GAME OF THRONES | Veja mais sobre a história da Casa Greyjoy!

A REBELIÃO CONTRA A COROA E SUA DERROTA PARA OS WESTEROSIS.

Dando andamento ao texto anterior, link:

GAME OF THRONES | O reino das águas salgadas: As Ilhas de Ferro!

Após a queda de Harenhal o governo Targaryen deu autorização para que as “Ilhas de Ferro” retornar a tradição da assembléia para a escolha de seu lorde protetor.

Essa assembléia demorou cerca de dois anos ate ser concluída e só foi finalizada porque Aegon I, cansado da indecisão local, resolveu ele mesmo impor um desfecho para o impasse: escolhendo a Casa Greyjoy como lordes protetores das ilhas. *isso ocorreu porque a linhagem Greyjoy tem ligação de sangue com o “Rei Cinzento”: primeiro rei de fato das ilhas há milhares de anos atrás.

Vickon da Casa Greyjoy foi determinado como lorde protetor e manteve-se como governando diretamente de sua fortaleza na “Ilha de Pyke” e abriu algumas concessões para que seu povo vivesse em paz com o novo rei do continente: Aegon I Targaryen.

 

 

A Casa Greyjoy tem por características físicas: homens magros e fortes, de olhos claros acastanhados ou esverdeados; a pele é manchada e desgastada e os cabelos são: escuro e mau cuidado, muito devido à maresia da Ilha de Pyke.

Seus bastardos nascidos em qualquer uma das Ilhas recebem o sobrenome Pyke.

CURIOSIDADE 1: Dentre essas concessões esta o abandono do “Costume Antigo”: onde os nascidos do ferro não poderiam mais saquear as terras westerosis e nem capturar mulheres para mante-las como “Esposas de Sal”. *pedido esse vindo diretamente da rainha Rhaenys, pois ela achava uma ação agressiva demais para com as mulheres de Westeros, assim como, decretou que tal ação seria punível de morte caso retornasse a ocorrer, no entanto, os saques, pilhagens e estupros ocorridos em outras regiões como por exemplo: próximo a Essos, não seriam da conta dos novos rei e rainhas Targaryens.

A religião dos “Sete” também foi introduzida nas ilhas com a construção de alguns septos, no entanto, o povo não aceitou “os novos deuses” e em pouco tempo nenhum dos templos se manteve ativo, sofrendo saques e destruição.

Lorde Vickon não era nenhum pouco amado pelos seus vassalos o que tornou sua regência bem difícil e, não foi diferente com o seu filho Goren, que após a morte de Aegon I, teve inúmeras rebeliões internas para tirá-lo do poder. Porem, com muita habilidade, conteve todas, o que impressionou o novo Rei Aenys Targueryen, herdeiro de Aegon I, que permitiu que os septos da religião dos sete fossem de vez, retirados do território das ilhas de ferro, como símbolo de “boa fé” para o novo lorde governante das ilhas. *isso fez com que o povo nativo da região se acalmasse por muito tempo, claro, enquanto os Targaryens ainda dominavam Westeros.

Nesse período, as ilhas passaram a viver basicamente de pesca, deixando os saques para os nativos que ainda, não queriam abandonar o chamado “Costume Antigo”.

Na época da “Dança dos Dragões” período que a Casa Targaryen guerreou entre si, as Ilhas de Ferro ficaram a favor dos “Negros” e organizou saques e invasões na costa oeste de Westeros durante todo o conflito o que os enriqueceu fortemente.

*Após a guerra, o Rei Aegon III Targaryen ordenou que Lorde Dalton Greyjoy controlasse seu povo e parasse com suas atividades de pirataria no continente, o que Dalton recusou, o que levou a seu assassinato pela misteriosa mulher chamada Tess. *Ate hoje não se sabe se sua morte foi encomendada pelo Rei Targaryen ou não.

 

 

Anos depois já na época da “Rebeliao de Robert”, período que culminou na queda da família Targaryen, assim como uma nova regência por parte de Robert Baratheon, o povo das “Ilha de Ferro”, não se envolveu diretamente nos conflitos pois o Lorde Quellon Greyjoy era um homem bastante pacifico; ele teve três “Esposas de Pedra” ao longo de sua vida e nove filhos, dos quais apenas quatro se mantiveram vivos ate a idade adulta: BalonEuronVictarion e Aeron, todos filhos de sua segunda esposa Sunderly.

