Robert Baratheon estava retornando a Porto Real com Ned e Cia, eles fazem uma parada em um região aberta e plana, lá Ned e ele e conversam em uma tenda… lá é onde fica as Terras acidentadas.

Agrega também a “Brandon O Construtor” a fortaleza de “Ponta Tempestade”; na verdade tudo que é grande, belo e de construção complexa é agregado a ele, mas nada confirma com certeza os fatos.

Anos mais tarde as casas de menor poderio clamam por liberdade da opressiva mão dos então “Reis das Terras Acidentadas”, fermentando assim, a chamada “Guerra dos Mil Anos”; os Starks foram ganhando batalha após batalha e agregando vassalos a seu comando, tornaram-se assim, os “Senhores do Inverno”.

Em meio a tantos confrontos o então chefe da casa, Lord “Jon Stark”, conseguiu na região mais ao Sul, não através da força, mas da diplomacia, a submissão dos últimos “Reis das Terras Acidentadas”; em seguida construiu uma fortaleza em “Toca do Lobo” para defender e manter para si a foz de “Faca Branca”, protegendo a região de possíveis invasões por mar; a cidade foi criando vida aos poucos e cresceu ao redor da fortaleza; depois de algums anos a cidade foi concedida a Casa Manderly.

CURIOSIDADE 4: A Casa Manderly teve sua origem na região do Vale, porem, a Casa Gardeney os perseguia constantemente, decidiram fugir para o norte, onde foram aceitos pelo agora aclamado rei Jon Stark tornando-se uma de suas casas vassalas; Jon Stark concedeu uma pequena porção de terra para viverem; com o passar dos anos eles foram ganhando o respeito e admiração dos “Reis do Inverno” e lhes foi concedido a fortaleza existente na cidade “Foca Branca” que fica em Porto Branco. Hoje os Manderlys são considerados a casa nortenha mais prospera e rica, devido ao forte comércio de mercadorias estrangeiras; são os únicos do Norte que tem a “Fé dos Sete” como religiões oficial. *Possivelmente veremos sua cidade na próxima e última temporada da série, pois como sabemos, Jon Snow e Daenerys Targaryen estão se encaminhado para Porto Branco via navios.

Os Stars conquistaram perante o povo o titulo de “Reis do Inverno”, porem, ainda existiam casas de maior relevância que não os aceitavam como seus líderes.

O Rei Richard foi o responsável pela vitoria sobre os chamados “Cranogmanos”; homens pequenos, porem ágeis e ferozes, popularmente conhecidos como “homens da lama” ou “demônios do pântano”; em seguida se casou com a filha do ultimo rei da região e concedeu os pântanos a Casa Reed, trazendo o Gargalo para o reino de Winterfell.

CURIOSIDADE 5: não se sabe ao certo de onde se originou a família Reed e muitos acreditam que sua ramificação histórica venha de uma possível mistura entre os primeiros homens e os filhos da floresta; mas afirmo que isso são apenas especulações, nada de concreto consta na obra de Martin. Essa região é a segunda melhor proteção (*depois da muralha é claro) que o norte possui: um triângulo de impenetráveis pântanos, região estreita e de terreno difícil, tornando-se uma barreira natural. A Casa Reed é uma das mais misteriosas do enredo, não tendo muitas informações disponíveis nem nos livros, muito menos na série.

Depois desta conquista, muitas outras casas se curvaram e passaram a ser vassalas da Casa Stark, no entanto, aquelas que não se rendiam, acabaram extintas por completo, como por exemplo: Towers, Greenwood, Ambers e Frosts; algumas como Umbers e Glovers, prevendo a sua extinção, se ajoelharam e se tornaram vassalos tardios.

única casa remanescente em rebelião por muitos e muitos anos foi a Casa Bolton; conhecidos como os “Reis Vermelhos”, comandavam seu povo com profunda brutalidade e tinham como castelo o chamado “Forte do Pavor”.

CURIOSIDADE 6: é comum dizerem que os Boltons, durante anos de resistência, esfolaram vários ancestrais Starks; dizem que era visível as peles dos guerreiros capturados serem usadas como adornos decorativos ao redor do Forte do Pavor; existem lendas que afirmam que alguns lordes Boltons utilizavam peles de Starks como casacos durante os invernos mais intensos.

