Google e Facebook prometem banir de vez notícias falsas!

Google e Facebook prometem banir de vez notícias falsas!

Você já ouviu a expressão hoax? É uma palavra em inglês que significa uma farsa, uma maneira de enganar as pessoas. Com o crescimento da internet os hoaxes se tornaram um dos maiores males da atualidade. Mas parece que as gigantes Google e Facebook estão trabalhando para acabar de vez com isso.

O estopim para a atitude das companhias foi a disseminação de inúmeras notícias mentirosas sobre os candidatos à presidência dos Estados Unidos deste ano. Muitas dessas farsas ganharam proporções enormes e foram reproduzidas por canais grandes de notícias, o que costuma acontecer com hoaxes bem elaborados.

Como isso pode ter atrapalhado a decisão de muitos cidadãos americanos, a pressão para o Facebook tomar uma atitude foi grande, com Zuckerberg chegando a se defender dizendo que “apenas 1% das notícias são hoaxes“. Mas vendo que seria uma decisão boa para os dois lados, o empresário prometeu trabalhar nisso e ganhou o apoio da Google.

A Google já apresentou qual vai ser sua principal arma nessa luta: limitar os anúncios de sua plataforma apenas para sites que são confiáveis na veracidade de suas notícias. Ela afirma que não irá permitir anúncios “em páginas que deturpam, distorcem ou escondem informações sobre o editor, o conteúdo ou o objetivo principal“.

Já o Facebook disse que irá atualizar suas políticas de publicação. A empresa também prometeu excluir as histórias falsas do feed de seus usuários, mas não se sabe ainda como isso vai ocorrer. Ainda é esperado que páginas de informações falsas sejam proibidas de promover seus posts por meio de pagamento à rede social.

Não foram anunciadas datas para as mudanças entrarem em vigor ou se vão funcionar para todo o globo. Mas é interessante ver que estão tentando tomar uma atitude, mesmo que tenha sido após uma certa pressão dos usuários.

O que você acha das novas políticas? Ajuda a melhorar a informação que chega aos usuários ou pode ser considerado uma forma de censura? Não deixe de comentar aqui em baixo e em todas as nossas redes sociais: é tudo COXINHANERD!

Leia mais sobre Google, Facebook e Tecnologia

Murilo Pessanha
por

Murilo Pessanha

Falo bastante sobre dois assuntos que são minhas paixões: tecnologia e games, contribuindo com notícias, análises e opiniões. Sou fã da Apple, mas entendo todos os problemas da empresa e não deixo que isso ofusque o brilho de lançamentos de todas as outras. Minha paixão é tecnologia como um todo, qualquer novidade já me deixa ansioso!

Recomendamos para você