Lorde Quellon era muito inteligente e lutou contra corsários e traficantes de escravos no mar de verão quando mais jovem; comandou uma centena de navios durante a “Guerra das Nove Moedas”; os homens de ferro uma vez atacaram a frota de Lorde Farman nas terras ocidentais, pois Lorde Tytos Lannister era um lorde fraco em defender suas terras; depois de enriquecer Lorde Quellon tentaram integrar suas ilhas as demais terras de Westeros de forma pacifica: libertou escravos e proibiu saques e desencorajaram as “esposas de sal” e ele próprio não teve nenhuma, o que deixava seu próprios filhos e herdeiros muito desgostosos com o pai.

CURIOSIDADE 2: durante os eventos da “Rebeliao de Robert” a saúde de Quellon estava muito prejudicada e somente após a morte do príncipe Rhaegar Targaryen na chamada “Batalha do Tridente” que seus filhos o convenceram a se juntar aos rebeldes na guerra contra a Coroa Targaryen, para que assim pudessem ter sua parte nos espólios. Lorde Quellon liderou 50 navios de guerra em um ataque contra a Campina, mantendo boa parte da Frota de Ferro em casa para guardar suas ilhas da Casa Lannister. Quellon morreu no mar, durante a “Batalha do Vago”, perto das Ilhas Escudo. *importante ressaltar aqui que após sua morte, seus guerreiros ficaram desmotivados e não conseguiram muitas vitorias.

Com a morte de Lorde Quellon, o título de chefe da Casa Greyjoy e Senhor das Ilhas de Ferro passou para seu filho mais velho, Balon Greyjoy através de votação na “Assembléia dos Homens Livres”.

Lorde Balon Greyjoy desejava retornar ao “Costume Antigo” e conquistar novas terras weterosis, passou a renegar todas as novas diretrizes de seu pai falecido, sendo assim, após cinco anos no poder das ilhas ele organizou um rebelião contra a coroa Baratheon e se proclamou “Rei das Ilhas de Ferro”.

 

 

A rebelião começou muito bem, liderados por Euron Greyjouy com a armada dos Lannisters sendo queimada em “Lannisporto”, principal ponto de comercio do ocidente e protegido pela Casa Lannister, família da atual Rainha de Westeros: Cersei Lannister.  *fato esse que os “nascidos do ferro” se vangloriam ate hoje dentro do enredo das “Crônicas de Gelo e Fogo”, mas este foi o último sucesso que eles tiveram, pois em retaliação Rei Robert enviou seu irmão Stannis para conte-los.

A primeira grande derrota ocorreu em uma tentativa de ataque ao castelo costeiro de Guardamar: o primeiro filho e herdeiro de Lorde Balon, Rodrik, morreu na invasão malsucedida e, logo em seguida, Victarion, seu irmão e comandante da Frota de Ferro, foi derrotado na “Batalha da Ilha Bela”, enquanto seu outro irmão, Aeron, foi capturado. *Stannis sempre foi um homem muito astuto e fez uma armadilha para Victarion e posteriormente a isso, a derrota dos Greyjoy foi inevitável.

Com a Frota de Ferro praticamente destruída, o caminho estava aberto para que o Rei Robert I Baratheon liderasse seu exército no ataque final contra as Ilhas de Ferro.

Rei Robert e seu amigo Lorde Eddard Stark, cercaram a fortaleza de Pyke: a coroa Baratheon tinha uma vantagem de dez homens para um e o cerco foi feito sem maiores dificuldades.

Durante o ataque final a Pyke, o sacerdote vermelho Thoros de Myr, achou uma falha nas muralhas inimigas e com sua espada flamejante em mãos partiu para dentro dos limites de Pyke com Jorah Mormont, herdeiro da Ilha dos Ursos, como apoio. *também participaram diretamente desse conflito final Lorde Eddard Stark e o “Guarda Real” Sor Jaime Lannister, sendo suas participações importantíssimas para o fim da rebelião. *O segundo filho de Balon, Maron Greyjoy, morreu na luta em Pyke ao ser atingido na cabeça pela queda de uma torre.

