Gonzaga: De pai para filho!

-por , em 15/01 -
Gonzaga: De pai para filho!

Não entendi muito bem a repercussão do filme sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, até mesmo porque nem assisti. Mas muita gente comentou negativamente sobre o longa, disseram que o ator escolhido não era bom, que a história ficou meio perdida e sem pé nem cabeça. Não achei uma crítica positiva sobre o assunto, o que é uma pena, pois trata-se de um dos maiores poetas brasileiros, mas enfim…

 

Acho que para reaver tudo de negativo que rolou sobre o filme, a Globo está estreando esta noite uma minissérie em quatro capítulos chamada Gonzaga: De pai para filho. Não é exatamente o que passou nos cinemas, esta é uma versão estendida do que as pessoas pagaram para ver. A história narra a relação de Luiz Gonzaga com seu filho Gonzaguinha, tendo como pano de fundo a trajetória profissional do rei do baião.

 

Com roteiro de Patrícia Andrade e direção de Breno Silveira, a minissérie tem início quando pai e filho se reencontram. Tentando uma aproximação com o filho, Gonzagão (Adélio Lima), começa a relatar para Gonzaguinha (Julio Andrade) diversas passagens marcantes de sua vida profissional e pessoal.

 

A minissérie utiliza cenas de flashbacks que mostram seu relacionamento com Nazinha, a primeira paixão do cantor. O romance foi proibido pelo pai da moça, o coronel Raimundo. O tempo passa e Gonzagão, agora interpretado por Land Vieira, se alista no exército. Oito anos depois, ele vai para o Rio de Janeiro, onde conhece a dançarina Odaléia Guedes, com quem, mais tarde, inicia um relacionamento. Apresentando-se em bailes, festas e programas de rádio, Gonzagão toca o fado pelo baião, com o qual começa a se estabelecer profissionalmente.

 

Ao longo da minissérie a história mostra como a carreira de Gonzagão o afastou de seu filho, o qual tenta uma reaproximação com o pai quando ainda é adolescente. Nesta fase, Gonzaguinha é interpretado por Giancarlo Di Tommaso. No elendo estão Silvia Buarque, Luciano Quirino, Ana Roberta Gualda, Olíva Araújo, Zezé Motta, João Miguel, Claudio Jaborandy, Syria Coentro, Alison Santos, dentre outros. Produzida pela rede Globo em parceria com a Conspiração Filmes, a minissérie faz parte do núcleo de Guel Arraes.

 

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você