Após vencer mais uma dessas rebeliões contra os Boltons, um irmão mais novo do então rei, o jovem Karlon Stark construiu a fortaleza de Karhold, fundando assim uma ramificação da casa Stark: os Karstark; considerada umas das mais importantes do norte depois dos Starks; fazendo das muitas terras que pertenciam aos Boltons, agora suas; contudo, decidiu perdoar a família Bolton e suas rebeliões e deram uma segunda chance para que viverem em paz; e assim por muitas centenas de anos os Boltons foram leais aos Starks, aceitando suas leis, embora, segundo rumores, sempre tenham planejado voltar ao poder. (*como vimos nos livros e série, planos esses que sim estavam em andamento, aguardando a oportunidade e o momento certo para acontecerem resultando na tragédia do “Casamento Vermelho”).

Sem duvida nesse período longo de constantes disputas territoriais foi à maior ameaça ao domínio Stark por um longo tempo, porem com a chegada dos Andâlos, por volta de três mil anos antes do enredo atual.

Os Andâlos conquistaram a região sulista por completo e também desejavam eventualmente invadir o Norte; nesse período o então Rei Theon Stark uniu o norte como só tinham se visto na época da “Longa Noite”, podem-se citar como eventos mais importantes os ataques: a Foca Branca, onde os Manderlys os impediram pelo mar; por terra, os Reeds defenderam o Gargalo em batalha jamais vista na época, logo depois, o rei Theon matou o líder Ândalo Argos “Setestrelas” na famosa “Batalha das Águas Chorosas”; como retaliação ao ataque Ândâlo e para inibir possíveis novas tentativas de invasão, o Rei Theon Stark, partiu com sua frota e cruzou o mar estreito e saquearam as terras ândalas.

CURIOSIDADE 7: o navio principal da frota nortenha tinha o cadáver de “Argos” amarrado à proa, com isso, o rei tinha a intenção de causas pânico assim que fosse avistado #credo; após sua vitoria ele trouxe centenas de cabeças de seus inimigos ândalos e as espetou em estacas ao longo da costa marítima, mandando assim, um aviso para aqueles que ainda duvidavam de seu domínio sobre o norte.

Anos mais tarde, antes da “Conquista Targaryen”, após uma revolta Greyjoy, o Rei Rodrik Stark retomou a Ilha dos Ursos e a entregou para os Mormonts.

CURIOSIDADE 8: a Casa Mormont é uma casa relativamente pobre, como a ilha fica afastada e não têm muitos recursos, seu castelo é construído com grandes troncos; em seu portão principal está gravada uma figura de uma mulher vestida com pele de urso, como uma criança num de seus braços sugando seu leite e com um machado de batalha na outra mão, o que deixa claro que ali não existem mulheres frágeis “todos lutam, todos caçam, todos são Ursos” *imaginem uma voz bem bruta gritando isso ai kkk; é importante saber que as mulheres da Casa Mormont aprenderam a defender-se dos homens das Ilhas de Ferro e dos selvagens, pois a ilha onde vivem é um local que recebeu muitas investidas, fazendo as mulheres, ao contrario de outras casas do continente, lutarem lado a lado de seus esposos e filhos. *A CASA MORMONT É CONSIDERADA A CASA VASSALA MAIS FIEL AOS STARKS*

Rei Brandon “O Construtor Naval”, tinha grande interesse em ampliar territórios através do mar, ergueu uma frota e partiu para o “Mar do Poente” *é um mar ao oeste de Westeros e faz fronteira com a região da Campina, as Terras Ocidentais, o Norte, as Ilhas de Ferro e as Terras Fluviais*, mas acabou sumindo para nunca mais ser visto. Seu filho, Brandon “O Incendiário”, queimou a própria frota em agonia pela morte do pai e decidiu nunca mais buscar territórios em mar aberto novamente; depois disso os nortenhos nunca mais seguiram além mar.

Anos mais tarde o último Stark considerado Rei do Norte foi Torrhen conhecido como “O Rei que se Ajoelhou”.

Ele se submeteu a Aegon Targaryen, no final da “Guerra da Conquista”, cerca de menos de 300 anos do enredo atual.

Muitos vassalos não queriam que isso acontecesse e tentaram convencer o então Rei do Norte de que eles junto poderiam sim, vencer os Targaryens; o Norte era o único território dos “Sete Reinos” que ainda se mantinham firmes contra a conquista; porem, Torrhen ao marchar ate o Tridente e se deparar com as noticias do que ocorreu aos lordes do sul no chamado “Campo de Fogo” recuou.