Balon Greyjoy foi forçado a se render, no entanto, Rei Robert foi misericordioso e permitiu que ele mantivesse seu título de lorde protetor das Ilhas de Ferro, desde que seu último filho homem: Theon tornasse protegido da Casa Stark como refém, para garantir seu bom comportamento daquele dia em diante.

CURIOSIDADE 3: Theon tinha apenas oito anos na época. A vitória de Robert sobre os rebeldes consolidou sua posse do “Trono de Ferro”; Jorah Mormont foi consagrado “cavaleiro” diretamente pelo rei, devido a sua coragem em batalha, sendo-lhe concedidas algumas riquezas extras, assim como uma esposa de alta nobreza. *abordarei os fatos num perfil exclusivo de Jorah Mormont, afinal o personagem merece.

Derrotado, Balon teve que dobrar o joelho para o rei Robert e jurou novamente fidelidade ao “Trono de Ferro”, aceitando as novas regras impostas pela coroa, bem como o envio de seu único filho homem ainda vivo para ser criado sobre a tutela Stark. *Com Theon em Winterfell, Balon decide educar sua filha Asha como sua herdeira, passando a ensinar a menina a ser uma líder. *na série eles alteram o nome para Yara, devido à sonoridade similar de Asha a da personagem Osha.

Essa derrota isolou ainda mais as “Ilhas de Ferro” e aumentou o ressentimento dos nascidos do ferro contra os povos do resto do continente.

CURIOSIDADE 4: o irmão de Balon, Aeron Greyjoy, após alguns anos vivenciou uma experiência espiritual e passou a dedicar sua vida ao “Deus Afogado” passando a ser chamado de Aeron “Cabelo Molhado”. Hoje ele é o sacerdote mais respeitado nas ilhas.

 

 

É importante ressaltar, que os demais irmãos de Balon não se davam bem, tanto que Euron chegou a estuprar a “esposa de sal” do irmão Victarion, que acabou por engravidar do mesmo.

Esse ato foi considerado uma desonra e Victarion acabou por matar a jovem em um ato de fúria; como punição, Lorde Balon exilou o irmão Euron para os mares e o proibiu de pisar novamente em qualquer uma das “Ilhas de Ferro”. *Euron viu no exílio uma oportunidade para navegar por mares nunca navegados e partiu com seus leais para viver suas aventuras.

Theon Greyjoy cresceu como protegido em Winterfell por nove anos após a Rebelião Greyjoy e foi tratado como igual, recebendo os mesmo ensinamentos que os demais filhos de Lord Eddard Stark.

 

 

No próximo post entenderemos as diferenças dos enredos da série da HBO para com a trama elaborada para os Greyjoys nos livros… bjos O/ fui!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

ORANGE IS THE NEW BLACK | Última temporada ganha primeiro teaser!

  Orange is the New Black marcou o início de uma era monumental da televisão e, por seis temporadas inesquecíveis, trouxe histórias contemporâneas difíceis, relevantes e humanas. Em sua temporada final, as mulheres de Litchfield concluem que a prisão mudou suas...

BLACK MIRROR | Netflix divulga trailer para cada um dos episódios!

  O primeiro trailer de Black Mirror nos mostrou que teremos apenas 3 episódios nessa quinta temporada, mas não haviam sido mostrados muitos detalhes. Recentemente a Netflix divulgou trailers separados para cada um dos episódios, dando  um pouco mais de detalhes....

Compartilhe:

Quem escreveu?

Marcela Simões

Devoradora de livros, Hq’s, mangás, filmes, séries, animes - enfim, tudo que envolva fantasia me atrai, mas não me limito a esse tipo de enredo; bem eclética, amo quando mergulho em algum tema e só o abandono depois de ter conseguido toda e qualquer informação possível. Puxar assunto? Fale de Game of Thrones ou Harry Potter que o papo vai longe!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Receba todas as notícias do mundo nerd em primeira mão!

Inscreva-se na newsletter do Coxinha!

Por favor, cheque seu email para confirmar a inscrição!