CURIOSIDADE 9: “Campo de Fogo” foi a batalha que ocorreu no território da Campina entre a “Trindade Targaryens” e as casas aliadas: Lannister e Gardener; ocorreu nas imediações de uma grande plantação seca; essa foi à única vez que os três irmãos Targaryen: Aegon, Visenya e Rhaenys voaram ao mesmo tempo; os três gigantescos dragões atearam fogo em tudo a seu alcance e causaram mais de quatro mil mortes a resistência; outros mil ocorreram através de combate corpo a corpo e mais de dez mil feridos; a rendição Lannister foi inevitável e a casa Gardener foi extinta, dando lugar aos Tyrrel como novos protetores da Campina. *A Casa Tyrrel era vassala da Casa Gardener, e mesmo seu líder se recusando a dobrar os joelhos aos Targaryens, os Tyrrel decidiram se juntar e lutar a favor daqueles que possuíam dragões.

O ocorrido ao Castelo de Harrenhal, também influenciou na decisão do Rei Torrhen.

CURIOSIDADE 10: o castelo é localizado nas terras fluviais, sendo considerado na época o maior castelo dos “Sete Reinos”; o então Rei Harren o construiu e se vangloriava dizendo que nunca ninguém poderia conquistá-lo; porem os dragões não foram impedidos pelas amuralhas e assaram Harren vivo na mais alta das torres, agora conhecida como a “Pira do Rei”; hoje o castelo se mantém em pé como um memorial a estupidez e arrogância de um rei; dizem que é mal assombrado, e mesmo carbonizado e derretido, ainda é possível se viver lá. *o castelo foi utilizado como base, como vimos na série, por Tywin Lannister, durante seus confrontos contra o exercito de Robb Stark.

Imaginem-se no lugar do Rei Torrhen Stark, com todos os vassalos convocados *pais e filhos que estavam ali para morrer pelo Norte*, vendo-se diante de três Dragões monstruosamente grandes sobrevoarem sua cabeça e sabendo o que aconteceu a essas duas grandes batalhas… Na minha humilde opinião o/ foi muito sensato da parte dele se ajoelhar, não foi um ato de covardia, mas sim de amor o seu povo que com certeza padeceria em fogo, afinal uma batalha contra os Targaryen devastaria o norte.

Diante de sua atitude de entregar a coroa a seus pés, Aegon imediatamente o consagrou “Protetor do Norte” e nenhuma espada nortenha foi anexada à forja do “Trono de Ferro” e desde então o norte, de fato, permaneceu como parte dos “Sete Reinos” sempre tendo um Starks como seu protetor.

Muitas casas vassalas ate hoje usam esse fato para denegrir a imagens da Casa Stark, alegando que esse ato fez a região nortenha perder poder; porem, após a conquista Targaryen, o Norte teve uma real chance de se desenvolver e se tornou um grande poder militar nos 300 anos seguintes.

CURIOSIDADE 11: dizem que a coroa dos Reis do Norte se perdeu dezenas de anos atrás, porem, quando Robb Stark foi coroado “Rei do Inverno” por seu povo, os nortenhos forjaram uma nova coroa muito similar a original; sem jóias ou ouro e sim feita apenas de Aço Velho, forte e simples como todo nortenho tem que ser.

Após o período de conquista de Aegon Targaryen e suas irmãs, o continente viveu um período de paz, seguido de uma grande treta Targaryen chamada de “A Dança dos Dragões” e por ser uma época bem complicada ficará para um próximo post…

bjos seus lindos o/ fui!

Aproveite e confira o último vídeo do nosso canal:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

GAME OF THRONES | Casa Targaryen: Perfil de Aerys II – O Rei Louco!

PORQUE O PAI DE DAENERYS ENLOUQUECEU??? Hoje daremos andamento aos perfis dos personagens do passado recente de Daenerys Targaryen, agora é a vez de seu pai Aerys II; Aerys era filho do príncipes Jaehaerys e da princesa Shaera * irmãos e filhos do Rei Aegon V, que na...

GAME OF THRNOES | Dorne e a resistência contra Aegon: O Conquistador!

RESISTÊNCIA DO POVO DORNES! Aproximadamente a trezentos anos do enredo atual ocorreu a primeira e real ameaça à regência Nymerios Martel, que ficou conhecida não somente para o povo Dornes, mas também para todo o continente como a “Guerra da Conquista”, invasão essa...

Compartilhe:

Quem escreveu?

Marcela Simões

Devoradora de livros, Hq’s, mangás, filmes, séries, animes - enfim, tudo que envolva fantasia me atrai, mas não me limito a esse tipo de enredo; bem eclética, amo quando mergulho em algum tema e só o abandono depois de ter conseguido toda e qualquer informação possível. Puxar assunto? Fale de Game of Thrones ou Harry Potter que o papo vai longe!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Inscreva-se na newsletter do Coxinha!

Por favor, cheque seu email para confirmar a inscrição!